terça-feira, 28 de setembro de 2010

Contaminação atinge 95% dos jalecos médicos

Essa pesquisa foi realizada em Sorocaba,mas em todos os hospitais,foram constatados que profissionais desde atendentes de enfernagem,enfermeiros e área médica,eles não respeitam esses cuidados.E orientados todos foram...eu mesma quando fiz um curso,fui orientada ,a usar jaleco somente no hospital,clinica,e nunca ,jamais sair com ele nas ruas.Mas vejo isso constantemenete e fico preocupada,justamente pela contaminação.Mas os novos médicos ,enfermeiros ,muitas vezes atendente gostam de se exibir

Cuide-se !
Bronye

****************************

Pesquisa em Sorocaba



Micro-organismos encontrados podem causar infecção hospitalar; OMS indica uso do avental para proteger os profissionais de saúde.

Em vez de proteger o usuário, o jaleco médico - indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual para os profissionais do setor - pode ser fonte de contaminação. É o que indica um estudo realizado por alunas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), câmpus de Sorocaba, e divulgada ontem.
Das amostras analisadas, 95,83% estavam contaminadas. Entre os micro-organismos identificados nos jalecos está o Staphilococcus aureus, bactéria considerada um dos principais agentes de infecção hospitalar. A pesquisa foi realizada pelas alunas Fernanda Dias e Débora Jukemura, sob orientação da professora Maria Elisa Zuliani Maluf.

A proposta surgiu após a constatação de que alunos e residentes do hospital-escola do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, da rede estadual de saúde, saíam para o almoço em bares e restaurantes sem tirar o jaleco.

O objetivo foi comparar a microbiota - conjunto de micro-organismos que habitam um ecossistema - existente nos jalecos, sobretudo na região do punho e na pele dessas pessoas, com a dos não usuários. Foram avaliados 96 estudantes de Medicina, distribuídos nos seis anos da graduação, que atuam na enfermaria de clinica médica do hospital. A metade usava jalecos (de mangas longas) e a outra metade não.

¨Essa elevada taxa de contaminação pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato de os micro-organismos poderem permanecer entre 10 e 98 dias em tecidos, como algodão e poliéster¨, explica Fernanda.

O estudo mostrou que os jalecos dos profissionais estão geralmente contaminados, principalmente nas áreas de contato frequente, como mangas e bolsos. A OMS e outras instituições de referência em biossegurança recomendam a sua utilização como uma barreira de proteção contra a transmissão de micro-organismos. No estudo, a pele da região do punho estava contaminada em 97,91% dos usuários de jaleco. Nos não usuários a contaminação era de 93,75%.

Questionamento. ¨Evidencia-se que a contaminação nos usuários de jaleco não difere significativamente daqueles que não fazem seu uso, indicando que sua função como proteção pode ser questionada¨, disse a professora Maria Elisa.

De acordo com as alunas, o estudo também revela que a prática de lavar as mãos, em ambos os grupos, não está adequada. Para ela, a falta de higiene das mãos aumenta a contaminação dos jalecos.

Os resultados mostraram ainda que o número de micro-organismos patogênicos aumentou consideravelmente nas coletas realizadas entre segunda e quinta-feira, dias de maior atividade médica. Para a orientadora, a pesquisa mostrou que o jaleco pode representar um possível veículo de transmissão de micro-organismos associado à infecção hospitalar, caso seu uso não seja aliado a cuidados.

A PUC-SP pretende aprofundar os estudos para encaminhá-los à OMS.


23/09/10




Fonte: Estadão
24/9/2010 - 10:22:11
Atualizado em: 24/9/2010 - 10:22:11

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Enc: O Alzheimer



 
 


 

 


 

 

 

O Alzheimer, pelo paciente

Arthur Rivin - O Estado de S.Paulo 03/02/2010


Sou médico aposentado e professor de medicina. E tenho Alzheimer.

Antes do meu diagnóstico, estava familiarizado com a doença, tratando pacientes com Alzheimer durante anos.

Mas demorei para suspeitar da minha própria aflição.
Hoje, sabendo que tenho a doença, consegui determinar quando ela começou, há 10 anos, quando estava com 76.

Eu presidia um programa mensal de palestras sobre ética médica e conhecia a maior parte dos oradores.

Mas, de repente, precisei recorrer ao material que já estava preparado para fazer as apresentações.

Comecei então a esquecer nomes, mas nunca as fisionomias.

Esses lapsos são comuns em pessoas idosas, de modo que não me preocupei.
Nos anos seguintes, submeti-me a uma cirurgia das coronárias e mais tarde tive dois pequenos derrames cerebrais.

Meu neurologista atribuiu os meus problemas a esses derrames, mas minha mente continuou a deteriorar.

O golpe final foi há um ano, quando estava recebendo uma menção honrosa no hospital onde trabalhava.

Levantei-me para agradecer e não consegui dizer uma palavra sequer. Minha mulher insistiu para eu consultar um médico.

Meu clínico-geral realizou uma série de testes de memória em seu consultório e pediu depois uma tomografia PET, que diagnostica a doença com 95% de precisão.

Comecei a ser medicado com Aricept,que tem muitos efeitos colaterais.

Eu me ressenti de dois deles: diarreia e perda de apetite.

Meu médico insistiu para eu continuar.

Os efeitos colaterais desapareceram e comecei a tomar mais um medicamento, Namenda.

Esses remédios, em muitos pacientes, não surtem nenhum efeito.

Fui um dos raros felizardos.
Em dois meses, senti-me muito melhor e hoje quase voltei ao normal. Demoramos muito tempo para compreender essa doença desde que Alois Alzheimer, médico alemão, estabeleceu os primeiros elos, no início do século 20, entre a demência e a presença de placas e emaranhados de material desconhecido.
Hoje sabemos que esse material é o acúmulo de uma proteína chamada beta-amiloide.

A hipótese principal para o mecanismo da doença de Alzheimer é que essa proteína se acumula nas células do cérebro, provocando uma degeneração dos neurônios.

Hoje, há alguns produtos farmacêuticos para limpar essa proteína das células.
No entanto, as placas de amiloide podem ser detectadas apenas numa autópsia, de modo que são associadas apenas com pessoas que desenvolveram plenamente a doença.

Não sabemos se esses são os primeiros indicadores biológicos da doença.
Mas há muitas coisas que aprendemos.

A partir da minha melhora, passei a fazer uma lista de insights que gostaria de compartilhar com outras pessoas que enfrentam problemas de memória: tenha sempre consigo um caderninho de notas e escreva o que deseja lembrar mais tarde.
Quando não conseguir lembrar de um nome, peça para que a pessoa o repita e então escreva.

Leia livros. Faça caminhadas. Dedique-se ao desenho e à pintura.
Pratique jardinagem. Faça quebra-cabeças e jogos.

Experimente coisas novas. Organize o seu dia.

Adote uma dieta saudável, que inclua peixe duas vezes por semana, frutas e legumes e vegetais, ácidos graxos ômega 3.
Não se afaste dos amigos e da sua família.

É um conselho que aprendi a duras penas.

Temendo que as pessoas se apiedassem de mim, procurei manter a minha doença em segredo e isso significou me afastar das pessoas que eu amava.

Mas agora me sinto gratificado ao ver como as pessoas são tolerantes e como desejam ajudar.
A doença afeta 1 a cada 8 pessoas com mais de 65 anos e quase a metade dos que têm mais de 85.

A previsão é de que o número de pessoas com Alzheimer nos EUA dobre até 2030.
Sei que, como qualquer outro ser humano, um dia vou morrer. Assim, certifiquei-me dos documentos que necessitava examinar e assinar enquanto ainda estou capaz e desperto, coisas como deixar recomendações por escrito ou uma ordem para desligar os aparelhos quando não houver chance de recuperação.

Procurei assegurar que aqueles que amo saibam dos meus desejos. Quando não souber mais quem sou, não reconhecer mais as pessoas ou estiver incapacitado, sem nenhuma chance de melhora, quero apenas consolo e cuidados paliativos.


ARTHUR RIVIN FOI CLÍNICO-GERAL E É PROFESSOR EMÉRITO DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA 

 

 

   



 


 

.

__,_._,___

 

 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Diverticulite

O que é?

Ela não chega a ser o mal do século, mas ninguém discute que tem aumentado o número de suas vítimas, sobretudo entre pessoas com menos de 40 anos. Para os gastroenterologistas, é quase unânime: a diverticulite está em expansão. Não faltam hipóteses para justificar a maior ocorrência dessa inflamação em intestinos mais jovens. A alimentação desregrada e o baixo consumo de fibras são apontados como os principais fatores. Ambos colaboram para um aumento da pressão interna do intestino, dificultando a passagem do bolo fecal. E o desfecho dessa história é o aparecimento de divertículos, pequenas bolsas de 5 a 10 milímetros formadas na parede do intestino grosso, de dentro para fora, principalmente numa região conhecida como cólon sigmoide, situada do lado esquerdo e inferior do abdômen.

Para entender melhor como essa doença se manifesta, é preciso desmitificar alguns conceitos. A mera presença dos divertículos não significa que o intestino é refém de uma diverticulite. Nesses casos, ocorre o que os especialistas chamam de diverticulose. Muita gente tem, mas nunca tomará conhecimento dela, devido à ausência de sintomas. Já a diverticulite para valer nunca passa despercebida e dá as caras quando as tais bolsas se inflamam ao acumular pedacinhos de fezes endurecidas.

“Não sabemos por que alguns divertículos ficam inflamados e outros não. Mas tudo leva a crer que esse processo inflamatório se inicie com uma microperfuração na sua parede”, explica o gastroenterologista Adércio Damião, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em idosos, isso é mais comum por causa da flacidez da musculatura intestinal. “Só que hoje a doença atinge os jovens devido aos hábitos inadequados e às refeições pouco saudáveis”, opina o coloproctologista Sérgio Nahas, professor da Universidade de São Paulo.


*********************
Aos primeiros sinais,fique alerta!

Os primeiros sinais

Dor abdominal
Ocorre sempre do lado esquerdo do abdômen e é semelhante às dores de uma apendicite.

Mudança do hábito intestinal
Diarreia alternada com constipação, além de mudança da forma e da consistência das fezes, com possível presença de sangue.

Febre e náusea
Em sua presença, há indício de processo inflamatório com possibilidade de abscesso e surgimento de pus.

Ardência ao urinar
Os sintomas são parecidos com os de uma infecção urinária, sem contar a sensação de peso na bexiga.

Flatulência
Desconforto abdominal e gases.


Quando a diverticulite se agrava, pode ainda levantar a suspeita de um câncer intestinal, já que em ambos os tormentos tendem a ocorrer dores abdominais muito fortes e a obstrução do tubo digestivo. A tomografia computadorizada e a colonoscopia são os exames recomendados para avaliar as paredes do intestino e desfazer o mistério, indicando a causa do sofrimento. Como a diverticulite não aparenta ser hereditária, qualquer um está sujeito a deparar com ela. Daí por que o melhor tratamento é se prevenir, cuidando sempre da alimentação para evitar, amanhã ou daqui a algumas décadas, tantas complicações.


Cerca de 80% dos pacientes com diverticulite melhoram diante de uma terapia à base de antibióticos orais ou injetados na veia, dieta líquida e emoliente fecal. Afora isso, um menu caprichado em fibras agiliza a resposta à terapia, porque facilita a evacuação. São necessários alguns dias para controlar uma crise. Para que não ocorra um novo episódio e o problema não piore, mudanças na alimentação são indispensáveis. Além disso, o paciente deve praticar exercícios físicos — sempre com a supervisão de um profissional — porque eles estimulam o trânsito intestinal. Recomenda-se também evitar o consumo de leite e derivados, bebidas gasosas, castanhas e frutas com sementes.

Fonte de pesquisa:Revista Saúde-por Jacqueline Manfrin

Cuide-se!
Bronye

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dor de coluna bacteriana

Talvez essa dor que você sente nas costas seja uma infecção!

Pesquisadores do Royal Orthopaedic Hospital de Birmingham,na Inglaterra,descobriram que um surpreendente número de pacientes que sofrem de dor ciática-dor que se estende das costas,às pernas-tinha microorganismos infecciosos na região do nervo ciático.Em um grupo de 140 pessoas,43 tinham uma bactéria,e entre os 36 pacientes com dor ciática aguda,19 apresentavam infecção.
Os pesquisadores teorizavam qu alguns casos de dor lombar podem ser causados por infecções crônicas leves.Quando ocorrem pequenas lesões dos discos intervertebrais por traumatismos (do dia a dia),abre-se o caminho para entrada dos microorganismos.
Os médicos examinaram um grupo maior de portadores de dor ciática e testarão o uso de antibiótico.

Cuide-se!
Bronye

domingo, 12 de setembro de 2010

Uma taça de vinho diário

Pena que o álcool faça mal ao resto do corpo!

Não é comum poder sentir-se virtuoso e auto-indulgente ao mesmo tempo.Por isso ,saber que beber com moderação faz bem ao coração,torna uma taça de vinho especialmente deliciosa.

Estudos sugerem que mais de duas doses de bebida por dia duplicam o risco de câncer de cólon(intestino).E mulheres que tomam duas doses diárias ,podem aumentar em 40% o risco de câncer de mama.

Se você aprecia o aroma,bouquet e a alegria encerrados em uma taça de vinho,diária,deve considerar a hipótese de conviver com uma dose diária de ácido fólico,o que é excelente.

Alguns estudos sugerem que,quando se toma bastante dessa vitamina B,o risco de câncer de cólon ou de mama,diminui.Uma das pesquisas indicou que o efeito protetor aparce em doses entre 400 e 600 microgramas.


Ps*Para aumentar o folato(acido fólico ) Vit B.,aos níveis desejados ,seria necessário beber de quatro a nove copos de suco de laranja(natural,sugiro),ou comer duas xícaras de espinafre cozido ,por dia.

Cuide-se!
Bronye

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cansado?

Água é o remédio

Segundo especialistas,a fadiga é um sinal precoce de desidratação.
Fique atento ao consumo de líquidos e você conseguirá manter a disposição.Embora seja possível tirar de um terço a metade de suas necessidades diárias de água dos alimentos,ainda assim precisa de oito copos ou mais de líquidos para ficar bem.
Certifique-se de que pelo menos cinco sejam de águ e acrescente um copo a mais
cada vez que consumir uma substância diurética-bebida que fazem eliminar líquidos-tais como café e bebidas alcoólicas.

Cuide-se!

Bronye

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Você faz dieta das proteínas?


Então pode estar com deficiência de vitamina B-ácido fólico e cálcio.

Embora seja louvável manter-se em forma,alguns programas de emagrecimento podem deixá-lo suscetível a deficiências nutricionais.A dieta do Dr.Atkins,por exemplo,restringe carboidratos e aumenta as proteínas.Limitando o consumo de várias das melhores fontes alimentares da vitamina B,conhecida como folato( na forma sintética>ácido fólico),frutas ,grãos e cereais.

Considerando os níveis adequados dessa vitamina(B),foram associados a um menor risco de enfarte,AVC,alguns tipos de câncer e outras enfermidades.

O mais impressionante é que uma deficiência drástica aumenta o risco de mulheres terem bebês com anomalia congênitas devastadoras.

Dependendo do teor calórico,essa dieta é pobre não só em ácido fólico,mas também em fibras,cálcio e outros nutrientes(para não mencionar o excesso de gorduras saturadas).

Fonte:A palavra folato vem de folhagem;folhas verdes são cheias dele.
Graças processos de enriquecimentos,os cereiais matinais também contêm uma quantidade respitável.Além disso acrescentando leite desnatado ou semi-desnatado ao cereal,você estará a meio caminho de preencher suas necessidades de cálcio.
Entretanto caso opte em não adaptar sua dieta,seu planejamento de refeições deve incluir 600 miligramas de cálcio em suplementos e uma multivitamina com 400 microramas de ácido fólico.

Vale lembrar que mulheres em idade fértil devem dar atenção especial a esses níveis diários.

Cuide-se!
Bronye

domingo, 5 de setembro de 2010

Dietas saudáveis



Necessidade:Vitamina E

Talvez você esteja errado ao tentar acertar na alimentação,eliminando gordura,mas necessitamos sim de vitamina E.

Para atingir a dose recomendadadessa vitamina,segundo Maret G.Traber,nutricionista especialista em vitamina E ,da Universidade do Oregon,é preciso comer gordura.Basta que a gordura seja do tipo que faz bem ao coração,então substitua,por exemplo ,o molho cremoso ou maionese por gorduras monoinsaturadas,como azeite ou óleo de canola.

Mesmo que você encha a comida de azeite,dificilmente conseguirá ingerir a quantidade de vit.E ,que alguns estudos indicam ser necessária para reduzir risco de doença cardíaca e talvez aumentar imunidade e combater a doença de Alzheimer.Para atingir esses níveis ,vai precisar de suplementos vitamínicos.


Fontes:Além do azeite e do óleo de canola,sementes de girassol,amêndoas.
Se você quiser tomar suplementos,experimente a vit.E pura,pois complexos de vitaminas contêm a dose diária recomendada de 15 miligramas.
Procure produtos que contenham de 200 a 400 unidades de vit.E,natural ou sintética.


Cuide-se!

Bronye


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Livre seu fígado da gordura


Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com esse distúrbio. Aprenda sete estratégias à mesa que ajudam o órgão a emagrecer
 
>Maneire no carboidrato
 
"Ele é o grande vilão da história", define a nutricionista Luciana de Carvalho, do departamento de gastroenterologia da Universidade Federal de São Paulo. "Isso não significa que pães e massas devam ser abolidos do dia-a-dia", esclarece a especialista. "Mas é preciso consumi-los com moderação."

*************
>Cuidado com algumas gorduras
 
Quem se abarrota de carnes vermelhas, manteiga, frituras e biscoitos industrializados leva para dentro do organismo um batalhão de gorduras saturada e trans. Daí, a silhueta e, claro, o fígado engordam.
 
*************
>Invista nas fibras
 
 A aveia, o farelo de trigo, as massas integrais, as frutas e as verduras são exemplos de fontes dessas substâncias que se revelam grandes aliadas de um fígado em forma.
 
*****************
>Aposte nas gorduras do bem
 
Estamos falando dos ácidos graxos monoinsaturados e dos parceiros polinsaturados. Com o perdão dos palavrões, são essas as gorduras que merecem respeito porque ajudam o fígado emagrecer.
 
****************
>Conte com eles: os antioxidantes Ícones de qualquer alimentação balanceada, os vegetais são os principais reservatórios das substâncias que enfrentam os radicais livres, moléculas que podem prejudicar o corpo - e o fígado.
 
 
>>>Atenção ao álcool
 
Eis um assunto que merece bastante cautela. Quando o fígado engorda mas ainda não se tornou refém inflamações - só nesses casos -, pode-se tomar até uma taça de vinho tinto (de 100 a 200 mililitros) por dia.
 
********************
>Perca peso, mas vá devagar
 
 É necessário manter o rigor - aliando a dieta à prática de exercícios físicos - para emagrecer, mas é loucura tentar mandar para o espaço quilos e quilos num curto espaço de tempo.
 
Fonte:Revista Saúde
 
Cuide-se!
Bronye


 
 

 

 

Artrose-ferrugem articular

Ferrugem articular

A artrose pode acometer o joelho, a coluna, o quadril, o ombro e até os dedos. Entenda o que ocorre quando ela aparece.

articulações

1- A articulação é uma estrutura que conecta um osso a outro. Nesse espaço, uma cartilagem amortece o impacto dos movimentos e impede que as peças do esqueleto se choquem. Quando mexemos a junta, a cartilagem é banhada e alimentada pelo líquido sinovial.




**************************

articulações

2- A idade, o uso inadequado, o sedentarismo e o excesso de peso favorecem um desgaste progressivo da cartilagem. É esse o fenômeno conhecido como artrose. Com o tempo e a degeneração da cartilagem, há uma redução do intervalo entre os ossos.



*********************




articulações



3 -

Nesse espaço restrito, ocorre uma reforma anatômica. Como a cartilagem não se regenera, os ossos tendem a crescer e se deformar, gerando os osteócitos, os bicos de papagaio. O impacto de um osso contra o outro causa dor e dificulta a movimentação.


Fonte:Revista Saúde


Cuide-se!

Bronye



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Celular e os malefícios à sua saúde


As novas tecnologias podem causar vários problemas físicos e psicológicos em uma pessoa que faça muito uso ou não toma as precações necessárias. Nesta página você irá encontrar problemas que o aparelho celular pode vir a causar. Com a modernização da aparelhagem de informática as pessoas cada vez mais ficam viciadas nos computadores, permanecendo mais tempo diante deles. Esse uso excessivo acarreta problemas para essas pessoas. Curas alternativas para estes problemas podem ser encontradas na homeopatia ou no Reiki.

Efeito da radiação no corpo humano

As antenas e os celulares emitem um tipo de radiação que pode causar sérios problemas no organismo. Isso acontece quando a radiação chega ao cérebro, que vai se contrapor ao equilíbrio normal do organismo, que não está adaptado às agressões eletromagnéticas ou a radiação.

A potência elevada da radiação e a frequência das ondas poderiam causar a ruptura do DNA, alteração do sistema imunológico, como mudanças no metabolismo do corpo humano, que seriam as alterações do sistema nervoso central, distúrbios hormonais, câncer e tumores no cérebro. Isso ocorre principalmente no cérebro, pois o crânio tem a abertura do canal auditivo que é uma área onde a radiação pode entrar. Essa ocorrência se da pelo fato do comprimento das ondas emitidas por um aparelho celular ser de aproximadamente 30 cm, o que coincide com a distância da cabeça até o celular. Com isso, o usuário recebe de 40% a 60% da radiação emitida pelo celular ao utilizá-lo com a antena levantada. Pessoas que usam marca-passos ou outros implantes eletrônicos também não devem se expor à radiação ainda que em curtos períodos ou níveis aparentemente baixos.
A distância mínima de uma torre deve ser o equivalente a um raio de 50 metros, se não for respeitado, a radiação pode fazer mal a pessoa (como dito anteriormente). E em São Paulo as antenas são instaladas a menos de 50 metros das residências.

Tabela 1

Torres de TV - de 1 watt a 50 mil watts

Torres de FM - de 1 watt a 30 mil watts

Torres de celular - de 20 mil watts a 50 mil watts

Conforme o tamanho da torre a radiação pode ser maior ou menor.

Problemas

De acordo com o IBOPE, dez anos atrás(2000), existiam 8,4 milhões de usuários de telefone celular no Brasil. Estimava-se que no mundo inteiro houvesse mais de trezentos milhões de usuários de telefonia celular.

É certo afirmar que mais da metade destes usuários não sabem que eles estão prejudicando suas vidas e de várias outras pessoas também. Para que os aparelhos celulares funcionem é necessário que haja uma radio base (que são as antenas de celulares). Essas antenas têm um nível de radiação muito mais forte que a do celular, pois a radiação do celular fica penas 30 centímetros de diâmetro em volta de sua antena (isso já é o suficiente para fazer mal o usuário) em quanto da rádio base fica a mais ou menos 50 metros de diâmetro em volta dela.

No Brasil podemos colocar essas antenas em qualquer lugar sejam perto de escolas, residências, hospitais, e como a radiação está há 50 metros de sua base os pacientes, os médicos, as crianças, os professores e os residentes que vivem perto das antenas já podem ter alguma doença causada pela radiação e não saberem.

Como esses aparelhos celulares não dão informações sabre o perigo que a radiação pode causar a sua saúde, você pode processar o fabricante, como fez David Reynard quando sua mulher morreu com um tumor no cérebro que contraíra da radiação que o celular emite.

Cuidados básicos

· Não coloque o aparelho celular no ouvido de bebês e crianças muito pequenas;


· Fale durante 6 minutos, no máximo, a cada ligação;


· Transfira a ligação do celular para o telefone fixo, sempre que possível;


· Celulares digitais são menos tóxicos do que analógicos;


· Dores de cabeça, náuseas, azia, problemas de vista e impotência sexual podem ser sintomas de exposição à radiação em excesso.


· A radiação em excesso afeta especialmente o sistema nervoso central e causa a perda da flexibilidade muscular;


· Manter o aparelho celular longe da cabeça


Solução possível


A preocupação com a relação entre o câncer do cérebro e o uso de telefones celulares fez surgir patentes e uma indústria florescente de escudos protetores que, segundo afirmam os diversos fabricantes, estes escudos servem para filtrar a radiação emitida pela antena.


Este escudo filtra até 90% da radiação emitida pelo aparelho. Esta solução é bastante eficaz pois como nosso corpo absorve de 40% a 60% da radiação emitida e o escudo absorve 90% da radiação, o nosso corpo irá absorver de 40% a 60% da radiação que não foi absorvida ou seja 04% a 06% de toda a radiação.


intra.vila.com.br/.../..%5Ccaio%20_b%5Ccelular.htm



Cuide-se!


Antenem-se!"


Bronye

AÇÚCAR  OU  FRUTOSE ?

 

Encontrar pessoas que pensam em ganhar saúde, trocando o velho e manjado açúcar pela moderna frutose é muito comum. Mas, mesmo que isso pareça estranho, trocar o açúcar por frutose pode ser um erro. Há muitos anos tenho orientado meus pacientes a reduzir o consumo de frutas, especialmente em sucos naturais, que necessitam de uma grande quantidade de frutas para encher um copo.

O açúcar que contem a frutose causa obesidade, hipertensão, diabetes e outros problemas. O dr. Richard Johnson, da Universidade do Colorado, EUA, autor do livro Sugar Fix, afirma que suco de fruta é tão prejudicial à saúde quanto bebidas à base de cola, como os tão temidos refrigerantes. 

Por isso, substituir açúcar por frutose não é uma boa troca. Frutose aumenta os níveis de ácido úrico no sangue. Quando esse ácido é encontrado acima de 5 mg/dl na corrente sanguínea, é preciso ficar atento, por que isso pode ser um forte indício de futuros casos de hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal e obesidade. Reduza o consumo de frutose, especialmente se já tiver esses problemas ou estiver acima do peso. O cuidado também deve ser tomado com crianças que muitas vezes substituem a água por sucos. Mas o consumo não exagerado de frutas, principalmente as ricas em vitamina C, é aceitável. Frutas ricas em vitamina C são poderosos antioxidantes e combatem os efeitos negativos da frutose. Sucos de laranja ou grapefruit, por exemplo, são os melhores para consumo por serem ricos nesse tipo de vitamina. Do outro lado da tabela encontramos os sucos de pêra e maçã, que são ricos em frutose e pobres em vitamina C.

Antes de comprar produtos ditos mais saudáveis, leia sempre os rótulos de sucos industrializados e evite os de alta concentração de frutose de xarope de milho. Essas medidas podem deixa ajudar você a ter uma alimentação mais saudável.

 

Fonte:Minha Vida

 

Cuide-se!

Bronye