quinta-feira, 30 de abril de 2009

Remédios disponíveis para tratamento

Remédios antivirais para gripe sazonal estão disponíveis em alguns países, e previnem e tratam a doença de maneira efetiva. Existem duas classes de medicamentos como esses: os adamantanes (amantadine e remantadine) e os inibidores da neuraminidase da gripe (oseltamivir e zanamivir).
Na maioria dos casos anteriormente reportados de gripe suína, os pacientes se recuperaram plenamente da doença sem requerer atenção médica e sem medicamentos antivirais.
Alguns vírus de gripe desenvolvem resistência a medicamentos antivírus, o que limite a eficácia da profilaxia química e do tratamento. Vírus obtidos de recentes casos humanos de gripe suína nos Estados Unidos se provaram sensíveis ao oseltamivir e ao zanamivir, mas resistentes ao amantadine e remantadine.
Não existem informações suficientes para fazer recomendações quanto ao uso de antivirais na prevenção e tratamento de infecções por gripe suína. Os clínicos precisam tomar decisões com base em avaliações clínicas e epidemiológicas, e no custo/benefício da profilaxia/tratamento do paciente.
No que tange ao atual surto de infecção por gripe suína no México e Estados Unidos, as autoridades nacionais e locais estão recomendando o uso de oseltamivir ou zanamivir para tratamento e prevenção da doença, com base no perfil de suscetibilidade do vírus.
Cuide-se!

Existe uma vacina para gripe A

Não.

Os vírus da gripe mudam com grande rapidez e a equivalência precisa entre a vacina e os vírus em circulação é muito importante para oferecer imunidade protetora adequada às pessoas vacinadas. É por isso que a OMS precisa selecionar vírus para vacinas duas vezes ao ano, como forma de proteção contra a gripe sazonal ,uma no inverno do hemisfério norte e outra no inverno do hemisfério sul.
As atuais vacinas contra a gripe sazonal produzidas com base em recomendação da OMS não contêm vírus de gripe suína. Não se sabe se as vacinas sazonais podem oferecer proteção cruzada contra infecção por vírus de gripe suína nos Estados Unidos e no México. A OMS está trabalhando em estreito contato com suas instituições parceiras para desenvolver novas recomendações sobre o uso da vacina contra a gripe sazonal na prevenção da infecção por gripe suína. Esta seção será atualizada à medida que surgirem novas informações.



Cuide-se !

Há risco de pandemia da gripe A

Há risco de uma pandemia?

É provável que a maioria das pessoas, especialmente aquelas que não têm contato regular com porcos, não sejam imunes aos vírus da gripe suína que poderiam prevenir uma infecção viral. Caso o vírus suíno venha a estabelecer um percurso de transmissão eficiente de humano a humano, poderia causar uma pandemia de gripe.
O impacto de uma pandemia causada por vírus como esse é difícil de prever: depende da virulência do vírus, da imunidade existente entre as pessoas, da proteção cruzada por meio de anticorpos adquiridos com as infecções sazonais de gripe, e de fatores de hospedagem. Os vírus da gripe suína podem gerar um vírus híbrido, pela combinação com o vírus da gripe humana, e isso também poderia causar uma pandemia.

Cuide-se

Gripe suína----Gripe A

È aconselhável consumir carnes de porco e derivados?

Sim. Não existem indicações de que a gripe suína seja transmissível a pessoas que consumam carne de porco devidamente manuseada e preparada, ou outros derivados de carne de porco. O vírus da gripe suína é morto pelas temperaturas normais de cozimento, da ordem de 70 graus, que correspondem à orientação normal quanto ao preparo de carnes, de porco ou outras.

Cuide-se !

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Possíveis formas de contato da gripe suína

O que devo fazer se estou em contato regular com porcos?
Ainda que não existam claras indicações de que os casos humanos atuais de infecção por gripe suína estejam relacionados a eventos de doenças assemelhadas à gripe em porcos, seria aconselhável minimizar o contato com porcos doentes e reportar esses animais às autoridades de saúde relevantes.
A maior parte das pessoas é infectada por meio de contato prolongado e próximo com porcos infectados. Boas práticas higiênicas são essenciais em todos os contatos com animais e especialmente importantes durante o abate e manuseio pós-abate, a fim de impedir exposição a agentes patológicos. Animais doentes ou animais que morreram de doenças não devem ser submetidos a procedimentos de abate. As recomendações das autoridades nacionais de saúde devem ser seguidas.
Não há prova de que a gripe suína seja transmissível a pessoas que comam carne de porco e outros derivados porcinos devidamente manuseados e preparados. O vírus da gripe suína é morto por temperaturas de cozimento da ordem de 70 graus, que correspondem aos métodos normais de cozinhar carnes, de porco e outras.

Como posso me proteger contra infecção por gripe suína devido a contato com pessoas contaminadas?No passado, as infecções humanas por gripe suína eram em geral amenas, mas se sabe que elas já causaram diversas doenças, como a pneumonia. Para os atuais surtos nos Estados Unidos e México, porém, o quadro clínico se provou diferente. Nenhum dos casos confirmados nos Estados Unidos sofria da forma severa da doença e os pacientes se recuperaram dela sem recorrer a cuidados médicos. No México, alguns pacientes supostamente sofrem da variedade severa da doença.

Para se proteger, siga as práticas preventivas normais contra a gripe:
Evite contato próximo com pessoas que pareçam doentes, com febre e tosse. Lave as mãos com água e sabão, frequente e cuidadosamente.
Pratique hábitos de boa saúde, entre os quais dormir devidamente, comer alimentos nutritivos e se manter ativo fisicamente.

cuide-se !

terça-feira, 28 de abril de 2009

Implicações da gripe suína nos humanos

Quais são suas implicações para a saúde humana?

Surtos e infecção esporádica de seres humanos por gripe suína foram reportados ocasionalmente. Em geral, os sintomas clínicos são semelhantes aos da gripe sazonal, mas as formas de apresentação clinicamente reportadas variam amplamente, de infecções assintomáticas a severa pneumonia que pode resultar em morte.
Já que a apresentação clínica típica da infecção por gripe suína em seres humanos se assemelha à gripe sazonal e a outras infecções agudas do aparelho respiratório superior, a maior parte dos casos foram detectados por acaso, por meio de sistemas de vigilância contra a gripe sazonal. Casos amenos ou assintomáticos podem ter escapado a detecção, e portanto não se conhece ao certo a dimensão que essa doença atinge entre os pacientes humanos.

O que é gripe suína?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira um documento em que explica com detalhes o que, quais os sintomas e como se previnir contra a gripe suína, doença que teria sido identificada pela primeira vez no México. Tire duas dúvidas:


O que é gripe suína?

A gripe suína ou gripe porcina é uma doença respiratória altamente contagiosa e aguda que aflige os porcos, causada por um entre os diversos vírus suínos de Influenza Tipo A. A incidência tende a ser elevada e a mortalidade baixa (entre 1% e 4%). O vírus é difundido entre os porcos por aerossóis e contato direto e indireto, e existem porcos portadores assintomáticos. Os surtos entre os porcos acontecem ao longo de todo o ano, com incidência ampliada no verão e inverno, nas zonas temperadas. Muitos países vacinam as populações de porcos rotineiramente contra a gripe suína.
Os vírus da gripe suína são mais comumente do subtipo H1N1, mas outros subtipos também estão em circulação na população de porcos (entre os quais o H1N2, H3N1, H3N2). Os porcos também podem ser infectados por vírus da gripe aviária e vírus da gripe sazonal humana, além dos vírus de gripe suína. O vírus suíno H3N2, ao que se acredita, foi originalmente introduzido nas populações porcinas pelo contato com os seres humanos.
Os porcos ocasionalmente podem estar infectados com mais de um vírus ao mesmo tempo, o que acarreta a possibilidade de que os genes desses diferentes vírus se misturem. Isso poderia resultar em um vírus de gripe que contenha genes originários de diversas fontes, o que é definido como um vírus "recombinante". Ainda que os vírus da gripe suína normalmente sejam específicos da espécie e apenas infectem porcos, ocasionalmente cruzam a barreira entre espécies e podem causar a doença a seres humanos.



Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

Gripe e resfriado

por Artur Louback Lopes

A diferença principal é que a gripe pode matar e o resfriado, no máximo, pode te deixar meio caidão. A sabedoria popular costuma dizer que a gripe é um estágio avançado do resfriado, mas isso é um tremendo engano.
Gripe e resfriado são infecções distintas, causadas por tipos de vírus bem diferentes: a gripe é causada por um tipo específico de vírus (o influenza), enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus.
Os sintomas iniciais são bem parecidos - nariz entupido e dores no corpo, principalmente -, mas a gripe logo se diferencia: além de produzir dores mais intensas, gera náuseas, febre, congestionamento das vias respiratórias e comprometimento do sistema imunológico, o que pode abrir espaço para problemas mais graves, como a pneumonia. O resfriado, pelo contrário, não costuma ir além de dores leves, tosse, espirros e coriza no nariz. Muitas vezes, inclusive, resfriado é confundido com crise de rinite alérgica. "Ninguém perde uma festa ou um dia de trabalho por causa de um resfriado. Se você tiver que ficar de cama, é gripe!", diz o pneumologista Clystenes Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Não há um exame que consiga detectar se você está gripado ou resfriado, mas, depois de 24 horas, os sintomas já deixam claro a gravidade do problema. Nos dois casos, repouso é uma ótima dica, tanto para evitar que a infecção fique mais forte, quanto para poupar seus colegas, já que tanto gripe quanto resfriado são transmitidos pelo ar e pelo contato.

Cuide-se !
Com carinho,
Bronye

Gripe e pneumonia

È bastante comum que pessoas com febre alta,tosse e dor no corpo todo acreditam que seu caso é apenas uma gripe.
Mas pode ser grave.Isto porque muitos casos de pneumonia não tem sintomas específicos e costumam ser parecidos com uma gripe comum,pelo menos até o terceiro dia.
Um diagnóstico tardio dificulta a melhora e pode representar risco à sua saúde.
A pneumonia é caracterizada pela infecção no pulmão e pode ser causada por diferentes agentes,sobretudo bactérias(pneumococo).
Os mais atingidos pela pneumonia são as crianças,porque costumam ficar bastante tempo em ambientes com aglomerações,como escolas.
Os idosos são outro "público alvo" da doença,por que seu sistema imunológico ,mais frágil,facilita seu desenvolvimento.
Mas outros grupos também são acometidos pela doença e não devem se considerar imunes.
Fatores com diabetes e cigarro,que facilitam o desenvolvimento ,pois afetam o sistema imunológico.Há vacina para pneumonia,mas só indicada a pacientes em contato com doentes ou em casos específicos.


Apesar das semelhanças ,a gripe e pneumonia,as diferenças são muitas.Segundo o pneumologista Sérgio Ricardo dos Santos,a gripe costuma durar entre cinco a sete dias e deve ser tratada com bastante hidratação e uma alimentação saudável,podem usar remédios assintomáticos.Já a pneumonia leva de sete a dez dias para desaparecer,caso diagnosticada no início,e é tratada com antibióticos.O contágio ,em ambas,é mais comum em locais fechados, e por isso ,no inverno,sistema de ar condicionado contribuem para o início das doenças.
Dores no corpo,e febres(somente os dois sintomas) não são motivo para paciente descartar hipótese da doença e buscar especialista.Fique atento.

Cuide-se !
Com carinho,
Bronye

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Diabetes

A diabetes é uma doença grave que aumenta suas chances de ter problemas cardíacos,claro se não tratada adequadamente.Para descobrir se é uma pessoa diabética,faça check-ups regularmente,principalmente se há diabéticos em sua família;se tiver mais de 35 anos;ou se estiver com excesso de peso.

A diabetes não pode ser curada,porém uma combinação de medicação,diminuição de peso e exercícios(caminhada ,por exemplo),é possível controlá-la.



Cuide-se!

Com carinho,

Bronye

domingo, 26 de abril de 2009

Controle sua pressão arterial


A pressão alta não tem sintomas específicos.Ela é assintomática.Você pode estar se sentindo muito bem estar com a pressão tão alta que poderá ter um ataque cardíaco!

Faça controle de sua pressão arterial com o seu médico,ou nos postos de saúde,bem como na farmácia mais próxima


COMO BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL:

1-Mantenha seu peso reduzido.
2-Passe a manter uma dieta rica em potássio e cálcio ,e baixa em gorduras.
3-Diminua a quantidade de sal ingerida.
4-Não deixe de tomar medicamento receitado pelo seu médico,mesmo sentindo-se saudável.È medicamento de uso contínuo.Jamais pare de tomá-lo por sua conta própria.

PREFIRA alimentos com alto grau de potássio (ex:bananas ,mamão,batatas ...).Também aumente o nível de cálcio da sua dieta (queijos brancos com pouco sal,leite desnatado e iogurte).Mantenha baixo o nìvel de gordura ingerido,evite alimentos com alto nível de sódio(bacon,sopas e legumes enlatados,refrigerantes dietéticos e qualquer outro alimento salgado).


Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

sábado, 25 de abril de 2009

Você está estressado........


se.....

1-Mãos constantemente fechadas.
2-Fumar com frequencia.
3-Morder os lábios constantemente.
4-Chorar com facilidade.
5-Dormir demais ou padecer de insônia.
6-Desejo de fugir.

***********************
Mude sua perspectiva

1-Pergunte a si mesmo :qual é a pior coisa que poderia lhe acontecer?Prepare-se então para isso.Assim não se preocupará tanto.

2-Não se incomode por coisas que não pode mudar.

3-Não perca seu sentido de humor.As coisas poderiam ser bem piores.

*********************
Quatro sugestões para diminuir a tensão

1-Caminhe em passo acelerado.2o min de atividade aeróbica reduzirão seu estresse.
2-Ponha a tensão para fora.Expresse raiva ou decepção.Não é saudável guardar esses sentimentos dentro de si.
3-Distraia-se lendo um livro,ou assista a um filme.
4-Anda muito ocupado?Identifique suas prioridades e complete-as uma a uma.

Cuide-se!

Com carinho,

Bronye

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dicas para parar de fumar


1- Comece um programa de exercícios e seja perseverante.

2-Faça uma lista de motivos pelos quais quer parar e releia-a sempre que quiser acender um cigarro,ou assemelhados.

3-Evite fumantes e situações onde poderá ficar exposto ao cigarro.

4-Mantenha suas mãos sempre ocupadas-faça um programa de trabalhos manuais,aprenda a tocar um instrumento,tenha um hobby,tipo montar quebra-cabeças.


TENTE:

1- LEVAR O CIGARRO À BOCA MENOS VEZES.
2-MANTER DESBLOQUEADOS OS BURACOS DE VENTILAÇÃO DO FILTRO.
3-INALAR MENOS.
4-APAGAR O CIGARRO NA METADE-OS ÚLTIMOS TRAGOS SÃO OS MAIS NOCIVOS.


Cuide -se !

Com carinho,

Bronye

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pare de fumar

Quatro bons motivos para parar de fumar:


1-Estudos já provaram que cada cigarro fumado encurta a vida por 6 minutos.

2-Se você poupar R$4.50 por dia,em dez anos terá R$ 16.425,oo !!!!!!

3-Se parar de fumar agora,em dez anos terá pulmões normais novamente.

4- Como fumante, probabilidade de ter um ataque cardíaco é duplicamente maior do que no não- fumante.A probabilidade de morrer de um ataque cardíaco,é 5 vezes maior para um fumante.

Isso falando apenas ,em relação a problemas cardíacos.Mas existem uma série de doenças causadas pelo hábito de fumar,tanto para fumantes passivos ,como para ativos.

Você pode escolher.
Fumar é decisão pessoal,assim como também optar pela saúde.
Minha opção é pela saúde ,e a sua?

Cuide -se !

Com carinho,

Bronye

Poemas de Lao Tse ''Tao te King"





Poema # 12



As cinco cores cegam os olhos do homem.

As cinco notas o ensurdecem.

Os cinco sabores viciam seu paladar.

Correr e caçar o tornam rude.



Tesouros confundem o coração e dificultam o movimento.

Por isso,o homem de vocação prefere o ventre aos olhos.

Despreza os sentidos,prefere as entranhas.





Cuide-se !



com carinho,



Bronye

domingo, 19 de abril de 2009

Câncer tem cura? Bicarbonato de sódio !!!!!!

VOCÊ SABIA que o CÂNCER TEM CURA?

Por favor, leia essa BOMBA até o final.Você vai se surpreender!

Um médico italiano descobriu algo simples que considera a causa do câncer.
Inicialmente banido da comunidade médica italiana.Foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Câncer quando apresentou sua terapia.O médico observou que todo paciente de câncer tem aftas. Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos - Candida albicans.
Esse médico achou muito estranho que todos os tipos de câncer tivessem essa característica, ou seja, vários são os tipos de tumores mas têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente.Então, pode estar ocorrendo o contrário - pensou ele. A causa do câncer pode ser o fungo. E, para tratar esse fungo, usa-se o edicamento mais simples que a humanidade conhece: bicarbonato de sódio.Assim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonado de sódio, não apenas ingerível, mas metódicamente controlado sobre os tumores.Resultados surpreendentes começaram a acontecer. Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas.Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados e hoje comprovam com seus exames os resultados altamente positivos do tratamento.

Para quem se interessar mais pelo assunto, siga o link (em inglês): não deixem de ver o video, no link abaixo. O medico fala em italiano, mas tem legenda em portugûes.----->

http://www.curenaturalicancro.com/

Lá estão os métodos utilizados para aplicação do bicarbonado de sódio sobre os tumores. Quaisquer tumores podem ser curados com esse tratamento simples e barato.
Parece brincadeira, né?
Mas foi notícia nos EUA e nunca chegou por aqui.
Bem que o livro de homeopatia recomenda tratar tumores com borax, que é o remédio homeopático para aftas. Afinal, uma boa notícia em meio a tantas ruins.De novo, a pergunta que não quer calar: por que a grande imprensa não dá a menor cobertura a isso? Nem na TV, nem nas rádios, nem nos grandes jornais... Absolutamente nada. Quem os proíbe de noticiar?O médico teve que construir um site, para divulgar o seu trabalho de curar o câncer (ou, pelo menos, várias das suas formas), usando apenas solução de bicarbonato de sódio a 20%.
Imaginem! Bicarbonato de sódio, coisa que a gente encontra até no boteco da esquina.Neste endereço, o vídeo, onde o médico italiano mostra a evolução do tratamento até a completa cura em 4 casos:
http://www.cancer-fungus.com/sub-v1pt/su...

Neste, o site em Português.
Clicando-se nas bandeirinhas no alto dapágina, muda-se o idioma: http://www.cancerfungus.com/simoncini-ca...

Repasse essa matéria! Milhares estão pela hora da morte por causa dessa doença.


VAI ACABAR A FARRA DOS LUCROS DOS LABORATÓRIOS...


Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

sábado, 18 de abril de 2009

Coração saudável

GUIA VITTA SAUDÁVEL

Leia os fatos à seguir:

Faça exercícios regularmente
♥manter um programa contínuo aeróbico(20 min,de 3 a 4 /semana) é a melhor maneira de fortalecer seu coração e melhorar sua qualidade de vida em anos.O exercício diminui sua pulsação cardíaca quando está descansando.Isso significa que seu coração tem mais tempo para descansar.O exercício habitual também pode diminuir a pressão arterial.

Como evitar acidentes físicos praticando esportes
♥faça alongamentos antes e depois de se exercitar.
♥incremente lentamente o nível de esforço,especialmente se estiver fora de forma.
♥Se começar a sentir dores ou pressão no coração,ou do lado esquerdo do pescoço,braço ou ombro.PARE IMEDIATAMENTE DE FAZER EXERCÍCIO E CHAME O SEU MÉDICO(SE TIVER Á MÃO UMA ASPIRINA,COLOQUE EMBAIXO DA LÍNGUA).

Esportes que condicionam o coração.
♥correr,pular corda,remar,correr no mesmo lugar,bicicleta ergométrica =20 minutos somente,3 vezes por semana.
Ou experimente fazer esportes menos cansativos:Andar de bicicleta,tênis,natação,caminhar=30minutos,3 vezes por semana.

CONSULTE O SEU MÉDICO ANTES DE INICIAR QUALQUER PROGRAMA DE EXERCÍCIOS


Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Utilidade pública

UMA INFORMAÇÃO ÚTIL.

Basta digitar o nome do remédio desejado no site abaixo, e você terá também os genéricos e os similares de todas as marcas com os respectivos preços em todo o Território Nacional. Como tudo que é bom não é divulgado, peço-lhes que divulguem aos seus parentes e conhecidos. Façam bom uso.


http://www.consultaremedios.com.br/


Cuide-se !

Bronye

Conheça as carótidas


Entre os inúmeros vasos que distribuem o sangue pelo corpo estão as carótidas,artérias que têm a importante função de conduzir o sangue até o cérebro.
Cada individuo tem duas carótidas que vão do peito à cabeça,passando uma de cada lado do pescoço.
A obstrução das artérias ocorre pelo acúmulo de gordura no sangue e é chamada de aterosclerose.Com o tempo ,as placas de gordura(ateromas)vão impedindo a passagem do sangue.
A gordura dos alimentos,o cigarro e a falta de exercìcios são alguns dos fatores que geram o entupimento das carótidas.

Quando a artéria 'entupida" é a que leva o sangue ao coração ocorre o infarto;
se o sangue não chegar aos rins surge a insuficiência renal;a obstrução de artérias nas pernas gera gangrena e se as placas de gordura se alojarem nas carótidas acontece o Acidente Vascular
Cerebral(AVC),conhecido pelo popular derrame.

Fatores de risco

O modo de vida é fundamental,entre eles:tabagismo,hipertensão arterial,diabetes,colesterol,obesidade,ausência de atividade física regular,estresse,consumo elevado de álcool e uso de anticoncepcionais,entre outros.

Mude seu estilo de vida!!!!

Consulte um angiologista ou cirurgião vascular.

Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

Poemas de Lao Tse ''Tao te King"


Poema # 11

Trinta raios convergem ao cubo da roda.
È no espaço que há na origem deles
que está a eficiência da roda.

Molda-se o barro para fazer o vaso.
È oco o interno
que dá utilidade ao vaso.

Portas e janelas são talhadas para se fazer um quarto.
È no vazio
que reside a finalidade do quarto.

Valorizamos o ser,
mas sua utilidade está no não-ser.


Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

sábado, 11 de abril de 2009

Almoço de Páscoa

Entrada

Salada de grão-de-bico e cenoura

Culinária: Outros
Categoria: Entradas
Subcategorias: Saladas (frias e quentes)
Rendimento: 8 porções
Calorias: 106,00 kcal

1 xícara(s) (chá) de grão-de-bico
1 unidade(s) de cenoura em rodelas
1 talo(s) de salsão picado(s)
4 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)

Molho
1 unidade(s) de cebola picada(s)
4 colher(es) (sopa) de água
2 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
3 colher(es) (sopa) de vinagre branco
2 colher(es) (sopa) de mostarda
quanto baste de sal

Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. Cozinhe-o com a cenoura até ficarem macios. Escorra e reserve. Prepare o molho: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Em uma travessa, arrume o grão-de-bico no meio e as rodelas de cenoura em volta. Distribua por cima o salsão e a salsinha. Regue com o molho e sirva .

************************************************
Acompanhamento

Arroz com maçã e uva passas

Culinária: Culinária Popular
Categoria: Guarnições
Subcategorias: Amidos (arroz, farinhas, tubérculos)
Rendimento: 6 porções

3 xícara(s) (chá) de arroz
1 colher(es) (sopa) de azeite
1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)
1 dente(s) de alho amassado(s)
quanto baste de sal
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 unidade(s) de maçã em cubos pequenos
3 colher(es) (sopa) de uva passa sem semente(s)

Refogue o arroz no azeite, cebola, alho e sal. Depois de pronto, em uma panela, coloque a manteiga, o arroz, a maçã e as passas, refogue bem e sirva quente.

*************************************************
Carnes

Galinho de quintino ao funghi

Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Aves
Rendimento: 2 porções

Receita indicada por Pepita Rodriguez. Livro Pepita Rodriguez: A arte de cozinhar entre amigos. Editora Melhoramentos.

4 unidade(s) de coxa de frango
50 gr de funghi porcini
2 unidade(s) de cebola
1 lata(s) de creme de leite
1/2 xícara(s) (chá) de azeite
1/2 copo(s) de requeijão
1 colher(es) (sopa) de pimenta do reino em grao
2 dente(s) de alho1 copo(s) de vinho branco
quanto baste de sal

Coloque na frigideira o azeite e frite dourando o frango. Jogue depois a cebola, o alho, a pimenta amassada com a faca ou pilão, sal e deixe em fogo baixo para criar o molho e a cebola ficar adocicada. Acrescente o vinho branco e os cogumelos (deixados previamente na água para hidratá-los). Retire as coxas e desosse em pedaços grandes junte-as de novo ao molho e acrescente o creme deleite e o requeijão por ultimo. Servir com arroz.

*********************************************************

Sobremesas

Pavê com chocolate branco(microondas)

Culinária: França
Categoria: Doces
Subcategorias: Tortas doces
Rendimento: 8 porções

1 lata(s) de leite condensado
1/2 xícara(s) (chá) de amido de milho
3 lata(s) de leite
500 gr de chocolate branco
1 lata(s) de creme de leite sem soro
2 pacote(s) de biscoito champagne

Dissolva o amido de milho em duas latas de leite comum. Coloque em um refratário e acrescente o leite condensado. Leve ao microondas por 5 a 6 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos. Retire do microondas e acrescente 400 g de chocolate branco ralado. Mexa até derreter o chocolate e se incorporar ao creme. Acrescente o creme de leite. Reserve. Umedeça os biscoitos com o leite restante. Com a metade dos biscoitos forre o fundo de um refratário grande. Despeje metade do creme e faça nova camada de biscoitos. Espalhe o creme restante e decore com o chocolate ralado que sobrou. Leve à geladeira.

Matéria assinada por:Evelin Duarte

****************************************************


Torta de sorvete


Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Doces
Subcategorias: Tortas doces
Rendimento: 8 porções

1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de leite
1 lata(s) de creme de leite
3 unidade(s) de gema de ovo
18 colher(es) (sopa) de água
8 colher(es) (sopa) de achocolatado em pó
2 colher(es) (sopa) de açúcar
3 unidade(s) de clara de ovo

Balançar bem o creme de leite e deixá-lo na geladeira por mais ou menos 2 horas. Caramelizar com açúcar uma forma de buraco central (como se fosse para pudim). Levar ao fogo a água, o açúcar, o achocolatado e deixar ferver. Colocar no fundo da forma já caramelizada e levar ao congelador por 1 h. Creme: Levar ao fogo o leite condensado, o leite de vaca e as 3 gemas. Assim que ferver retirar do fogo e deixar esfriar (ficará mole mesmo). Bater as claras em neve e colocar 4 colheres de açúcar, uma a uma e bater mais um pouco. Misturar este suspiro ao creme já frio e colocar o creme de leite com soro. Misturar levemente e despejar na forma caramelizada e levar ao congelador. Na hora de servir passar uma faca em volta e virar no prato.

Fonte:Cyber cook


BOM APETITE !

FELIZ PÁSCOA!!!!

Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cardápios para semana santa

Sexta-feira Santa

Bacalhau à Mestre Gomes

Tipo de Culinária: Portugal
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Peixes e Frutos do Mar
Rendimento: 8 porções


1 1/2 kg de lombo de bacalhau dessalgado(s)
800 gr de batata cozida(s)
400 gr de vagem cozida(s)400 gr de brócolis cozido(s)
4 unidade(s) de ovo cozido em fatias
250 gr de azeitona preta
500 ml de azeite extra virgem
300 gr de cebola em pétalas

Coloque a cebola em água fervente por 30 segundos, retire, escorra e reserve. Cozinhe rapidamente os lombos de bacalhau (já dessalgados) em água fervente por cerca de 5 minutos. Em uma frigideira grande ou chapa, aqueça um pouco do azeite e "grelhe" os lombos de bacalhau, começando sempre pelo lado da pele, até que fiquem bem dourados. Arrume em uma travessa, dispondo ao redor dos lombos as batatas, cebolas, vagens, brócolis, ovos cozidos e azeitonas pretas. Regue com muito azeite extra-virgem.

********************************************************

Arroz com bacalhau

Culinária: Portugal
Categoria: Guarnições
Subcategorias: Amidos (arroz, farinhas, tubérculos)
Rendimento: 6 porções

500 gr deBacalhau Porto em filés
1/2 unidade(s) de pimentão amarelo picado(s)
2 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes
2 colher(es) (sopa) de cheiro-verde picado(s)
1/2 unidade(s) de cebola picada(s)
1 dente(s) de alho picado(s)
2 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
2 xícara(s) (chá) de arroz
4 xícara(s) (chá) de água
quanto baste de sal

Deixe o bacalhau de molho por 12 horas. Aqueça 1 litro de água por 10 minutos na potência alta, coloque o bacalhau na água quente e retorne ao microondas por 5 minutos na potência alta. Escorra, aguarde esfriar e desfie o bacalhau. Coloque-o em um refratário grande com o pimentão, os tomates, o cheiro-verde, a cebola, o alho e o azeite. Leve ao microondas por 5 minutos na potência alta. Acrescente o arroz já lavado e escorrido, a água e o sal e leve ao microondas por 20 minutos na potência alta. Retire mexa bem prove o sal e tampe. Aguarde 20 minutos em tempo de espera e sirva.

********************************************************

Peixes

Filé de peixe grelhado com rotatouille de legumes ,purêde bananas e farofa crocante


Tipo de Culinária: Outros
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Peixes e Frutos do Mar
Rendimento: 2 porções
Receita indicada pela chef Roberta Ciasca.

2 unidade(s) de filé de peixe
Acompanhamento
1 unidade(s) de abobrinha em cubos pequenos
50 gr de cogumelos paris em cubos pequenos
1 colher(es) (sopa) de pimentão vermelho em cubos pequenos
quanto baste de pimentão amarelo em cubos pequenos
1 colher(es) (sobremesa) de tomilho fresco(s)
1 colher(es) (sopa) de azeitePurê
2 unidade(s) de banana-da-terra madura(s)
50 gr de parmesão
50 ml de creme de leite fresco

Escolha o peixe de sua preferência (cherne, dourado, linguado).

Acompanhamento
Aqueça o azeite, junte a abobrinha e deixe dourar em fogo alto, junte os cogumelos, tempere com sal, pimenta e o tomilho fresco. Por último junte os pimentões e reserve.

Purê
Cozinhe as bananas com casca em uma panela com água por 15 minutos. Descasque e coloque no processador com o creme e o queijo, ainda quente. Processe até ficar bem uniforme. Se precisar acrescente um pouco de leite para aquecer o purê antes de servir.

Finalizar
Passe no processador algumas fatias de pão de forma sem a casca até ficar com aparência de farofa rústica.Doure o azeite em frigideira anti-aderente até secar e tempere com ervas secas,orégano,pimenta calabresa .
Grelhe o peixe em um fio de azeite,tempere com sal e pimenta.Aqueça o rotatouille rápido e coloque em cima do peixe.
Sirva o peixe com banana e farofinha.

************************************************************

Lasanha de camaroes


Tipo de Culinária: Itália
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Massas
Rendimento: 6 porções
Uma receita de lasanha diferente da tradicional mas preparada com ingredientes bem básicos, porém, com um sabor fenomenal.

Massa
500 gr de massa para lasanha fresca(s)

Molho
6 dente(s) de alho amassado(s)100 gr de margarina
3 unidade(s) de cebola picada(s)
1/2 kg de camarão sete barbas
1 unidade(s) de limão
quanto baste de molho de tomate
2 tablete(s) de caldo de camarão
quanto baste de coentro
quanto baste de sal
quanto baste de molho de pimenta vermelha
300 gr de mussarela ralada(s)
quanto baste de queijo ralado

Massa
cozinhe a massa da lasanha, conforme manda a embalagem. Em um refratário coloque uma camada de molho, lasanha cozida, molho, mussarela, parmesão e assim sucessivamente até terminar a massa. Por cima deve ser molho, mussarela e parmesão. Leve ao forno para assar coberta com papel alumínio por 10 min. Retire o papel e deixe gratinar.

Molho
Frite na margarina o alho, junte o camarão temperado com limão e sal bem escorrido. Deixe refogar até ficar rosado. Acrescente todos os ingredientes do molho e deixe cozinhar em fogo brando. Bata este molho ligeiramente no liqüidificador.

***************************************************

Batatas gratinadas

Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Guarnições
Subcategorias: Legumes (sauté, gratin, refogados)
Rendimento: 6 porções

1 kg de batata cozida(s) em rodela(s)
1/2 litro(s) de creme de leite fresco
200 gr de queijo fundido
250 gr de queijo prato ralado(s) grosso(s)
2 colher(es) (sopa) de parmesão ralado(s)
2 colher(es) (sopa) de farinha de rosca
2 colher(es) (sopa) de endro
3 colher(es) (sopa) de azeite
1 colher(es) (sopa) de alecrim
35 gr de manteiga clarificada
1 unidade(s) de cebola ralada(s)


Aqueça o forno a temperatura alta. Leve ao fogo uma frigideira grande de borda alta, acrescente a manteiga clarificada e duas colheres de sopa de azeite, junte o alecrim e frite as batatas dos dois lados até que fiquem levemente douradas. Reserve. Leve ao fogo uma panela média, acrescente uma colher de sopa de azeite, doure a cebola ralada, acrescente o creme de leite fresco e o queijo fundido. Mexa até o queijo derreter completamente e formar um creme espesso e homogêneo. Reserve.
Em um refratário, coloque a metade das batatas, polvilhe sobre elas uma colher de endro, despeje metade do creme e cubra com a metade do queijo prato ralado Faça outra camada com as batatas restantes, despeje o restante do creme e cubra com o queijo prato ralado. À parte misture o queijo parmesão ralado com a farinha de rosca e polvilhe por toda a superfície. Leve ao forno bem quente por aproximadamente 20 minutos ou até que gratine.
Sirva como entrada ou como acompanhamento de assados, ou mesmo sozinho.
*****************************************

Mousse de chocolate delícia

Culinária: França
Categoria: Doces
Subcategorias: Mousses e Pudins
Rendimento: 10 porções

Esta mousse de chocolate é muito interessante porque é feita com chocolate em pó no lugar do chocolate em barra. Além de ser uma receita mais fácil, fica uma delícia.
1 lata(s) de leite condensado
3 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 lata(s) de creme de leite sem soro
3 unidade(s) de clara de ovo em neve

Faça um brigadeiro com o leite condensado, o chocolate e a margarina. Deixe cozinhar até que solte da panela. Depois deixe esfriar um pouco e acrescente 1 lata de creme de leite sem o soro e misture bem até ficar uniforme. Bata as claras em neve e acrescente ao chocolate com creme de leite, misturando bem devagar. Ponha para gelar até qu fique firme e decore com chocolate granulado.

*******************************************

Pavê rápido de limão

Culinária: Culinária Popular
Categoria: Doces
Subcategorias: Tortas doces
Rendimento: 6 porções

1 pacote(s) de biscoito maisena
1 lata(s) de leite condensado
1/2 caixinha(s) de creme de leite
1/2 xícara(s) (chá) de suco de limão

Misture o leite condensado e o limão. Acrescente o creme de leite e reserve por 10 minutos. Em uma travessa quadrada (não muito grande) disponha camadas de creme e de biscoito. As camadas de creme devem ser bem fininhas, somente o suficiente para cobrir o biscoito. Termine com creme e decore com raspinhas de limão. Leve para gelar por 6 horas.

Bom apetite !!!!!!!!

Fonte Cyber cook


Cuide_se !

Com carinho,

Bronye

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lipoaspiração


Atenção aos cuidados com a lipo

A busca pela beleza e perfeição sempre existiu.Mas hoje ,em pleno século XXI,mais do que nunca.
A lipoaspiração merece atenção especial quando o paciente opta por fazê-la.
Segundo o cirurgião plástico,Marcelo Zardo,membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica,o mercado disponibiliza de várias formas de procedimento,sendo que todas realizam a sucção da gordura localizada utilizando cânulas de calibre reduzido.Atente para o tipo de anestesia que será utilizado,pois anestésico local em excesso é tóxico.
Não deixe de avaliar cuidadosamente o ambiente onde será realizado o procedimento,ele deve ser adequado e apresentar os equipamentos suportes necessários.O paciente deve ser investigado pré-operatoriamente.È um procedimento cirúrgico especializado,que exige o cumprimento de normas de segurança,a lipo deve ser realizada somente por profissionais aptos a tal função.

CUIDADO***
"""Multiplica-se o número de profissionais não-especialistas realizando tais procedimentos.
E sendo assim, é um risco de vida para a vida do paciente""",diz Zardo.


Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

terça-feira, 7 de abril de 2009

Fobias


Segundo a chefe do departamento de psicologia do Hospital São Camilo-Pompéia,Rita Callegari,o medo é uma reação de autopreservação,importante para a sobrevivência.
Já as fobias incluem um nível de ansiedade que interfere na vida cotidiana.Afligem em torno de 10% da população.

-claustrofobia=medo de lugares fechados
-eritrifobia= medo ao ver sangue
-hipsiofobia=medo de alturas e fobia social---timidez patológica
-amaxofobia=medo de andar de carro
-glossofobia=medo de falar para plateias
-hidrofobia=medo de água
-agorafobia=medo de lugares cheios de gente

Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

domingo, 5 de abril de 2009

Botulismo


È uma forma de intoxicação alimentar,pode se grave e até mesmo ser fatal.È ocasionado pelo veneno da bactéria Clostridium botulinus,um dos mais poderosos que existem.O germe é encontrado no solo.O mal é causado por ingestão de alimentos enlatados ou conservados,contaminados pela bactéria.Tratamento inadequado dos alimentos tanto em fábrica ,como em casa.Em raras condições pode ser em ferimento.
Deve-se ter muito cuidado ao ingerir conservas,carnes defumadas,peixes empacotado à vácuo e em particular as conservas caseiras.
Os primeiros sintomas podem surgir no espaço de 12 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado ou pelo contágio através de um ferimento.Quanto mais cedo aparecer os sintomas ,mais grave é o caso.
As toxinas atacam o sistema neurológico,causando :
-visão dupla
-perda do poder de acomodação
-paralisia do músculo subpalperal

Presentes também:
-fadiga
-disfagia(dificuldade de engolir)
-disfonia(dificuldade de falar)
-náuseas,vômitos
-garganta e boca seca

Na maioria dos casos a temperatura se mantém normal.Não havendo diagnóstico imediato e tratamento adequado,ocorre paralisia do sistema respiratório,parada cardíaca e morte.A taxa de morte é de alto índice,mesmo com medidas urgentes.

Fervura por 30 minutos deixa inativa a toxina,porém........latas estufadas ou moles,ou com fechos
defeituosos devem ser desprezados.

Cuide-se !

Com carinho,

Bronye





Poemas de Lao Tse ''Tao te King"


Poema # 10

Ao harmonizar o seu hun e p´o*,
com a intenção de realizar o Uno,
pode você manter-se continuamente atento?
Ao afinar seu alento para irradiar ternura,
pode você se tornar flexível,leve e suave
como um recém-nascido?

Ao limpar e purificar seu espelho místico,**
pode você torná-lo livre de manchas?
Ao amar o povo e governar o Estado,
pode você praticar a não-interferência?
Quando a porta celestial abre e fecha,
pode você agir como pássaro-fêmea?***
Quando sua clareza interna penetra todas as coisas
pode você encarar isso com perfeita serenidade?

Produzir coisas e nutrí-las,
gerando sem reivindicar posse,
ser eficiente sem reter ou vangloriar-se dos resultados,

guiar,mas sem manipular:
isso é viver magicamente ligado ao dom e a virtude.


Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Os dez alimentos +++

QUE COMBATEM O ENVELHECIMENTO

Cuide-se !

Com carinho,

Bronye

Uva

Tem muitas fibras e tem resveratrol, flavonóide da casca da uva, deixa sistema imunológico e mas artérias mais jovens, reduzindo câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas. O resveratrol também vem sendo relacionado com a inibição da carcinogênese.Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita.
Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce. A uva vermelha ou preta, presente no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.Tanto a casca quanto a semente da uva, utilizadas na fabricação do vinho, possuem substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, poderosos aliados no combate aos radicais livres

Semente de linhaça

Diversos estudos indicam que a linhaça é uma das principais fontes de ácidos graxos do tipo ômega 3.
Trabalhos científicos já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem metade, ou seja, 30%. Portanto é uma ótima opção para quem não gosta de peixe ou não pode ter acesso a ele e pretende obter a proteção daquele óleo que é fundamental à nossa saúde.O ômega 3 é protetor contra as doenças cardiovasculares, pressão alta, trombose, desenvolvimento e crescimento das crianças, doenças auto-imunes, diminui o colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e inclusive melhora o ressecamento da lágrima. Pode também ativar o metabolismo, auxiliando a combater a obesidade. Aumenta a imunidade devido ao alto poder antioxidante; previne câncer de mama e próstata.. O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides devendo ser consumidos de preferência diariamente, no café da manhã.
Estudos recentes atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios.. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa. Para diminuir o colesterol ruim (LDL), sintomas de TPM e menopausa, consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada sobre os alimentos. A semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. A semente de linhaça protege e evita a formação de tumores, pois contém 27 componentes anticancerígenos um deles é a LIGNINA (fitoesteróides), substância que imita o estrógeno. Contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até hoje tem esta quantidade de lignina. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

Iogurte

O iogurte semi ou desnatado tem mais cálcio por porção do que qualquer outro laticínio.
É também uma importante fonte de proteínas, zinco e vitaminas A e do complexo B.O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro. Além de equilibrar a microflora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, prevenindo infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, aumentam a absorção de cálcio pelo organismo, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo.
A quantidade de cálcio diária ideal para ser ingerida é de 1000 a 1200 mg ao dia após a menopausa. 1 copo de iogurte tem aproximadamente 300 mg de cálcio. Calorias 90.

Castanha-do-pará

Auxilia na prevenção de problemas cardíacos.
Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Ao ingerir cinco ou seis nozes antes da refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais tempo. As mulheres ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos..
Ela é fonte de vitamina E selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide, fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais pesados e age no combate aos radicais livres.Apenas uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias de Selênio no organismo humano.
A castanha-do-pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de selênio, mineral que atua no equilíbrio da tiróide (evitando oscilações de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a ação dos radicais livres.

Tomate

Devemos comer o ano inteiro.
Diminui 40% de câncer de esôfago se você comer apenas um tomate por semana. Um tomate cru de tamanho médio contém somente 25 calorias.Tem licopeno, retarda envelhecimento das células da próstata.
O cozimento do tomate facilita a absorção do licopeno pelo corpo, portanto o molho de tomate cozido é melhor do que o tomate cru. Coloque azeite de oliva no tomate, para absorver melhor o licopeno. Se for beber suco de tomate coma alguma nozes antes (gordura), pois facilita a absorção do licopeno.10 colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir em 50% o risco de ocorrência de 11 tipos de câncer. Além de ser uma boa fonte de vitamina C, o tomate é ideal para quem quer perder peso, pois contém poucas calorias. 0 tomate funciona como antitóxico e laxante e ajuda o organismo a combater infecções. Além disso, é um excelente depurador do sangue. Também é rico em sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro.Nunca compre tomates com manchas escuras, partes podres ou emboloradas. Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhos, firmes e com a casca lisa. Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

Azeite de oliva ***extra virgem

Evitar todos os óleos vegetais parcialmente hidrogenados reduzirá sua idade verdadeira em 2,7 anos.
Azeites com baixa acidez (de até 0,8%) são chamados de extravirgem e são os de maior qualidade.
Para ter essa característica, não podem passar por processos térmicos ou químicos. Sua extração é feita a frio, a temperaturas inferiores a 27ºC, de maneira a conservar melhor aroma e sabor.
Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos; acelera as funções metabólicas.
Azeite extra virgem tem muitos antioxidantes anticancerígenos: ômega 3 e esqualeno (que é um composto que previne câncer de cólon).Extravirgem significa que o nível de acidez é menor que 1%, vindo da primeira prensagem das azeitonas, que foram processadas a frio (processo que preserva os nutrientes e matém o sabor). Quanto mais escuro, mais o sabor é acentuado. Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração e aumenta o HDL.Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).
Cada grama de azeite tem 9 calorias. 1 colher de sopa tem 125 calorias.

Alho

Um estudo realizado na Alemanha, chegou à conclusão de que 1 grama de alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias.
Pesquisas recentes mostram que alguns de seus componentes, como a alicina (substância responsável pelo sabor e odor), inibem uma bactéria que causa a úlcera e que tem sido apontada como precursora do câncer gástrico.
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL.
Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos. Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial). Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo.
Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer.