terça-feira, 27 de julho de 2010






Creatina ajuda a controlar glicemia em diabete tipo 2

26.07.10 -
 
 

A suplementação alimentar de creatina - composto derivado de aminoácidos - aliada a exercícios físicos regulares melhora o controle glicêmico de pessoas com diabete tipo 2.

 

Pesquisas do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP revelam que a creatina ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, elevada em diabéticos. A segurança do composto também foi comprovada, pois não foram observadas alterações ou sobrecarga das funções renal e hepática nos participantes do estudo.
 
A diabete tipo 2 é caracterizada pela incapacidade das células absorverem glicose da corrente sanguínea, o que é explicado pela resistência do organismo à ação da insulina. As principais indicações médicas para o controle da doença são a prática de atividades físicas e o uso de hipoglicemiantes orais.
"Ambos ajudam a jogar o açúcar para dentro da célula, e a creatina pode ter um papel nessa função também", afirma Bruno Gualano, professor do Departamento de Biodinâmica do Movimento Humano da EEFE e autor da pesquisa.
 
Os estudos constataram que a suplementação de creatina, juntamente com os exercícios físicos, é mais eficiente no tratamento da doença que os exercícios praticados isoladamente, e tão eficiente quanto à metformina - medicamento mais empregado no tratamento da diabete tipo 2.
 
Além disso, Gualano ressalta que a eficácia da creatina foi observada em conjunto às atividades, ou seja, apenas a suplementação de creatina, sem treinamento físico, poderia não resultar em benefícios.
 
A melhora observada se explica porque a creatina atuou no deslocamento, chamado de translocação, da proteína GLUT-4. "Ela fica dentro das células. Sua função é se deslocar do interior até a superfície, 'pegar' o açúcar que está fora, no sangue, e transferi-lo para dentro da célula", explica Gualano.
 
Em diabéticos tipo 2, essa função não é realizada em níveis adequados. "A creatina atuou nesse aspecto, elevando a translocação de GLUT-4 a níveis similares aos observados em pessoas sem a doença", completa.
 
Proibição
 
Até o fim de abril, suplementos alimentares de creatina tinham comercialização proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois se alegava que seus possíveis efeitos nocivos não eram conhecidos. Porém, várias pesquisas científicas já comprovaram que o composto - produzido naturalmente pelo organismo - não é prejudicial à saúde se ingerido com moderação.
As pesquisas da EEFE constataram, mais uma vez, a segurança da creatina. Não houve nenhum tipo de prejuízo aos pacientes que ingeriram o composto, em doses de cinco gramas por dia, ao longo de três meses. Uma possível sobrecarga das funções renal e hepática também não foi observada.
"Um terço dos pacientes tinham doença renal crônica e, mesmo assim, não foram constatados problemas ou alterações. O mesmo vale em relação ao fígado", aponta Gualano. Ele acrescenta: "A creatina tem um potencial terapêutico excepcional e pode ser essencial no tratamento de muitas doenças caracterizadas por perdas de força, massa muscular e óssea, cognição e sensibilidade à insulina".
 
Cuide-se!
Bronye

 

 






Soja e café atuam contra tumores e câncer, dizem estudos

26.07.10 - 13:44

Dois estudos recentes comprovaram que a soja e o café têm atuação contra alguns tumores e o câncer de próstata.

A isoflavona, substância encontrada na soja, é apontada como benéfica na redução de tumores. A ingestão do grão colabora para a diminuição do risco de câncer de mama, próstata e também de doenças cardiovasculares e diabete, segundo estudo da Universidade de São Paulo. A concentração de isoflavona é maior em bebidas puras de soja, sem o acréscimo de sucos de frutas.

Outra pesquisa mostra que tomar café e fazer exercícios físicos podem combater o câncer de próstata. A constatação é de dois estudos da Universidade de Harvard, que registraram quedas significativas no desenvolvimento da doença entre os pacientes que mantinham essas práticas rotineiramente.

Os estudiosos acreditam que o café tem influência sobre a insulina e os níveis de hormônio para diminuir os casos da doença. Exercícios como nadar e jogar tênis, ao menos três horas por semana, podem reduzir em até 35% a taxa de óbito da doença.

A caminhada é outra atividade que também ajuda. O índice de mortalidade foi 23% menor em relação àqueles que andavam menos de 20 minutos por semana.

 

Cuide-se

Bronye


 

 

sábado, 24 de julho de 2010

Amianto ainda usado no Brasil !


Brasil continua sendo o grande produtor mundial de amianto,isso se deve a pressão de grandes grupos econômicos,apontada com um dos principais motivos para que o uso desse mineral ainda seja permitido no país,segundo a avaliação de Guilherme Franco Netto,diretor de saúde ambiental do Ministério da Saúde,e especialista em saúde pública.

Essa substância,cujo uso é proibido e restrito em nada mais que 52 países,pois solta fragmentos,que podem provocar diversas doenças pulmonares quando inaladas,inclusive alguns tipos de câncer.É uma fibra natural extraído através de mineração,é barato,resiste ao calor e fogo,e é misturado ao cimento para construção de telhas e pisos,e caixas dágua.O mineral é utilizado em quase 3 mil produtos industriais,pelo baixo custo.

A discussão sobre a proibição do amianto no Brasil ainda está em curso no governo há anos.

O Ministério da Saúde é contra o uso,mas enquanto não tiver uma posição final do governo,os defensores do amianto estarão vencendo o debate,a situação atual favorece e beneficia o grupo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 125 milhões de pessoas convivem com amianto no trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho(OIT) estima que 100 mil trabalhadores morram por ano por doenças relacionadas ao amianto.

De acordo com Netto,o Ministério da Saúde tem acompanhado o aumento da incidência de câncer de pulmão no país,e doenças como mesotelioma e asbestose ligadas à exposição ao amianto.

Países do primeiro mundo ,tais como o Canadá,destinam sua produção para países menos desenvolvidos.

O Brasil é o quinto maior consumidor,e figura entre os três grandes exportadores de amianto no mundo.

Até quando os governo brasileiro vai aceitar as imposições de multinacionais,indo em encontro com a saúde do trabalhador brasileiro.

Visto que autoridades da saúde,nada faz ,ou não tomam uma providência efetiva,para banir definitivamente o uso de amianto e outros proibidos em países do primeiro mundo.

Muitos medicamentos e agrotóxicos,proibidos "lá fora",comercializados livremente aqui no Brasil,sem alguma fiscalização.Fazem vistas grossas .Enquanto isso a população brasileira sofre com doenças e mais doenças,sem nunca esquecer da máfia das induistrias e laboratórios.

Políticos poderiam fazer algo? Ah sim ,dar apoio em troca de vantagens...

Viva O BRASIL ! Terra de ninguém...bem que falou Charles De Gaulle,o "Brasil não é país sério!"

Só resta...

Cuide-se!

Bronye






quinta-feira, 22 de julho de 2010

Asma,bronquite ou bronquiolite?

Muitas crianças ,durante a época entre outono e inverno,costumam apresentar esse quadro de tosse,falta de ar,chiado no peito.Muitos pais correm para pronto-socorro,levando suas crianças (até mesmo adultos) a fazer inalação.

Essa preocupação tem fundamento,pois não é normal uma criança ter falta de ar e ficar desanimada.O ideal realmente é ir a pronto-socorro ,para saber com certeza o que pode ser.Não esquecendo que as crises costumam piorar com o tempo.É importante interromper a crise.

Durante essas crises,é difícil saber quais condições se instalaram.Mas o tratamento é similar:anti-inflamatórios , broncodilatadores, inalação(nebulizadores com medicamentos).Passada a crise é possível saber o que desencadeou a reação alérgica,explicam especialista.

Bronquite é causada ´pela inflamação nos brônquios-canais que levam o ar ao pulmão,situado logo após a faringe.Pode ser aguda(passageira) ou crônica(quando se instala por mais de três meses).A bronquite crônica pode ser indício de outras condições mais sérias.Podem ser desencadeadas por outras,como uma gripe outra condição viral ou bacteriana.Pode ter também início a partir de uma alergia,e aí ela é chamada asma brônquica ou simplesmente asma.

A asma é um tipo de bronquite,em que há envolvimento do sistema imunológico.A condição é crônica e normalmente a crise é desencadeada por um agente externi-pólen,ácaro,resíduo da descamação natrual da pele dos animais e que fica preso nos pelos.A resposta no caso é extrema e leva a uma reação alérgica,e que resulta na obstrução do fluxo de ar:a crise de asma.

Bronquiolite é uma condição mais séria,principalmente por ser mais comum em crianças de pouca idade.Para entender melhor, brônquios são parte da estrutura que leva o ar até os pulmões,como já mencionei antes.Mas no final dos brônquios,estruturas ainda menores fazem essa distribuição do oxigênio:são os bronquíolos.Inflamação nessas estruturas pode ser preocupante.

Assim como a bronquite e asma,os sintomas são tosse e o chiado no peito.Mas nesses casos,a inalação ou broncodilatadores faze pouco efeito e a crise deve ser acompanhada de perto pelo médico.

A causa da bronquiolite pode ser viral e não é caracterizada reação alérgica.

Evitar desencadear qualquer dessas situações é a melhor maneira de proteger seus filhos contra outra doença que possa instalar-se paralelamente.


Cuide-se!

Bronye





terça-feira, 20 de julho de 2010

Dicas para a hora da crise asmática

Para aliviar a asma durante a crise, o medicamento mais usado é o broncodilatador, que vem em forma de bombinhas, injeções (esses dois lados têm efeitos mais rápidos), xaropes, cápsulas ou comprimidos. O remédio dilata os brônquios e facilita a passagem do ar. Apesar de muito usados, os broncodilatadores também são vasoconstrictores - ao mesmo tempo que dilatam os canais por onde passa o ar, eles estreitam a passagem de sangue. Isso pode acelerar os batimentos cardíacos e aumentar a pressão. Antiinflamatórios e antibióticos também são usados no tratamento e na prevenção.

Dicas para a hora da crise asmática

Durante a crise, procure manter a calma e permaneça em ambientes arejados. Falar pouco e usar roupas largas (desde que não sejam de lã) também aliviam o incômodo da crise.

Exercícios que ajudam

Depois de uma crise asmática, deite a criança de lado com as pernas dobradas.

Um cinto pressionando o abdome na hora de expirar contribui para que o ar saia dos pulmões.

Nesta posição, a caixa torácica comprime os pulmões e facilita a saída do ar.

Fonte: www.santalucia.com.br


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Asma

1. DEFINIÇÃO

A asma, também conhecida como "bronquite asmática" ou como "bronquite alérgica", é uma doença que acomete os pulmões e que se acompanha de uma inflamação crônica dos brônquios. Ocorre em cerca de 10% da população brasileira, sendo mais freqüente nas crianças. Os conhecimentos iniciais sobre a doença eram restritos, mas com os avanços da medicina nas últimas décadas, passou-se a conhecer melhor suas causas, mecanismos envolvidos, surgindo novos medicamentos e tratamentos. No entanto, apesar de todos os progressos, a asma ainda hoje é uma doença problemática e que pode levar à morte. Cada vez mais acredita-se que o médico não pode atuar sozinho, mas é fundamental que o paciente (ou sua família) também possa acompanhar o tratamento, colaborando ativamente e permitindo que se consiga o controle da doença. O conhecimento da doença é uma das chaves para o sucesso terapêutico: cada paciente apresenta a "sua" asma, ou seja, a crise varia de pessoa para pessoa, podendo mesmo variar num mesmo indivíduo em diferentes fases de sua vida.

2. SINTOMATOLOGIA

Os sintomas principais da asma são: falta de ar, aperto no peito, cansaço, chiados, tosse persistente. A asma tem diferentes maneiras de manifestar-se, desde crises fortes - facilmente reconhecidas - até sintomas leves que podem passar desapercebidos. Em alguns casos, a tosse é o único sintoma. Para reconhecer a asma é preciso aprender a conhecer as diferentes maneiras pela qual ela se manifesta


Asma Fraca ou Leve

Os sintomas são discretos e esporádicos. A pessoa fica bem, sem sintomas nos intervalos das crises. Não prejudica o sono, não provoca faltas às aulas e ao trabalho, não atrapalha atividades físicas. A função pulmonar está normal ou próxima dos valores normais.

Asma Moderada ou Média

Os sintoma são mais significativos, a pessoa apresenta chiados, cansa-se mais facilmente, tem tosse. Existe prejuízo do descanso, com aparecimento de sintomas durante a noite. A asma interfere nas atividades diárias, prejudicando o estudo, o trabalho e atividades esportivas. A função pulmonar já se encontra alterada, em intensidade variável, mesmo nos momentos fora de crises.

Asma Forte ou Grave:

Os sintomas são intensos, freqüentes - em alguns casos até diários. Há um nítido prejuízo do sono e do descanso, interferindo de forma importante no desempenho escolar e profissional. As atividades físicas estão limitadas. A função pulmonar está bem baixa. A pessoa apresenta um grande reflexo da doença em sua vida. Se você suspeita que tem asma ou que seu filho(a) tem asma, procure o médico especialista: ele pode identificar corretamente a doença.


Fonte de pesquisa

www.coladaweb.com › Doenças - Asma


Cuide-se!

Bronye

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pombos ameaçam a saúde

E não se deve alimentá-los !

A presença de pombos pode provocar sérios problemas à saúde.
Eles podem nos parecer bonitinhos,lindinhos e inofensivos.Devo concordar no representa a ave,mas devo alertá-los em relação as doenças vinculadas ao pássaro.Dois tipos de doenças agudas, a criptococose e ornitose,e a histoplasmose,que é uma micose que atinge os órgãos internos.Alergias,toxoplasmose e tuberculose podem ser provocadas pela presença de um número grande de pombos.Essas doenças são transmitidas pelos fungos que estão presentes nas fezes ou nos ninhos das aves,as fezes secam ,transformam-se em poeira,altamente nociva ao corpo humano.Outro problema são as bactérias que são transmitidas durante o contato do pombo com aliementos e água.

Além das doenças,sua fezes sujam e comprometem a pintura de prédios e veículos.O acúmulo de penas entopem as calhas.

Existem várias ações que podem evitar a presença,a principal é não alimentá-los.
Infelizmente muitas pessoas acham que estão ajudanso,alimentando os mesmos,mas na verdade estão aumentando o risco de doenças.


Cuidados para evitar a ave, orientado pela Fundação Zoobotânica do RS:

Para evitar o pouso:
>Instalar armações de hastes pontiagudas em parapeitos,grandes nas janelas e marquises.
>Esses tipos de equipamentos devem ser colocados de preferência em locais altos e de difícil acesso das pessoas.
>Modificar o ângulo de inclinação de algumas superfícies,como parapeitos.
>Fios de nylon,arames ou espirais de aço instalados na superfície complica o pouso da ave.

Para evitar o acesso das aves nos abrigos:
>Identificar os pontos que podem servir para os pombos entrarem em abrigos,como telhados e forros.
>Vedar os pontos que servem de entrada das aves.
>Essa barreira pode ser feita com tela plástica,de arame,pedaços de madeira ou chapas de metal.

Para espantar os pombos.
>Existem dispositivos que produzem barulho e afastam os pombos.
>Espantalhos,similares a predadores,como gaviões,também podem ser utilizados.
>Existem repelentes químicos em formato de gel que podem ser colocados nas superfícies onde as aves costumam pousar.

Outras ações:
>Não alimente os pombos.
>Os resíduos orgânicos (fezes e penas)devem ser jogados fora em sacos fechados.
>A limpeza das superfícies com fezes deve ser feita com produto químico,luvas e máscaras.

Fonte:Fundação Zoobotânica do RS

Cuide-se!
Bronye

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Atividades físicas para controle da Asma






Pesquisa comprova eficiência de exercícios respiratórios no controle da asma

11.07.10 - 14:47

Exercícios respiratórios feitos sem a ajuda de nenhum tipo de aparelho podem melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas portadoras de asma. Foi o que comprovou a professora de educação física, Ludmila Gomieiro, durante pesquisa de mestrado na Universidade de São Paulo (USP).

A asma é uma inflamação crônica do sistema respiratório capaz de provocar extrema falta de ar no paciente. Esse tipo de doença tende a se intensificar no período de inverno, quando a umidade diminui e o frio aumenta. Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, as internações por doenças respiratórias crescem 60% nessa época.

Existem formas, entretanto, de aliviar quem vive com asma. Ludmila percebeu a eficiência dos exercícios de respiração no controle da doença ao ministrar aulas de educação física para um grupo de asmáticos. "Eu cheguei a ver alunos que chegavam em crise e conseguiam reverter a crise fazendo os exercícios respiratórios", conta.

Apesar dos benefícios da prática, ela percebeu que havia certo desinteresse pelo assunto, pouco abordado pela literatura especializada e visto como pouco importante pelos alunos e professores. "Comecei a procurar estudos que provassem a eficácia dos exercícios respiratórios. Mas, até então, não tinha nada que medisse, por exemplo, a força dos músculos respiratórios".

A partir dessas constatações, a pesquisadora desenvolveu um projeto em que avaliou a eficiência dos exercícios respiratórios em idosos com asma. Eles participaram de sessões de atividade de uma hora, duas vezes na semana, por quatro meses.

Após o período da pesquisa, os pacientes tiveram uma série de melhoras. No grupo de idosos, a pressão de inspiração máxima, um método utilizado para inferir a capacidade da musculatura respiratória, teve um aumento médio de 26,5%.

Os pacientes também relataram uma qualidade de vida muito maior do que antes dos exercícios. "Reforçando a parte estatística, eu tinha a comprovação por causa dos relatos que os pacientes fizeram ao longo do programa", explicou. "Eles chegavam e diziam: professora, eu estou conseguindo fazer faxina, lavar roupa e não ficar com falta de ar", disse ela.

Para que o efeito seja duradouro, no entanto, a prática dos exercícios deve ser constante. Segundo Ludmila, como parte da pesquisa, após os quatro meses de trabalho, os idosos ficaram um mês sem as atividades. Como resultado, a pressão de inspiração reduziu, em média, 20%.

Por conta dos benefícios comprovados  pelo estudo, Ludmila defende que a prática dos exercícios respiratórios seja incluída como parte do tratamento da asma. "Não é a cura, é um coadjuvante no tratamento medicamentoso. Mas espero que seja reconhecido e que eu veja o profissional de educação física ser inserido ali, junto com o pneumologista".

 

No próximo post,os exercícios.

 

Cuide-se!

Bronye


 

 

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Imunodepressão

Definição

É a diminuição da função do sistema imunológico. Vulgarmente, essa condição é chamada de baixa de defesas.


Funções do sistema imunológico

Fundamentalmente são duas, que são essenciais para a sobrevivência de qualquer ser vivo:
Reconhecimento de toda a classe de microorganismos e substâncias estranhas e potencialmente perigosas.
Destruição desses microorganismos e substâncias ou células estranhas.



Causas da imunodepressão


Podem ser muito variadas e, em alguns casos, desconhecidas. Estas são as mais comuns:
-Desnutrição ou má-nutrição: a deficiência em qualquer nutriente essencial, especialmente as vitaminas e oligoelementos citados a seguir, pode reduzir a atividade imunológica do organismo.


-Estresse: de tipo físico ou psíquico.


-Quimioterapia: medicação anticancerosa.


-Doenças infecciosas.

-Aids: imunodeficiência adquirida por causa da infecção por um vírus que ataca o sistema defensivo do organismo.


Alimentação

O consumo de alimentos recomendados a seguir contribui de forma especial para que esse complexo sistema de vigilância e defesa funcione corretamente.

Aumentar:
Antioxidantes
Proteínas
Oligoelementos
Frutas cítricas
Óleos
Própolis
Geléia real
Alho Iogurte
Acerola
Kiwi
Tomate
Alfafa



Reduzir ou eliminar:

Bebidas alcoólicas
Açúcar branco
Marisco

Gordura total
Café


Fonte: O Poder Medicinal dos Alimentos. Dr. Jorge Pamplona

Cuide-se!
Bronye



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como lidar com estresse


Antes de tratar das estratégias de como diminuir o estresse, alguns considerações devem ser feitas:

-Primeiro, nenhum método isolado é infalível, uma combinação de vários fatores é geralmente mais efetiva.

-Segundo, o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para todo mundo.

-Terceiro, o estresse pode ser tanto negativo como positivo.

O estresse apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, e a falta de estresse pode levar ao tédio e depressão.
E finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.

Dieta saudável
Uma dieta saudável é essencial para qualquer programa de redução do estresse. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas, e evitando o abuso álcool, cafeína e cigarro.

Exercícios
O exercício físico é uma ótima maneira de se distrair dos eventos estressantes. E o estresse lesa menos a saúde geral em pessoas fisicamente ativas. Procure uma atividade que proporcione prazer, algumas sugestões são: ginásticas aeróbicas, caminhadas, natação, yoga e tai chi. Mas comece devagar e vá aumentado a intensidade e a frequência gradualmente.

Técnicas de relaxamento
Relaxe através de técnicas específicas, como exercícios de respiração profunda, prestando atenção na respiração e respirando profunda e lentamente; relaxamento muscular, em uma posição confortável concentre-se em cada parte do corpo e sinta os músculos se relaxando totalmente; meditação; e massagem.

Técnicas cognitivas e comportamentais
Os métodos cognitivos e comportamentais são as maneiras mais efetivas para a redução do estresse. Incluem a identificação das fontes do estresse, reestruturação de prioridades, mudança na resposta ao estresse, e identificar as experiências positivas que diminuem o estresse.Considere todas as possíveis opções:

-Escutar música;
-Tirar férias;
-Se a fonte do estresse for em casa, fique um tempo à toa, mesmo se for apenas uma ou duas horas por semana;
-Substitua o tempo desnecessário com o trabalho por atividades interessantes e agradáveis;
-Tenha tempo para o lazer;
-Tenha um animal de estimação.

É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.

Fonte de pesquisa:Bibliomed

Cuide-se!
Bronye

Efeitos do estresse




Efeitos psicológicos.


Estudos sugerem que a incapacidade de se adaptar ao estresse, está associada ao início de depressão ou ansiedade. Parece que a liberação repetida do hormônio de estresse diminui a liberação de serotonina, uma substância importante para a sensação de sentimentos de bem estar. Certamente o estresse diminui a qualidade de vida reduzindo os sentimentos de prazer e realização, e os relacionamentos são freqüentemente prejudicados.


Efeitos físicos.
Aumento da pressão arterial;
Maior risco de derrame;
Maior susceptibilidade a infecções;
Distúrbios gastrointestinais, como diarréia e constipação;
Desordens alimentares, ganho ou perda excessivos de peso;
Resistência à insulina que está associada ao diabetes tipo 2, e exacerbação do diabetes;
Dor de cabeça do tipo tensional;
Insônia;
Diminuição do desejo sexual e impotência temporária nos homens;
Exacerbação da tensão pré-menstrual;
Diminuição da concentração, inibição do aprendizado e redução da memória;
Exacerbação de lesões de pele, como por exemplo, à acne.


Fonte:Bibliomed
Cuide-se!
Bronye

Estresse


O estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida.Temos então que aprender a lidar com ele,para não permitir as consequências danosas para nossa saúde.


O que é o estresse?

O estresse é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. Há muitas coisas que disparam o gatilho do estresse, que podem ser externas ou internas, agudas ou crônicas.

As externas incluem condições físicas adversas (como dor, frio ou calor excessivos) e situações psicologicamente estressantes (más condições de trabalho, problemas de relacionamentos, insegurança, etc).

As internas estão também as condições físicas (doenças em geral) e psicológicas.

O estresse agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, tem verdadeiro pavor de viajar de avião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. Entretanto, a vida moderna freqüentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida.

Dentre os fatores estressantes crônicos, estão a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança.

Cuide-se!
Bronye

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Manter a forma no inverno

Dicas de cardápio de inverno,para manter e perder peso:

- Realize de 5-6 refeições/dia. Isso manterá seu organismo ativo, além de diminuir a sensação de fome ao longo do dia;

- Prefira alimentos integrais (ricos em fibra) para promover maior sensação de saciedade;
- Evite frituras, prefira alimentos assados cozidos ou grelhados;

- Escolha o leite desnatado para preparo de bebidas quentes;

-Aprecie as diferentes variedades de chá disponíveis no mercado ou uma mistura deles e se necessário adoce com adoçante;

- Como o nosso organismo pede alimentos quentes, a sopa é uma ótima opção, desde que preparada com todos os grupos alimentares. Evite o consumo de sopas cremosas, a base de farinha de trigo ou creme de leite, embutidos e cortes de carnes gordas;

- O fondue pode ser adaptado para uma mistura de queijos magros com leite desnatado acompanhado de diversas opções de pães integrais;

-Consuma frutas, legumes e verduras crus para melhor aproveitamento da vitamina C e reforçar o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados;

-Se a vontade de comer chocolate for irresistível, prefira o chocolate amargo, pois contém menos açúcar e em quantidade moderada promove benefícios ao coração. Uma mistura de chocolate com frutas combina muito bem com a estação;

- Beba água! No inverno apesar da sensação de sede estar diminuída, precisamos ingerir líquidos para manutenção da temperatura corporal e realização de diversas reações orgânicas;

Cuide-se!
Bronye

domingo, 4 de julho de 2010

Frio ,um aliado ao emagrecimento

Com a chegada do inverno, muitas pessoas acham difícil controlar a alimentação, pois sentem mais fome.

Certamente com temperaturas mais baixas ocorrem mudanças fisiológicas em nosso organismo, que passa a queimar mais calorias para manter o calor corporal equilibrado,consequentemente o apetite aumenta, pois o organismo obtém as calorias necessárias para seu funcionamento através dos alimentos.


No inverno é preciso redobrar a atenção para o que ingerimos, pois é bastante comum chegar ao final da estação com 2 a 5 quilos a mais.Mas o frio pode ser um aliado do emagrecimento se a alimentação se mantiver saudável.Seguindo a orientação de um nutricionista, versões menos calóricas de muitos alimentos podem ser preparadas sem comprometer seu emagrecimento.

Se você for a uma reunião de amigos onde alimentos pouco recomendados serão servidos, coma sempre algo leve antes. Isso o ajudará a ingerir menos alimentos calóricos quando você não tiver opção.

O jejum por mais de 4 horas diminui o metabolismo e, assim, aumenta a necessidade de alimentos gordurosos no inverno,por isso a recomendação de nutricionista de fazer pequenos lanches ,entre as refeições principais.

É fundamental praticar exercícios físicos diariamente para manter a forma e gastar as calorias extras que você poderá ingerir nos dias de inverno.
Se o esporte que você pratica torna-se desagradável no inverno porque você fica exposto ao vento ou à água fria, procure a orientação de um preparador físico para uma possível mudança que possa dar prazer e trazer benefícios para sua saúde.

Nada de se recolher dentro de casa para esperar o frio passar. O isolamento poderá causar melancolia e até depressão. Nos países de inverno rigoroso, onde os dias são muito curtos, os sintomas depressivos são frequentes. Mas no Brasil, onde o frio é ameno, não podemos nos deixar abater por essa mudança climática tão pequena. Um bom casaco resolve o problema.

No inverno há tendência de relaxar e só quando o sol de setembro começa a esquentar, percebemos o preço do nosso descuido. Esse preço se revela quando temos que "correr atrás", tentando um emagrecimento rápido que é mais difícil e menos saudável.

É importante manter o equilíbrio com a balança durante o ano todo e escapar do efeito "sanfona". Se, no inverno, você mantiver uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente, vai aproveitar a ajuda que naturalmente o frio oferece: uma maior queima calórica.

Cuide-se!
Bronye

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Perda de peso


A perda de peso ocorre de maneira diferente em cada pessoa e é importante que se possa reconhecer os pontos fracos que surgem ao longo do caminho. Seja qual for sua dificuldade, descubra-a e programe-se para vencê-la.

Sempre encontramos dicas e fórmulas que pensamos em primeiro ato,sendo a milagrosa,mas existem problemas a ser superado que ocorrem durante o emagrecimento.

Para muitas pessoas fazer exercícios é um verdadeiro tormento,e encontrar uma atividade física que esteja de acordo com sua rotina e com seu jeito de ser é um ponto fundamental para que você a pratique com regularidade.Procure conversar com um instrutor físico, pois ele te indicará e oferecerá uma gama de atividades que se encaixam ao se perfil.
No início talvez sinta muita dificuldade , procure aumentar o tempo das atividades gradualmente (15 min, 20min, 30 minutos/dia até atingir 1 hora).

Algumas pessoas relatam necessitar do consumo de doces ou outros alimentos igualmente calóricos em porções diárias. Considerando que a ingestão destas substâncias é certamente prejudicial ao emagrecimento, sugiro reduza diariamente a porção até que se consiga eliminá-lo da dieta. Se desejar, consulte com uma nutricionista sobre os alimentos substitutivos que te ajudarão a saciar a vontade de doces e afins, sem comprometer a perda de peso.

Quando a dificuldade de emagrecer não está ligada a hábitos incorretos, mas sim a problemas emocionais, o tratamento psicológico passa a ser um item de peso para o emagrecimento. Quando não tratados, estes distúrbios podem comprometer não apenas a perda de peso, mas também a qualidade de vida do indivíduo.O mais importante é que cada pessoas saiba reconhecer seu ponto de dificuldade e lutar contra ele.

As dicas em geral,não se aplicam para todos,pois emagrecimento é um processo gradual e quanto mais conseguir eliminar as dificuldades,mais rápido atingirá o sucesso,contribuindo assim em aumentar sua auto-estima.
Comece agora!

Cuide-se!
Bronye