sábado, 30 de janeiro de 2010

A Melhor Idade

É um erro associar o envelhecimento a uma piora inevitável na qualidade de vida. Ao contrário, o ganho pode ser enorme. Afinal, essa é a fase propícia para desfrutar o tempo livre, desde que, é óbvio, a saúde vá bem.

Esse é o fio condutor do livro Como Transformar a Terceira Idade na Melhor Idade (Editora Alaúde), do geriatra paulista Luiz Freitag. Com linguagem simples e didática, ele discorre sobre alimentação, sexo, prevenção de doenças e preservação da memória, entre outros temas. "Quanto mais informação, maior será o bem-estar na maturidade", garante o especialista.

COM A BOLA TODA

Quer um aperitivo do que você vai encontrar no livro? Aqui vão algumas recomendações do expert

Bons hábitos
Parece lugar-comum, mas nunca é demais repetir: alimente-se direito e pratique exercícios físicos para garantir boa disposição.

Divirta-se!
O que não falta agora é tempo livre. Então, procure atividades que lhe dêem prazer — jogar cartas, dançar, ler, viajar, fazer um trabalho voluntário...

Faça sexo
Sim, isso é muito natural e pra lá de bom, sobretudo quando acompanhado de carinho e amor..

Revista Saúde

Cuide-se!
Bronye

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Atividades físicas e a Melhor Idade

Anderson Moço


Definitivamente, fazer ginástica não é exclusividade dos jovens. Tanto isso é verdade que um dos setores que mais crescem no país são os ligados a atividades físicas para pessoas maduras. Nas principais capitais do país, por exemplo, não são raras as academias com programas de exercícios específicos para essa turma, sob supervisão de equipes especializadas. "Um treino regular ajuda a recuperar a força e devolve o equilíbrio", ressalta André Augusto Crespo, professor de educação física da Academia Chronos, em São Paulo. E não é só o corpo que se beneficia. A cabeça também, graças à ação das tão faladas endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, e que são liberadas durante a malhação.



Cuide-se!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Solidão e idade madura

por Anderson Moço


Viver sozinho na idade madura faz muito mal para a saúde garantem estudos e mais estudos. Um dos mais recentes explica por quê: a solidão é um dos maiores fatores de risco para a hipertensão, a principal causa de morte por infarto e derrame cerebral. A pesquisa, realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que solitários com mais de 60 anos tendem a apresentar a pressão arterial até três pontos mais elevada do que o normal. "Os culpados são a depressão e o estresse, comuns nos idosos que não convivem com familiares ou amigos", explica a médica Louise Hawkley, autora do estudo.

Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Transtornos alimentares

Você troca um prato de comida por um copo de bebida?
Isso está entre as mais recentes manifestações de transtorno alimentar ou doença ligada a ele.

Os especialistas acreditam que uma predisposição genética somada a fatores diversos, como a ditadura do “quanto mais magro, melhor”, são alguns dos gatilhos desse tipo de distúrbio, que geralmente não dá as caras sozinho: um quadro depressivo geralmente acompanha 70% dos casos dos casos de sintomas de uma sociedade rigorosamente focada na aparência . Nos últimos tempos, os distúrbios até então restritos a mulheres e que agora afeta os homens.

A reportagem abaixo,da Revista Sáude

"De acordo com a instituição norte-americana National Association of Anorexia Nervosa and Associated Eating Disorders (Anad), uma entre dez vítimas é do sexo masculino, o que significa centenas de milhares de homens. Tais evidências pedem um tratamento que combine áreas da psiquiatria, psicoterapia, endocrinologia e nutrição e, se necessário, o uso de antidepressivos. Saiba mais sobre os transtornos alimentares e suas novas versões:

ANOREXIA
O horror ao peso e a obsessão por emagrecer são ideias fixas de quem padece com esse distúrbio. Mesmo vendo-se esquelética diante do espelho, a pessoa não se sente suficientemente magra. Atletas, que precisam estar em forma para competições, e atrizes e modelos, cuja imagem é o cartão de visita, são exemplos de perfis vulneráveis. Mas a doença é ainda um estigma entre muitas mulheres a partir dos 15 anos de idade. Elas fazem longos jejuns, exercitam-se sem parar, restringem sua alimentação a alface e grãos e, num ataque súbito de fome, comem além da conta para depois eliminar o que engoliram com vômitos forçados ou laxantes. Esse caso específico se refere ao tipo mais comum do problema, a chamada anorexia bulímica. Já na sua outra versão, a anorexia restritiva, a pessoa vive à base de poucas calorias e água, mas sem ataques de compulsão. Estágios avançados da doença causam desnutrição, com perda média de 15 quilos, queda de cabelos e falha de no mínimo três períodos menstruais. No final das contas, a carência de nutrientes é tamanha que os ossos da anoréxica ficam fragilizados, quase à mercê de um quadro de osteoporose. Segundo a psiquiatra Angélica Claudino Azevedo, coordenadora do Programa de Orientação e Assistência aos Transtornos Alimentares da Universidade Federal de São Paulo (Proata/Unifesp), a família é essencial no tratamento. “Sozinhas, as pacientes não se dão conta da dimensão do problema”, alerta. As estatísticas revelam que 20% dos casos de anorexia sem tratamento acabam em morte – um número assustador.

BULIMIA
As vítimas preferenciais desse transtorno alimentar têm por volta de 20 anos e elas até toleram uma protuberância aqui e acolá na região do abdômen. “Existe entre elas maior aceitação de uma forma física dentro da normalidade”, explica Angélica. No entanto, é mais difícil diagnosticar o problema nessas jovens. A razão é simples: elas são capazes de engolir 3 mil calorias em poucos minutos praticamente sem mastigar para, logo em seguida, correrem para o banheiro e vomitarem tudo. Em outras palavras, a bulimia é um transtorno que acontece entre quatro paredes. Por esse motivo, ela acaba se tornando uma doença crônica. “Como se sentem bastante envergonhadas e culpadas com sua falta de controle, é comum essas pacientes demorarem a procurar ajuda. Fazem isso apenas depois de quatro ou cinco anos”, diz Maria Angélica, do Geata. Um dos indícios de que a pessoa está doente é o fato de ela comer sempre muito bem – os exageros costumam acontecer mais às escondidas – e nunca engordar. Outra pista são os rastros de comida, laxantes e remédios emagrecedores que ficam pela casa. E, acima de tudo, o fato de ir ao banheiro repetidas vezes durante ou após a refeição, além de exagerar nos exercícios físicos. As consequências quase sempre ficam restritas à doente – sem delatá-la –, como inflamações constantes na garganta, alterações no esmalte dos dentes causadas pelo ácido estomacal vindo à tona com o vômito, mau hálito, alterações intestinais e renais causadas pelo uso abusivo de laxantes e diuréticos, além de problemas cardíacos. “O tratamento pode levar dois anos ou, dependendo do caso, exigir um acompanhamento prolongado por tempo indeterminado”, afirma o psiquiatra Alexandre Azevedo, do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim), do Hospital das Clínicas de São Paulo.

DRUNKOREXIA
O apelido popular vem da união do inglês drunk, “embriagado”, com o grego orexis, “apetite”. No Brasil, o transtorno também tem sido chamado de alcoorexia. Não importa a nomenclatura: o que está em jogo é o uso da bebida alcoólica como um subterfúgio para não engordar. “A drunkorexia pode se tratar de um quadro típico de anorexia, que engloba o desejo de perder cada vez mais peso, associado à dependência do álcool para obter saciedade ou até mesmo anestesiar o sofrimento”, diz o psiquiatra Alexandre Azevedo, do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim), do Hospital das Clínicas de São Paulo. Embora o consumo do álcool e de outras drogas seja comum em 30% dos casos de transtornos alimentares, na drunkorexia a bebida ganha muito mais ênfase. “Nesse caso, não existe compulsão por comida, e sim por álcool, que fornece calorias”, diz a psiquiatra Maria Angélica Nunes, do Grupo de Estudo e Assistência em Transtornos Alimentares (Geata), em Porto Alegre.
Por isso, deve-se tratar também a dependência alcoólica. Desnutrição, interrupção dos ciclos menstruais, osteoporose precoce e problemas no fígado são algumas das graves consequências da doença.

Cuide-se!
Bronye

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Emagrecimento depende de atitude

Quem domina, você ou a comida?

Qual a melhor dieta para emagrecer e continuar magro? Essa é uma pergunta muito frequente. Há quem responda que é a pobre em carboidratos, outros dizem que é aquela com pouca gordura e outros ainda (e eu me coloco entre estes) defendem que é a equilibrada. Sem falar naquelas excêntricas que surgem a toda hora, como a da Lua, do tipo sanguíneo, de Beverly Hills etc. A meu ver, mais importante que o tipo de regime é a postura que a pessoa tem diante do alimento. Para um bom resultado quanto ao peso final (o que significa mantê-lo pelo resto da vida), é necessário controlar o que se põe no prato. Explicando melhor: por uma série de motivos (químicos, hormonais e psíquicos), pessoas com excesso de peso tendem a ser dominadas pela comida. Se elas reparam no que ingerem, emagrecem e mantêm o novo peso. Prova disso é que o simples fato de anotar os itens do cardápio, como costumo recomendar, leva ao emagrecimento. Então, preste atenção no que você come e coma de tudo!

Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos, lançado por SAÚDE!

Cuide-se!
Bronye

sábado, 16 de janeiro de 2010

Saiba usar os antibióticos

Usá-los a torto e a direito é agir como um livre-atirador sem pontaria. Em vez de matar a bactéria, você só faz fortalecê-la.
Surge, então, um monstro difícil de vencer
por ADRIANA TOLEDO (Revista Saúde)

Uma notícia recém-chegada da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, retrata bem o tamanho da ameaça representada pelo consumo indiscriminado de antibióticos: em uma pesquisa de campo com amostras de solo, os cientistas encontraram superbactérias. E elas são súper por dois motivos: toleram altas doses desses remédios e, ousadas, chegam até mesmo a devorar suas moléculas, como se as drogas fossem um banquete. Esnobam anos e anos de avanços da indústria farmacêutica.

Não sabemos se elas, em si, causam doenças em seres humanos, mas podem, sim, transferir seu mecanismo de resistência para outros microorganismos, via DNA, explica a SAÚDE! George Church, autor do estudo. Nessa espécie de transferência de tecnologia de um micróbio para outro, surgem germes causadores de infecções bem adaptados às substâncias que deveriam combatê-los.

O assunto é tão grave que, aqui, a Sociedade Brasileira de Infectologia lançou a campanha Antibiótico necessita de prescrição médica. Como o próprio mote sugere, o objetivo é alertar sobre os perigos de engolir o medicamento sem necessidade. A orientação, aliás, merece atenção redobrada nesta época do ano. Nos dias frios, as pessoas tendem a permanecer mais tempo em ambientes fechados, o que favorece as infecções, justifica o imunologista Fabio Castro, da Universidade de São Paulo.

Os desavisados cometem toda sorte de erro: recorrem ao antibiótico que foi tiro e queda em outra ocasião; passam por uma consulta relâmpago no pronto- socorro e saem de lá com uma receita, digamos, pouco personalizada; tentam curar a doença com antiinflamatório, que não é páreo para infecções bacterianas. Os microorganismos que sobrevivem ao tratamento incorreto se fortalecem, resume a infectologista Thaís Guimarães, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Aí, o paciente passa a ter infecções mais agressivas, que podem até se espalhar pelo corpo. Veja, nos quadros à direita, como você pode, sem querer, entregar superpoderes de bandeja a uma bactéria.

Nunca é demais lembrar que antibióticos não matam vírus. É o caso dos causadores da gripe e de algumas sinusites, cujos sintomas são aliviados com analgésicos e antitérmicos, exemplifica Thaís Guimarães.

E as amigdalites, campeãs no uso abusivo de antibióticos, nem sempre são provocadas por bactérias. Em 70% dos episódios, os vírus são os vilões da garganta inflamada avisa o infectologista Eduardo Medeiros, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

Só o especialista sabe diferenciar se o pivô da encrenca é um vírus ou uma bactéria, observando sintomas como aparência, febre e dor. Mais uma razão para evitar antiinflamatórios sem prescrição: "Eles aliviam a sensação dolorosa, o que dá uma falsa sensação de melhora nas infecções bacterianas. Daí a pessoa pode demorar mais para buscar orientação e receber o tratamento correto", explica Eduardo Medeiros. E o quadro se agrava.

Uma vez medicado com antibiótico, continue monitorando a febre. Se ela persiste por mais de 72 horas após a introdução da droga, isso pode sinalizar que ela não está surtindo efeito. Não perca tempo: procure seu médico. Ou você não está tomando o antibiótico certo ou a dose é insuficiente. É bem verdade que um profissional experiente é capaz de receitar a droga correta com base no olhar clínico, no relato dos sintomas, no histórico do paciente e no estado de saúde geral. Mas, por segurança, muitos tiram a prova dos nove recorrendo a exames como sorologia do sangue, teste de urina, análise do catarro e cultura. Todos eles detectam a bactéria por trás de uma infecção. Uma vez flagrada, é possível fazer ainda o antibiograma, que revela todos os antibióticos aos quais o micróbio em questão sucumbe.

Por fim, faça a sua parte
Verifique se você entendeu a receita e pergunte ao profissional sobre cuidados especiais durante a utilização da droga, aconselha Esper Kallas. Medidas simples assim evitam que seu corpo se transforme em um criadouro de monstrinhos resistentes, como os encontrados na pesquisa de Harvard.

Cuide-se!
Bronye

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Agulhadas contra o enjôo da quimio

Por Anderson Moço

Um dos piores efeitos colaterais da quimioterapia são as desagradáveis crises de náusea, que podem ser detonadas até mesmo por um simples copo d'água. Longe de ser passageiro, esse mal-estar costuma durar três longos dias. E aí o paciente, já enfraquecido, acaba se desidratando e fica ainda mais debilitado. A boa notícia é que a eletroacupuntura, que segue os mesmos princípios da acupuntura clássica, é capaz de aliviar o incômodo. "O aparelho utiliza agulhas ligadas a pequenos eletrodos que transmitem leves choques para meridianos específicos do corpo, reequilibrando a energia", explica a especialista Jeanette Ezzo, líder da pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos. "Esse estímulo também leva à produção de substâncias analgésicas que diminuem o malestar das primeiras 24 horas após a químio."

Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ginseng brasileiro contra câncer de mama

Nomes científicos: Pfaffia paniculata, Pfaffia iresinoides e Pfaffia glomerata. Também é conhecido por: ginseng brasileiro, para-tudo e batata-do-rio.
Origem: América do Sul.
Parte usada: raiz.
É indicada para: combater o estresse e o cansaço

Por Fábio de Oliveira
A espécie Pfaffia paniculata, natural do Brasil, seria capaz de combater esse tumor, concluem estudos do Laboratório de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Uma das pesquisas revelou que um tipo de extrato da fáfia, como também é chamada a planta, reduziu o crescimento de células mamárias humanas cancerosas."Aparentemente o preparado mata essas células", espanta-se a professora Maria Lúcia Zaidan Dagli, orientadora dos trabalhos. "No entanto, ainda não sabemos quais componentes desse extrato fariam isso."

Cuide-se!
Bronye

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Medicina alternativa-Toques que protegem

Elas são tão poderosas que podem até contribuir para abaixar a pressão arterial dos que estão à espera de procedimentos invasivos no coração ou mesmo cirurgias.
por GABRIELA CUPANI

Estamos falando de sessões de massagem e a observação é de médicos do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos. Já na Universidade George Washington, no mesmo país, as boas novas vêm do reiki, que parece deixar os pacientes mais confiantes, relaxados e cooperativos antes do cateterismo. Até um simples abraço mostra resultados surpreendentes nas clínicas de cardiologia americanas, com benefícios terapêuticos muito além dos óbvios, como você pode conferir no quadro abaixo.

REIKI
O método visa reequilibrar a energia do paciente por meio da imposição das mãos em pontos específicos. Estudos sugerem efeitos positivos para males como a dor e a depressão.

MASSAGEM
Pesquisas feitas em serviços de cardiologia dos Estados Unidos mostram que sessões de massoterapia ajudam a derrubar a ansiedade e a pressão arterial, além de diminuir o ritmo dos batimentos cardíacos.

O PODER DO ABRAÇO
A pressão arterial tende a ser mais baixa em gente que distribui abraços generosamente- e em quem os recebe também. Esses dados estão aparecendo em estudos feitos nas universidades americanas.

Toquem-se!
Bronye

Medicina alternativa-Distúrbios do sono

Distúrbios do sono, segundo a Medicina chinesa, têm a ver com um desequilíbrio energético que ocorre em vários órgãos do corpo.
por Beth Fernandes

Você não consegue dormir assim que se deita? O problema estaria no coração.
Quem, ao contrário, adormece rapidinho, mas sente que o relaxamento não é profundo, deveria investigar o baço e o pâncreas.
Acordar no meio da noite e não pregar mais o olho indicaria encrenca nos rins.

A fisioterapeuta Yunã Magalhães, do Centro de Alívio da Dor e Estresse, sugere técnicas orientais para reduzir a insônia. "Shiatsu, reflexologia e reiki estimulam os órgãos afetados, desobstruem os canais de energia e ajudam o corpo a entrar em harmonia", garante.


Já postei ,massagens de DO-IN.
Pesquise aqui no blog,ao lado tem ''ajuda de pesquisa nesse blog",auto-massagens num total de 38 exercícios.

Cuide-se!
Bronye

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Segredo de Spa

Salada verde

Salada verde com tomate ao molho de manjericão mantém a cabeça no maior sossego. É o que garante a nutricionista Tereza Cristina Braga Ferreira, do Praia do Forte EcoResort e Thalasso Spa, no litoral baiano. Na receita que ela sugere entram folhas como a alface, conhecida por suas propriedades calmantes. Sem falar no tomate, cheio de vitaminas B6 e C — substâncias que ajudam a aplacar a irritação.
Tome nota:
Ingredientes
1 pé de alface crespa• Meio maço de espinafre• 2 tomates cortados em quadradinhos• 2 colheres de sopa de azeite• 2 colheres de sopa de água• 1 colher de sopa de vinagre branco ou suco de limão• Folhas de manjericão trituradas• Sal a gosto

Modo de preparo
Rende 4 porções
Lave bem as folhas de alface e espinafre. Arrume-as em um prato próprio para servir. Divida com as mãos as folhas de alface(não divida com a faca,as folhas). Decore com o tomate. Misture o azeite, o vinagre, a água, o sal e o manjericão em um tigela à parte e regue a salada.

Bom apetite

Segredo de Spa

Respirar ajuda a combater o estresse

por Thais Szegö

Respirar profunda e lentamente, levando o ar até o abdômen, pode aliviar emoções como a ansiedade, a raiva, o medo e a irritação, que tomam conta da gente e podem nos fazer perder o controle.
É muito fácil. "Inspire por sete segundos, segure a respiração por um, expire contando até sete, prenda o ar por mais um segundo e reinicie a seqüência", ensina o terapeuta especializado em terapia prânica Ricardo Cneio Alves, do Kyron Spa, em São Paulo. "Cinco minutos de respiração abdominal controlada são suficientes para domar sentimentos negativos", garante.

Cuide-se!
Bronye

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Segredos de Spa

Acenda a lâmpada azul

Há dias em que o cansaço é tamanho que tudo o que você quer é chegar logo em casa, jogar os sapatos pelos ares e cair na cama. Não seja tão apressado. Para dormir tranqüilo, experimente este ritual sugerido por Leilah de Souza, professora de ioga do Lesedi Spa Holístico, em São Paulo: "Depois de um banho morno, acenda uma lâmpada azul, pingue algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro, deite-se e inspire profundamente". Isso acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.

Cuide-se!

Segredos de Spa

Banho relaxante

Sabe aqueles dias em que a raiva toma conta e parece que você vai explodir? Pois não há ira que resista a um bom banho relaxante antes de ir para a cama, sobretudo se a água for enriquecida de algumas gotas de óleo de eucalipto e uma xícara de leite. A sugestão, para homens e mulheres à beira de um ataque de nervos, é da terapeuta corporal Regina Cuzziol, do Spa Aliance, na capital paulista. Se você não tem banheira em casa, tudo bem. Espalhe a essência no corpo inteiro após a chuveirada e sinta-se renovado.

Cuide-se!

Segredos de Spa

Desintoxique seu organismo

Uma dieta simples vai deixar você mais leve e bem disposto para encarar a semana
por Alexandre Gajardoni

Desintoxicar o organismo na segunda-feira depois de um sábado e domingo de excessos à mesa vai deixar você mais leve (literalmente) e bem disposto para encarar a semana.
A dieta é simples:
*até o meio-dia, coma somente frutas. Esse é o período para eliminar as impurezas
*No almoço e no jantar, que deve acontecer antes das 8 da noite, dê preferência a alimentos crus, verduras diversas e tubérculos, como cenoura, beterraba e nabo.
*Após esse horário, trate de fechar a boca e deixe que seu corpo assimile os nutrientes. As dicas são da atriz Tânia Alves, que há 15 anos segue a linha higienista difundida pela americana Natural Health Association, em seu SPA Maria Bonita, em Friburgo, no Rio de Janeiro. "Recomendo adotar esse programa regularmente, como estilo de vida", finaliza.

Cuide-se!

Segredos de Spa

Escalda-pé

Incrementado com óleo essencial de hortelã-pimenta, ele favorece a circulação
por Fábio de Oliveira-Revista Saúde

Se um escalda-pés já é uma ótima pedida para depois de um dia daqueles, que tal incrementá-lo com o óleo essencial de hortelã-pimenta?A sugestão é da aromatóloga Sâmia Maluf, que presta consultoria ao Kyron Spa, em São Paulo. "Além de estimulante, esse óleo dilata os vasos sangüíneos, o que favorece a circulação", explica Sâmia.
Tome nota da receita: junte 15 gotas do produto numa bacia com 2 litros de água quente. Mas atenção: por ser estimulante, não é aconselhável se valer desse escalda-pés antes de ir para a cama.

Cuide-se!
Bronye