sábado, 30 de outubro de 2010

Câimbras e hidratação

Hidratação adequada e alongamentos frequentes, resolvem os problemas das maiorias das pessoas com câimbras idiopáticas, ou seja, aquelas que não são causadas por nenhuma doença específica. O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina. Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro.



Urina mal cheirosa pode indicar desidratação ou infecção urinária.


A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uréia. Quanto maior for a concentração desta, mais forte será seu cheiro. Na grande maioria dos casos, uma urina mal cheirosa indica uma urina pouco diluída. Em geral é uma urina com cor amarelo forte.

O primeiro passo portanto, é aumentar a ingestão de líquidos. Não existe um número mágico. Tem que se beber líquidos até a urina ficar transparente. Às vezes, são necessários até 3L de água por dia. Além de melhorar o cheiro, uma urina diluída impede a formação de cálculos renais.
Se incomodar muito o cheiro,procure consulte seu médico,pois além das bactérias e DST,outras doenças e certos medicamentos interferem na característica da urina.




Leia mais: http://www.mdsaude.com/


Cuide-se!
Bronye

Sobre câimbras

Banana evita câimbras?

Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício o músculo depleta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia. Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o "lixo" metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. Uma boa hidratação ajuda a "lavar" esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.

Portanto, teoricamente a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. Porém, esse truque não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar

Leia mais: http://www.mdsaude.com

Sobre câimbras

Como evitá-las?

Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para sedentários, boa hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios em dias muito quentes.

Existe um grupo de pessoas que apresentam câimbras noturnas, principalmente nos membros inferiores (panturrilha e pés em geral). Em geral apresentam a chamada câimbra noturna idiopática (sem causa aparente). São pessoas normalmente com história familiar e que não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o quadro.

Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. Algumas pessoas precisam de sapatos especiais que evitam contrações involuntárias.


Leia mais: http://www.mdsaude.com

Sobre câimbras

A câimbra ou cãibra é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez. Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações

Os mais comuns são:
- Panturrilhas ou gemelares (batata da perna)
- Músculos anteriores e posteriores da coxa
- Pés
- Mãos
- Pescoço
- Abdômen

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta normalmente é causada por:

- Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço)
- Desidratação (atenção para quem usa diuréticos)
- Alterações hidreletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.
- Gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo)
- Como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo.
- Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia
- Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias)
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas (leia: VARIZES Causas e Tratamento)
- Longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada.
- Alterações estruturais como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho)
- Insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática.
- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6 (leia: MITOS E VERDADES SOBRE VITAMINAS)
- Anemia

Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras.



Algumas drogas podem ser a causa:

- Diuréticos, principalmente a furosemida (Lasix®)
- Donezepil (usado no Alzheimer)
- Neostigmina (usada na miastenia gravis)
- Raloxifeno (usado para osteoporose e câncer de mama)
- Remédios para hipertensão, principalmente a nifedipina (Adalat®)
- Broncodilatadores para asma como Salbutamol
- Remédios para colesterol como o clofibrato e lovastatina.

Em pessoas acima dos 60 anos, câimbras frequentes podem ser sinais de aterosclerose, com diminuição da circulação sanguínea para determinado grupamento muscular por obstrução do fluxo por placas de colesterol (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL))


Leia mais: http://www.mdsaude.com

segue>>>>

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia das Bruxas


Enviado por;J.C.D.N
 
FELIZ DIA DAS BRUXAS...HAPPY HALLOWEEN








 
 

via Vassourando de Bruxx em 26/10/10

GIFS: Dia das Bruxas - Halloween






                  
                            




Este artigo pertence ao www.vassourando.com. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui: