segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As frutas da Amazônia que previnem doenças

O ouro da Amazônia


De riqueza sem igual ,estas frutas ocupam o primeiríssimo posto em carotenóides os pigmentos alaranjados que previnem doenças.Tanto que a cenoura e a manga,lotadas desses nutrientes,são fichinha perto delas.
Com sua polpa de matiz entre o amarelo intenso,o buriti,a pupunha,a physalis,o abricó,o tucumã e o marimari são tão bem dotados de corantes naturais capazes de afastar males como segueira noturna,catarata e até câncer que devem deixar a fama circunscrita à região amazônica,de onde se originam,para virar celebridades de norte a sul.È uma questão de tempo.
A pesquisa que joga os holofotes sobre essas frutas vem da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas(FEA-Unicamp),no inteirior paulista.Encontramos nessas seis espécies amazônicas 60 tipos de carotenóides,revela Adriana Zerlotti Mercadante,coordenadora do estudo.Não é pouca porque,no total,são 100 os carotenóides já identificados em alimentos.E,pela primeira vez ,os cientistas da Unicamp deram de cara com um membro dessa família até então desconhecido no mundo da nutrição:o betazeacaroteno,presente no abricó e tucumã.
Uma simples comparação numérica dá bem uma ideia do que significa toda essa fartura.O buriti,por exemplo,fruto da palmeira de mesmop nome é cultivado do cerrado à região amazônica,revelou insuperável teor de carotenóides em geral 513,87mg/g.Isso representa cinco vezes mais do que a quantidade encontrada na cenoura,ilustre representante dessa classe de nutruientes.O valor também ultrapassa e muito os índices de consumo diário recomendados por entidades médicas internacionais que é 90 a 180 mg/g.E olha que apenas 20 mg/g da substância já dão um upgrade na avaliação de qualquer alimento do ponto de vista da prevenção de doenças.quase todas as demias frutas amazônicas recém estudadas apresentam concentração de carotenóides acima de 60 mg/g.A exceção é o marimari,que perde para as colegas ,mas não faz feio.Com nada desprezíveis 37,98 mg/g de pigmentos na polpa e na casca,ainda fica à frente do maracujá,da laranja e de algumas variedades de manga,por exemplo.

Fonte :Revista Saúde-(primeira parte)
Por Daniela Talamomi

Cuide-se!
Bronye


sábado, 28 de novembro de 2009

Apneia obstrutiva

Quando roncar é grave

Na apneia obstrutiva ,os tecidos da garganta relaxam durante o sono e fecham as vias aéreas superiores.O excesso de peso pode estreitar a vias,mas não é preciso estar obeso;algumas pessoas apresentam leves anormalidades que causam o distúrbio.
A maioria dos indivíduos portadores de apneia não se dá conta de que está atingindo o estado consciente continuamente durante a noite,em intervalos de até 30 segundos.Os frequentes retornos à consciência,necessários para reiniciar a respiração,impedem o sono profundo e restaurador.Talvez como consequência ,a apneia está associada a hipertensão,AVC e doenças cardíacas.
Existem muitos tratamentos ,para amenizar os sintomas ,ou mesmo mais radical ,sendo cirúrgicos.Consulte um otorrinolaringologista,e siga as orientações.

Cuide-se!
Bronye


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Doenças decorrentes da falta de sono

(cont.)
Ligação com diabete
A especialista Eve Van Cauter acompanhou o sono de 25 indivíduos de 23 a 42 anos.Um grupo dormia pouco mais de cinco horas durante uma semana e o outro,oito horas.Foram submetidos a um teste de tolerância à glicose,que mede a capacidade do organismo de processar o açúcar no sangue.Quanto menor a tolerância,maior o risco de diabete.Os resultados foram surpreendente.O grupo que dormiu menos apresentou tolerância à glicose 50% menor do que o que dormiu mais.
Pesquisadores consideraram os resultados comparáveis aos de pessoas dezenas de anos mais velhas.
***********************

Envelhecimento acelerado
Diversas mudanças hormonais dependem de um padrão normal de sono.Muitas perturbações ocorrem quando você não dorme bem.
Por exemplo ,o hormônio do crescimento é suprimido em pessoas que não dormem profundamente.
Crianças com apneia do sono,que dormem mal porque param muitas vezes de respirar,com frequência são pequenas.
Adultos apresentam alterações na relação entre massa muscular e gordura,o que resulta em mais flacidez e na propensão a criar barriga na meia-idade.

Cuide-se!
Bronye


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Doenças decorrentes da falta de sono

Doenças dormentes
Indivíduos que não dormem bem correm o risco de engordar,pois reduz o nível do hormônio leptina,que avisa ao corpo que estamos saciados.Embora bem alimentados,em estudo com voluntários ,na Universidade de Chicago,foi comprovado que homens que dormiam apenas quatro hora por dia,apresentaram níveis de leptina semelhantes aos de pessoas que ingeriram menos de mil calorias diárias,por três dias.Num estado similar,o grupo privado de sono tendia a desejar doces,carboidratos e sal.

******************
Cardíacas
Em um estudo japonês ,homens que dormiam cinco horas ou menos por noite,apresentavam o dobro da probabilidade de sofrer de ataque cardíaco ,quando comparados aos que dormiam oito horas.
A culpada pode ser a inflamação das artérias,que tem sido associada à perda do sono,mesmo leve."O organismo reage a perda do sono como se estivesse sob ataque de uma ameaça externa",explica Vgontzas(psiquiatra da Escola de Medicina da Penn State University),devido ao aumento do níveis de citocinas-moléculas do sistema imunológico ,secretadas para combater doenças.
Ao longo dos anos,esse tipo de inflamação pode danificar as artérias,acarretando hipertensão,AVC e doenças cardíacas.
A perda do sono parece afetar o coração em especial.Mesmo a nova estrela no "front" das doenças cardíacas,a proteína C-reativa-talvez o melhor indicador de um ataque do coração ou AVC,em estudos laboratoriais,mostrou-se elevada em voluntários privados do sono.Essa proteína é produzida no fígado como parte da resposta imunológica do organismo e pode indicar danos às paredes arteriais.

Cuide-se!
Bronye

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Distúrbios do sono



Você pode combater obesidade,diabetes e até doenças cardíacas com uma boa noite de sono.

Mas quando o sono não chega...e não se sabe a causa da crise,mas sempre há um motivo,ou vários.Uma noite sem o sono,não precisa preocupar-se.Mas quando ela começa ocorrer noite após noite,e se instala uma insônia!!!!! Então resta entrar para o imenso clube.

Cientistas fizeram avanços importantes no tratamento de quase todos os distúrbios do sono,muitas vezes sem o uso de medicação e com grandes índices de êxito.Algumas pessoas podem precisar de ajuda profissional;outras basta reservar mais tempo em sua agenda para dormir.De qualquer maneira uma boa noite de sono deveria ser prioridade.Existem níveis epidêmicos de doenças cardíacas ,obesidade e diabetes,e o sono pode ser o elo perdido.



Cuide-se!

Bronye

domingo, 15 de novembro de 2009

Com carinho !


Um até breve.....

Poemas de Shakespeare

Soneto 1

"Dos mais belos seres, queremos mais "



Dos mais belos seres, queremos mais


De tal forma que não finde jamais a rosa da beleza,


Mas enquanto as mais maduras decrescem com o tempo,


Seus rebentos jovens possam relembrar suas memórias:


Mas tu, contratada a seus lindos olhos,


És auto-suficiente na luz de tua chama com tua beleza,


E crias a fome, onde está a abundância,


Inimiga de ti mesma, tu que és tão doce, a ti mesma tão cruel.


Hoje frescamente ornamentas o mundo,


E pareces a única capaz de anunciar a abundância da primavera,


Mas eis que dentro de teu próprio botão enterras tua essência,


E, tolinha, ocacionas um desperdício na natureza,


Tem pena do mundo, ou então isto seria egoísmo,


Consumir o quinhão que ao mundo se deve, e isto ao túmulo, e a ti mesma.





Cuide-se!

Bronye

sábado, 14 de novembro de 2009

Pequeno dicionário de ocultismo

(cont)

NIRVANA:É achar-se num estado puro no que diz respeito aos apetites das coisas físicas.Mas mesmo quando se tenha chegado ao Nirvana -a liberdade quanto aos desejos carnais- ainda se continua a aprender as coisas espirituais e a progredir,em outros planos da existência.

NUMEROLOGIA:As palvras são vibrações.As letras,sons,são vibrações,e a vibração é uma pulsação,ou uma onda,com pontos culminantes e vales seguindo-se em determinada ordem.Tais vibrações podem receber valores numéricos,a fim de que as identifiquemos.
Alguns sons são agradáveis,do mesmo modo que alguns cheiros o são.Outros são maus,e cheiros maus também.Se atribuirmos valores numéricos certos,obteremos uma tabela que poderá ser consultada para ver quais os sons que são benéficos ou maléficos.
Certas pessoas decobriram pela experiência,que se mudarem o nome ligeiramente,chegam a uma vibração harmônica,ao invés de sofrerem com um nome mau.Assim é que os que sabem,conseguem utilizar seu nome completo,ou suas iniciais e sobrenome,da forma que se mostre mais benéfico.
A numerologia ,no entanto ,presta-se ao charlatanismo,e só devemos ir a um numerólogo que tenha reputação firmada porque alguns dos praticantes desejam unicamente dinheiro alheio,e não tem intenção de ajudar a quem que os consulta.

Cuide-se!
Bronye

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Faxina no armário de remédios

Quando você resolver fazer faxina nos armários,não se esqueça dos remédios.Uma olhada rápida neles pode salvar sua vida.

Veja algumas dicas:

♥Armário de remédios no banheiro?Sim,mas não guarde medicamentos ali:a umidade pode comprometer sua eficácia.

♥Livre-se do velho!Sabemos que remédio com validade vencida perde o efeito,mas isso não é tudo:o antibiótico tetraciclina pode causar toxicidade hepática se usado depois do prazo.E medicamentos oftálmicos velhos podem provocar infecções.

♥Não use antibióticos velhos,mesmo que o prazo não estaeja vencido(sobras de um antigo tratamento).Bactérias novas podem exigir antibióticos diferentes,ainda que os sintomas sejam semelhantes.

♥ALTERAÇÕES PERIGOSAS:Tudo que muda de cor,consistência ou cheiro pode estar estragado independente da validade.Por exemplo:aspirina que cheira vinagre,colírio e spray nasal opacos,e pacotes amarelados de ataduras.

Dicas:Farmacêutico Mitch Rothholz

Cuide-se!
Bronye

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A dor é trivial?

(cont)

Turvação visual
A vista turva pode ser resultado de cansaço ou indicar problemas oftalmológicos.Mas a visão fora de foco que ocorre ao amanhecer pode ser sintoma de diabete e de hipertensão.Segundo dadios do Ministério da Saúde,a hipertensão atinge 22% dos brasileiros,principalmente pessoas acima dos 40 anos que levam uma vida sedentária.A hipertensão está relacionada a 80% dos acidentes vasculares cerebrais e a 60% dos enfartes.
Se vc começou a sentir a vista embaralhar ou a ver "fora de foco",sem ao menos estar fazendo esforço para ler ou enxergar algo,procure um clínico geral ou um oftalmologista.A turvação visual causada pela hipertensão não costuma estar associada à leitura.

Mudança no padrão de evacuação
"Não é tanto a frequência que conta,pois algumas pessoas evacuam mais de uma vez ao dia,outras não,e isso não indica problemas",afirma o dr. Gil Salles,clínico geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UfRJ."O importante é a alteração no padrão.Ela pode ser um dos indícios de câncer de cólon,assim como sangue nas fezes e dor no abdome".
Tais alterações ,às vezes,estão associadas a distúrbios psiquiátricos,como depressão e transtorno de ansiedade(síndrome de cólon irritável).

Mudança na pele
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer.Estimativas do Instituto Nacional do Câncer prevêem57.390 novos casos de câncer de pele por ano.O melanoma é responsável por apenas 5% dos casos,mas por 52% das mortes.Apesar de muitas vezes ser curável em seus estágios iniciais,precisa ser descoberto logo.
O fundamental é examinar-se com regularidade e informar o médico de qualquer crescimento suspeito ou modificações em verrugas e sardas.E,porque você não é especialista,uma vez por ano solicite ao médico um exame completo em sua pele.

Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A dor é trivial?

(cont)

Disfunção sexual
Na pressa de concluir um exame físico,perguntas sobre sexo podem ficar de fora.Os médicos observam que os pacientes costumam relutar em discutir dificuldades sexuais,embora seja efeito colateral comum de remédios amplamente prescritos,como antidepressivos e anti-hipertensivos.Muitas doenças têm como sintomas a redução da libido,afirma o professor Cláudio Telöken,médico andrologista do Hospital Santa Casa de Misericórdia,de Porto Alegre."Dificuldade de ereção nos homens e ausência de libido em homens e mulheres podem ser sinal de diabetes,problemas de tireóide,depressão e tumores".De fato ,estudos recentes mostram que um dos sinais precoces mais importantes de doença cardíaca pode ser a disfunção erétil.

Mudanças no padrão do sono
È comum as pessoas acharem que ter insônia ou dormir demais são apenas contingências de uma vida ocupada.Mas a alteração no padrão de sono pode indicar problema emocional,diz o Dr.Pedro de Barros Prieto,do Hospital São Luiz,em São Paulo,centro de referência e, clínica médica.Segundo o Instituto de Psiquiatria do Rio de Janeiro,a cada ano cerca de 25 milhões de adultos(acima de 15 anos) em todo o Brasil sofrem ou sofrerão de algum tipo de depressão.No entanto ,cerca de dois terços não recebem tratamento.
Além da passividade e negação,a depressão tem consequência mais sérias:desestruturação da família e da carreira,alcoolismo e dependência química,doença cardíaca e,pior,suicídio."Depois de ouvir as queixas do paciente,procuro saber sobre a qualidade do sono.Muitas vezes,o paciente apresenta sinais de depressão e não fala do assunto por considerar isso um problema",afirma o Dr.Barros Prieto.'È possível identificar quadros de depressão e ansiedade a partir desses relatos".
Problemas dos sono podem ser decorrentes de fatores simples como estresse,álcool e cafeína,mas também podem ser sinal de doença,indicar problemas respiratórios ,doença renal ou diabetes.
Um sinal surpreendente de distúrbios ligados aos sono é a necessidade de travesseiros extras.Pessoas que precisam dormir com a cabeça elevada podem apresentar doença cardíaca em estágio avançado.A elevação da cabeça permite que o sangue fique represado nos pés,diminuindo o esforço cardíaco.

Cuide-se!
Bronye

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A dor é trivial?


E em geral é,mas não deve correr riscos.Algumas pessoas correm para o médico para qualquer gripe boba,mas as que notam e não valorizam os sintomas por ignorância,constrangimento ou medo ,são o maior número.A dor nas costas pode ser um sintoma raro de câncer nos ossos,há porém outros sinais não tão incomuns e que as pessoas tendem a ignorar.
.
Seis sintomas críticos ,que os pacientes não valorizam.

-Dores nas costas;
-Dor no peito;
-Disfunção sexual;
-Mudanças no padrão do sono;
-Turvação visual;
-Mudança no padrão da evacuação;
-Mudanças na pele.


Dores nas costas
Muitas vezes atribuída ao excesso de trabalho ,ou a má postura,uma dor lombar discreta,que um relaxante muscular é tomado,mas na verdade ''só mascara a dor''.Mas se ela agravar,como tem casos que agrava,mesmo com acupuntura,para aliviar o desconforto.Procure consultar um clínico geral,que certamente vai solicitar um simples RX,que pode não apresentar nada,e a dor persistir e encaminhado ao neurologista,que devido a possível forte cãimbra na região lombar, ele solicitar uma tomografia ou cintilografia,não relaxe,para descartar uma possível dor aguda e fatal de câncer nos ossos-mieloma.

Dor no peito
"Isso não é nada"podem ser as palavras mais perigosas do vocabulário de um paciente. Segundo o Ministério da Saúde,as doenças cardio-vasculares ,em atenção ao enfarte ,são responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil,mais que toda as formas de canceres juntas.Muitas pessoas acham que é indigestão,principalmente se os sintomas surgem durante a prática de esportes.
O sintoma do enfarte costumam ser descritos como pressão desconfortável,aperto ou dor no peito que pode irradiar para a mandíbula,o pescoço,as costas e braços.Podem vir acompanhada de falta de ar,suor intenso ou násuseas.Você pode achar que é uma dor corriqueira,mas se você estiver acima do peso,tiver pressão alta,colesterol elevado ou diabetes,fique atento.
Se os sintomas durarem mais do que alguns minutos,chame imediatamente uma ambulância.Não tente dirigir até hospital.

Cuide-se!

Bronye




segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pequeno dicionário de ocultismo


MACROCOSMO:Palavra que indica um mundo maior,um mundo que se acha além dos limites das coisas carnais desta esfera a que chamamos "TERRA".
Enquanto nos encontramos em nosso corpo,estamos no "microcosmo".
Enquanto nos achamos neste mundo,estamos,também,em um mundo muito pequeno,toda existência é coisa pequeníssima,somos súditos do Microcosmo.Parecemo-nos muito com os vermes do lixo,ou lagartas que mais tarde se metamorfoseiam em borboletas.Assim é que nós ,quando deixarmos esta forma diminuta de vida em que estamos existindo agora,entraremos no Macrocosmo.

MANTRA:É uma forma de oração,a repetição de algo sagrado,mediante o que alguém adquire forças.Se alguém repetir um Mantra conscientee reverentemente,obtém a purificação do pensamento.
Um Mantra somente deve ser utilizado para o bem,jamais para o mal,pois existe um dito antigo segundo o qual" aquele que cava a sepultura para outro ,poderá cair nela".
Um Mantra ou Invocação Sagrada é:"Om Mani Padme Hum".Esse Mantra deve ser sussurrado,e um som que se assemelha a "aummm maniiii pademeeeee aummmm".

MÉDIUNS:É apenas uma pessoa que pode ser utilizada como " um meio para a troca de pensamentos de um plano de existência e outro".Em outras palavras,é possível a uma pessoa analfabeta falar uma língua que conscientemente não conhece.

*CUIDADO COM MÉDIUNS IMPOSTORES QUE EXPLORA CREDULIDADE E FINGE DISPOR DE PODERES QUE NÃO POSSUI.
PARA SABER SE UMA PESSOA É MÉDIUM,NÃO BASTA ELA AFIRMAR SÊ-LO.TEM QUE PROVAR,EM ESPECIAL PELA SUA "MORAL".
A MORAL É A BASE DE TODO PROGRESSO MEDIÚNICO,COMO TAMBÉM EM SUAS MANISFESTAÇÕES.
NÃO SE DEIXE SEDUZIR POR PALAVRAS BONITAS ,TRUQUES OU OPINIÕES DE TERCEIROS.ESTEJAM ALERTAS!.

Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

domingo, 8 de novembro de 2009

Poemas de Lao Tse (26)


O peso é a raíz da leveza,
a quietude,senhora da precipitação.

Assim o sábio,viajando o dia todo,
não se afasta de seu pesado carro.
Embora maravilhosas perspectivas estejam à vista,
ele permanece sereno,numa atmosfera transcedental.

Por que motivo alguém de peso
como o senhor dos dez milhões de carruagens,
se considera mais fraco que as futilidades mundanas?

Ao menosprezar,ele perde seus ministros.
Ao se precipitar,perde sua autoridade real.

Cuide-se !
Com carinho,
Bronye

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Alimentos antigordura

Eles driblam seus desejos ,para que você possa fazer as pazes com a balança

A ideia de que alguns alimentos podem eliminar os quilos extras circula por aí há muito tempo.Lembras-se da dieta da sopa?Sabemos que o exercício e uma dieta com variedade de alimentos integrais são os segredo para o controle do peso a longo prazo,mas existem alimentos que nos ajudam a queimar calorias e aplacar a fome.

1-AIPO- Contém muita água e as chamadas calorias negativas.O ato de comer e digerir o aipo,queima mais calorias do que ele contém.Além disso,as vitaminas E e C estão presente nessa erva.È dietético por natureza.
Vegetais ricos em fitoquímicos-aipo,brócolis,cebola branca-podem ajudar a evitar câncer,de acordo com pesquisadores da Cornel University.

2-ESPINAFRE- Folhas verde-escuras como o espinafre enchem o estômago e quase não contém calorias.Espinafre crú contém fibras insolúveis.Por isso ,o espaço que ocupam no estômago-em parte por causa do alto teor de água-impede que você o encha de biscoitos e sorvete.Elas contém ainda muito ferro,ácido fólico,cálcio vitaminas A.B,C e E.
Mulheres que comem alimentos ricos em a´cido fólico reduzem o risco de ter um bebê com fenda labial,palatina e espinha bífida.

3-FEIJÃO -PRETO - Mantém sua barriga cheia durante mais tempo do que outros alimentos.Legumes ricos em proteínas,como o feijão-preto,o grão-de-bico e a lentilha,têm pouca gordura e muitas fibras solúveis,além de serem de digestão lenta e de manterem estáveis os níveis de açúcar do sangue.Depois de comê-lo,você não sente fome tão cedo.
A ingestão regular de feijão-preto,ou branco pode reduzir o risco de câncer de cólon,de acordo com um estudo preliminar realizado pela Universidade Estadual de Michigan.

4-JAPAPEÑO- Pimentas -malaguetas como a mexicana japeño,não apenas dão um sabor especial à comida,mas também aumentam durante horas a capacidade de seu corpo de queimar calorias.
A capsaicina,substância presente nas pimentas,aceleram um pouco o metabolismo,aumentando a energia que o organismo queima durante a digestão.Mas não deixe a comida tão picante aponto de precisar comer uma cesta de pães para diminuir o ardor.

5-TORANJA- A toranja queima gordura.A fruta não faz mágica,mas ajuda a combater a gordura graças ao seu teor de fibras.E,se não adicionamos açúcar,uma toranja ,por peso,tem menos calorias do que uma laranja.
Os fitoquímicos e fibras solúveis presentes nas furtas cítricas reduzem o colesterol,de acordo com a nutricionista Rosie Schuartz no livro The enlightened eater's whole foods guide(Guia de alimentos integrais do consumidor bem-informado).

6-MAÇÃ- A maçã ajuda a manter a boa saúde e a emagrecer.Só maçãs não bastam,porém,comer várias maçãs por dia é uma excelente ideia.Frutas duras levam tempo para serem mastigadas e saciam.Um copo pequeno de suco,no entanto saciam e contém as calorias de duas maçãs.
Um estudo finlandês observou quer indivíduos que comiam alimentos ricos em flavonóides-encontrados em furtas,legumes e verduras,e em especial em maçãs e laranjas-eram 20% menos propensos a sofrer acidente vascular cerebral.

7-MORANGOS- Você pode comer quantos quiser sem ganhar peso.Embora todas continham vitaminas,algumas frutas são mais vantajosas ,do que outras em termos nutricionais.O morango,pêssego ,ameixa e uva contêm carotenóides,que combatem o câncer,e fibras,que diminuem o apetite.Mas a melancia,o abacaxi,o melão cantalupo e mamão papaia passam rapidamente pelo organismo e amentam o nível de açúcar do sangue.Tente comer de cinco a dez porções de frutas,legumes e verduras por dia,dando preferência aos mais vantajosos.

*Depois de fazer um estudo acompanhando 9.600 adultos durante 19 anos,pesquisadores da Louisiana descobriram que comer pelo menos três porções de frutas,legumes e verduras por dia diminuiu o risco de morte por doenças cardíacas em 24 %.

8-LEITE DESNATADO- Quando se ingere cálcio suficiente,o organismo decompõe a gordura com mais eficiência.Alimentos ricos em cálcio realmente parecem acelerar o metabolismo.Pesquisadores do Havaí e de Indiana,descobriram que meninas e mulheres que consomem laticínios regulares têm menor peso e menos gordura corporal do que as que não consomem,e mulheres que consumiam bastante laticínio ricos em cálcio diminuiram em 54% o risco de câncer no ovário.

9-QUEIJO COTTAGE- Pode comer à vontade.O queijo cottage na versão light tem 0 % de gordura.È uma excelente fonte de proteína.Rico também em cálcio,vitamina B12 e contém ainda zinco e ácido fólico.A riboflavina ajuda a prevenir a anemia e o câncer,de acordo com informações nutricionais do Brigham and Women's Hospital de Boston.

10-SALMÃO- Ácidos graxos ômega-3 reduzem a fome.Não é o ômega-3 de peixes gordurosos como salmão,truta de água doce ou a cavala que diz ao seu cérebro"agora chega!".É mais porvável que seja a proteína combinada à gordura.O erro que muitas pessoas que fazem dieta cometem é cortar completamente a gordura,pois é ela que dá a sensação de saciedade.
Entre as gorduras saudáveis estão o ômega -3,o óleo de canola e o azeite de oliva.

Cuide-se!
Bronye


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dicas para perder peso se exercitando

1- Não se exceda nos carboidratos(massas,pães,etc.).O que não é usado se transforma em gordura.



2-Coma nos horários estabelecidos a fim de equilibrar o nível de açúcar no sangue.



3- A cada dois meses mude a sequência dos exercícios para que o corpo não se acomode.



4-Prefira exercitar-se pela manhã quando o corpo queima a gordura acumulada.



5-Inclua a musculação nas suas atividades físicas.O corpo musculoso queima calorias mais rapidamente.



Cuide-se !

Bronye

Emagreça sem sofrimento !

Não basta cortar calorias para perder peso.É preciso se exercitar!



No início da década de 70,o Dr.Grant Gwinup,da Universidade da Califórnia ,já havia feito uma experiência com grupo de 34 pacientes gordos,desanimados,depois de tantos anos inúteis com tentativas de emagrecer com dietas.Qual o segredo?Mandou suspender oa regimes e começassem a caminhar diariamente,aumentando aos poucos o tempo e a distância.

A princípio nada aconteceu.Mas à medida que as caminhadas foram passando de meia hora por dia,pode ver já os resultados.Ao fim de uma ano ,todos os pacientes que continuaram o programa(muitos desistiram),haviam perdido bastante peso e mantido essa perda.



Então pergunto à você:

Por quê sofrer,passar fome,estresse ,se caminhadas já fazem perder peso?

Mas tem que ser com frequência e não desistir no meio do caminho,e independente se aliada a outras atividades físicas ao ar livre.Para se ter ideia de calorias desgastadas no exercício,veja na tabela abaixo.Para se perderem 500gr é preciso queimarem-se 3.500 calorias.



ATIVIDADE-CALORIA POR MINUTO/CALORIA POR HORA

Passear a pé-2 a 2,5min /queima 120-150
Caminhar-4 a 5min/queima 240-300
Correr-10 a 11min/queima 600-660
Pedalar bicicleta-6 a 7min/queima 360-420

Isso que essas atividades são as mais comuns.Mas aconselho,não exija do seu corpo ,além daquilo que ele pode lhe dar.Não force nos exercícios,nem fique "viciada(o)"em academias.Pois tudo que vicia,devemos combater.



Caminhe e adeus gordurinhas!



Cuide-se!

Bronye

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mantenha-se saudável !!!!


Andar ao ar livre é um exercício fácil que ganha cada vez mais adeptos.Mas não basta colocar um tênis e sair pelas ruas.Quem pratica caminhadas deve tomar certos cuidados.

Eis algumas dicas:

-Se quiser velocidade na caminhada,é melhor aumentar o número de passos doque o tamanho da passada.Passos muito largos forçam a movimentação dos quadris eprovicam distenção na virilha.Mantenha os pés paralelos,não voltados para fora,pois provoca oscilações no tronco afetando a coluna.
-Um erro comum é pisar com o pé "chapado no chão".O impacto desgasta as articulações.Coloque primeiro o calcanhar no chão,em seguida a sola,e por último a ponta dos dedos.
-Olhar onde pisa é importante,mas evite abaixar muito a cabeça.Essa posição bloqueia a passagem de ar,comprometendo a oxigenção.
-Durante o exercício,os braços devem ficar flexionados em um ângulo de 90º e em movimento.Isso ajuda acelerar a frequência cardíaca,melhorar o equilíbrio,e evita o inchaço nas mãos.

Caminhe e cuide-se!
Bronye

Cuidado com inibidores de apetite !!!!!

“Fazer uso de inibidores sem necessidade é receita certa para engordar. O metabolismo fica bagunçado porque a pessoa não sente fome e quase não se alimenta. O corpo entra em sistema de alarme e fica econômico no gasto energético. Quando o remédio é suspenso, come-se exageradamente, pois o organismo tende a compensar a escassez”, explica a doutora Fernanda Scagliusi, professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Cuide-se!
Bronye