segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Oito benefícios do hidratante facial

Um bom hidratante facial, com FPS, é capaz de fazer muito mais pela sua pele do que simplesmente deixá-la macia e com o toque aveludado. Se você tem o hábito de usar o produto diariamente, saiba que está muito bem munida contra rugas, flacidez, manchas e o envelhecimento precoce. A seguir, a dermatologista Carla Albuquerque lista 8 motivos para não desgrudar desse creminho mágico.

1. Evitar o ressecamento: a pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação. Aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão também ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido. "Além disso, quando está seca, a pele pode ter a sua função de proteção comprometida, favorecendo doenças e infecções", acrescenta a dermatologista.

2. Proteger contra a poluição: os hidratantes que são enriquecidos com substâncias antioxidantes na formulação, tais como as vitaminas C, E e coffeberry podem ajudar a neutralizar os radicais livres e diminuir os danos oxidativos causados pela poluição.

3. Prevenir manchas: uma das principais causas das manchas na pele é a exposição excessiva e inadequada à radiação solar. "Os hidratantes que contém FPS e ativos clareadores na sua composição podem ajudar não só a prevenir manchas, como a clareá-las", diz Carla Albuquerque. Além do mais, o hidratante protege e mantém as propriedades da pele, dando a ela mais força para se reparar.

Hidratante facial - Foto Getty Images

4. Melhorar a luminosidade: uma nutrição adequada devolve viço à pele. Quando está desidratada, a pele geralmente fica opaca, áspera, sem vida. "Quando recuperamos a hidratação, através da aplicação de um bom hidratante, melhoramos seu aspecto, com consequente melhora da sua luminosidade", explica a dermatologista.

5. Afastar o envelhecimento precoce: o processo de envelhecimento está ligado a perda gradativa da hidratação natural da pele. "Com o hábito de hidratar a pele regularmente, nutrimos as células e podemos retardar ou pelo menos minimizar esse processo", afirma Carla. As versões com filtro solar também protegem contra a radiação solar, evitando as manchas, flacidez e rugas características do fotoenvelhecimento.

6.Controlar o brilho e a oleosidade: existem no mercado hidratantes com ativos que ajudam a controlar o brilho e oleosidade. São produtos que possuem o chamado efeito matte ou matizador. As formulações específicas para a pele oleosa também controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos, tais como o ácido azeláico e glicólico.


7. Dar mais tônus à pele: alguns hidratantes acrescentam na sua formulação ativos como o THPE, que conferem o efeito "lifting" e ajudam a melhorar o tônus da pele, dando mais firmeza.

8. Proteger contra a radiação solar: hidratantes com filtro solar ajudam a proteger a pele contra a radiação UVA e UVB, grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e, nos casos mais graves, o câncer de pele. O raios nocivos destroem as fibras de colágeno da pele, responsáveis pela firmeza e elasticidade, favorecendo manchas, rugas e flacidez.

Por Minha Vida Publicado em 7/12/2010


Cuide-se!

Bronye

sábado, 18 de dezembro de 2010

Oito dicas que ajuda a lidar com pressão e estresse

Por especialistas


No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas.

Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas que costumam viver em constante cobrança consigo mesma. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço na vida da pessoa.

A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. Mas é preciso pensar e considerar qual é a importância da aprovação externa em sua vida, para que o desgaste seja diminuído.

Para evitar o estresse e o desgaste que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobrança, preste atenção nas suas ações e procure incorporar novas atitudes.

Confira abaixo formas de lidar com as situações de pressão:

1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desânimo, falta de força e de estimulo para cumprir o que foi delegado.

2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação.

3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para esquentar a cabeça do que um comentário maldoso.

4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal.

5- Analise e assuma a sua responsabilidade pelos atos: Diante de um conflito reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas.


6- Cuide da saúde: procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo.

7- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionam relaxar e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções.


8- Se respeite: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas.


Fonte:MInha Vida Saude,Alimentação e Bem- estar

Cuide-se!
Bronye

domingo, 12 de dezembro de 2010

Alimentos de cor alaranjada podem estar associados à longevidade



Pesquisa aponta que pessoas com altos níveis de alfa-caroteno no sangue vivem mais

Pessoas com altos níveis de alfa-caroteni no sangue-o antioxidante encontrado em frutas e vegetais de cor laranja-vivem mais e têm menor probabilidade de morrer de doença cardíaca e câncer do que pessoas com pouca ou nenhuma quantidade de alfa-caroteno no sangue,de acordo com estudo publicado online no Archives of Internal Medicine.

A pesquisa não aprova a relação de causa e efeito,apenas uma associação.Pesquisadores analisaram níveis de alfa-caroteno em amostras de sangue de mais de 15 mil adultos que participaram de um estudo de acompanhamento da terceira Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição,de 1988 a 1994.

Até 2006,os pesquisadores observaram que 3.180 participantes tinham morrido.Os que tinham maiores níveis de alfa-caroteno tiveram maior probabilidade de terem sobrevivido,mesmo depois que os cientistas controlaram variáveis como idade e tagagismo.

Confira alguns exemplos de alimentos de cor alaranjada:

_Mamão

_Cenoura

_Laranja

_Nectarina

_Manga

_Abóbora

_Pêssego

_Damasco


Fonte :Caderno Vida ZH-12/12/10


Cuide-se!

Bronye

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

10 dicas para respirar melhor

Uma boa respiração desetressa,clareia a mente,ajuda a prevenir doenças...
Viva melhor,respirando!
(BEM YOGA)

1-Vá devagar
Quanto mais rápido você respira,maior é o estresse descarregado no organismo.O rítmo de inspirar e respirar deve ser suave como uma canção de ninar:delicado,suave e agradavelmente fluido.

2-Mexa a barriga
Quando inspiramos nosso diafragma desce até o abdômen .Na expiração ,ele retorna para perto do coração,e aí a barriga volta ao seu lugar.Dê uma olhadinha para baixo:a sua está mexendo?Se não ,é sinal de que você não está respirando como deveria.

3-Prolongue as respirações
Momentos de estresse costumam vir acompanhados de expirações curtas e fracionadas.Qunado se está relaxado,a expiração é mais longa que a inspiração.Preste atenção nisso.O ideal é que inspire sempre em um tempo,e expire em dois tempos.Se você leva dois segundos para inspirar,expire em quatro segundos.

4-Pare tudo e respire
Por mais zen que alguém seja,tem horas em que não dá para evitar preocupação ou estresse.Note se sua respiração começar a ficar alterada,e canalize toda atenção unicamente para a entrada e saída de ar.Ficar atento a esse processo,sentindo o fluxo do oxigênio pelo corpo,já é um relaxamento e tanto.

5-Relaxe os músculos
Quando estamos nervosos ,contraímos a musculatura,em especial dos ombros e garganta Evite este problema relaxando o maxilar,o pescoço,a garganta e ombros.Tente visualizar o trajeto interno do ar,desde os pulmões,relaxando os músculos gradualmente enquanto respira.

6-Tome cuidado com a postura
Costas curvadas prejudicam a entrada,saída e distribuição do ar,resultando na falta de energia.cansaço e dores por todo o corpo.Se você passa muito tempo sentado,que tal uma boa alongada e endireitar a coluna a cada hora.Comece agora!

7-Respire com o corpo todo
Visualize o bebê dormindo,enquanto ele dorme ,sua barriguinha incha e desincha,sobem e descem,sua espinha se ondula gentilmente.È uma mini-massagem completa nos músculos capaz de aquietar cada célula interna.Então aprenda com os pequenos!

8-Faça pausas após cada expiração
Quando estamos relaxados ,o final de cada expiração é pontuada por uma pequena pausa,naturalmente.Valorize essa pausa.Inspire,segure o ar,expire e então dê dois segundos aos pulmões.Assim fica mais fácil relaxar.

9-Deixe o ar entrar
Abra as janelas de sua casa,bata o pó dos tapetes,deixe a luz e ar entrar em todos os cômodos.E sempre que puder,mergulhe na natureza em busca de ar puro.Mesmo as grandes metrópoles oferecem espaços arborizados e tranquilos para que você possa encher os pulmões de saúde.Então não tem desculpa.

10-Mantenha a calma
Nossa respiração é influenciada pelo nosso estado mental.Mente agitada produz respiração também agitada.Mente tranquila,respiração idem.Pense nisso.Siga seu ritmo,por mais que o mundo peça que você corra.Será mais saudável e mais produtivo.

Fonte:Jornal Bem Estar
Extraído do www.triada.com.br

Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ética Médica sob suspeita



Laboratórios levam médicos a receitar remédios mais caros,médicos distorcem as pesquisas e colocam pacientes em risco.

Duas péssimas notícias sobre a prática médica,cada vez mais impregnada de interesses escusos.

>A primeira,vem de uma análise de 58 estudos,publicada no "PloS Medicine".A constatação:médicos tendem a receitar drogas promovidas por empresas farmacêuticas,levando pacientes a pagar mais por tratamentos que nem sempre são os mais adequados.
Segundo o líder do estudo,Geoffrey Spurling,da Universidade de Queensland,Austrália,isso vai contra os melhores padrões de prescrição.Nos EUA,por exemplo,o governo recomenda que as pessoas tratem hipertensão e diabetes com genéricos,antes de recorrerem a drogas mais caras.Spurling diz que os médicos deveriam buscar informação não apenas com laboratórios,cada vez mais interessados em vender seus produtos sob quaisquer circunstâncias.

>A segunda:Alguns médicos estão pedindo transfusões de sangue desnecessárias e até perigosas para pacientes com câncer,para encaixá-los em testes clínicos de novos tratamentos.
A acusação é de um grupo de pesquisadores que descobriu um caso de uma mulher com câncer avançado cujo médico pediu uma transfusão desnecessária,entre outras histórias semelhantes.

De acordo com o especialista em ética Blair Henry,que ajudou a escrever a denúncia publicada no "New England Journal of Medicine",essa prática não é incomum.
O objetivo dos médicos seria mudar os resultados dos exames dos pacientes ,para que eles se encaixassem em critérios estabelecidos para teste clínicos.O problema é que a transfusão pode pôr a vida da pessoa em risco.A inclusão desses pacientes nos testes também distorce resultados de pesquisas.

As contínuas denúncias contra as práticas médicas regidas por interesses financeiros,na maior parte das vezes ligadas aos laboratórios,coloca os profissionais éticos também sob suspeita.

É preciso que surja um movimento entre os médicos para que a sociedade possa identificar e separar o 'joio do trigo',e ficar tranquilo ao buscar tratamento.


Fonte:Jornal Bem Estar/Dezembro de 2010


Sempre devemos ter em mente"Médico e confiança caminham juntos"
Escolha seu médico pela ética profissional.

Cuide-se!
Bronye

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia mundial de Luta contra a AIDS

Sobre a doença

O que é Aids?


Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV  (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunistas e câncer.

Transmissão:

- O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- Relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- Compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- Transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- Da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento

Atualmente a terapia com os chamados antiretrovirais, medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV, proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunistas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. Quase 34 milhões de pessoas no mundo são portadoras do HIV

Fique sabendo:

A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega Aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Fontes: Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde. Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal  
 
Cuide-se!
Bronye

 

Dia mundial de Luta contra a AIDS

Existem 33 milhões de pessoas ao redor do mundo com Aids. No ano passado, 2 milhões de pessoas morreram vítimas da doença. Porém, depois de décadas se alastrando, especialmente na África, há sinais de que a epidemia da Aids está diminuindo. De acordo com a UNAIDS (The United Nations Aids Agency), na última década, os novos infectados pelo vírus do HIV diminuíram em 20%. Em 1999, o número de novos infectados era de 3,1 milhões ,contra 2,6 milhões em 2009. Desses 33 milhões, mais de 22,5 milhões dos soropositivos vivem na África. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivem com o HIV.

Neste Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo preparou uma série de ações especiais para celebrar a data. A programação envolve distribuição de 18 mil camisinhas, palestras, atividades culturais e a soltura de 2 mil balões em frente ao hospital estadual Emílio Ribas. Ainda de madrugada, a partir das 5h30, no Terminal Parque Dom Pedro II, o Programa Estadual DST/Aids, em parceria com o Sindicato dos Motoristas de Transporte Coletivo de São Paulo, distribuirá 10 mil preservativos aos usuários de linhas de ônibus.

Já às 15h30, os visitantes da Galeria do Rock poderão participar do evento "Todas as tribos unidos na luta contra a Aids", que contará com apresentações de grafite e de street dance, orientação sobre teste de sorologia e distribuição de 6 mil preservativos. Além disso, a data também marca o último dia da campanha estadual "Fique Sabendo", com testes gratuitos de HIV em 460 municípios paulistas.

Entre as 13h e 17h, mais 2 mil preservativos serão distribuídos às pessoas que forem às unidades dos Sescs Vila Mariana, Santana, Ipiranga, Pinheiros e Pompéia, onde também serão oferecidos exames para detecção do vírus da Aids.
 
Cuide-se!
Bronye
A coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, Maria Clara Gianna, ressalta que a data reforça a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.

Neste 1º dezembro haverá, ainda, um ciclo de palestras no Instituto Emílio Ribas para discutir perspectivas atuais e futuras do tratamento contra HIV/Aids.

A iniciativa contará com apresentações artísticas, incluindo a participação de Nany People, mostra de comerciais e a soltura de 2.000 balões às 12h. De acordo com o diretor do Emílio Ribas, David Uip, essa é uma data emblemática para refletir sobre a importância de ações articuladas de saúde pública para combater a propagação do HIV no Brasil e no mundo. O instituto, que é referência em infectologia na América Latina, se localiza na avenida Dr. Arnaldo, 165 - Cerqueira César.

 

Dia de Luta contra a AIDS

Problemas bucais associados ao HIV/AIDS

O HIV (vírus de imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o sangue (transfusões de sangue, agulhas infectadas com HIV) e relação sexual. Além disso, uma mulher grávida que esteja infectada pode transmitir o HIV para o seu bebê durante a gestação ou parto, como também através da amamentação. AIDS (síndrome de imunodeficiência adquirida) ocorre quando a infecção pelo HIV enfraquece o sistema imunológico da pessoa até o ponto em que ela não consegue combater certas doenças e infecções. Infecções "oportunistas" também podem ocorrer, aproveitando-se da fraqueza do sistema imunológico. 

Aids e problemas dentários - Foto: Getty Images
Como saber se estou com HIV/Aids?

 Problemas dentários como gengivas machucadas e sangrando, feridas de herpes na boca e infecções por fungos (sapinho), podem ser os primeiros sinais clínicos de AIDS. No entanto, se você tiver alguns destes sintomas não deve concluir que está infectado pelo vírus, uma vez que eles ocorrem também na população em geral. A única forma de se saber ao certo se está infectado é fazendo o teste de HIV. Consulte seu médico ou qualquer outro profissional da área de saúde. Um teste de HIV positivo não significa que você tenha AIDS. A AIDS é um diagnóstico feito pelo médico, com base em critérios específicos. Também não se pode confiar nos sintomas para saber se está ou não infectado pelo HIV. Muitas pessoas que estão infectadas pelo vírus não apresentam nenhum sintoma durante muitos anos. Os sinais abaixo podem servir como alerta para a infecção pelo HIV:

- Perda de peso acelerada
- Tosse seca
- Febre constante ou sudorese noturna intensa
- Glândulas linfáticas inchadas nas axilas, virilha e pescoço
- Diarreia que dura mais de uma semana
- Manchas brancas ou manchas estranhas na língua, na boca ou na garganta
- Pneumonia
- Manchas vermelhas, marrons, rosas ou púrpuras na pele, ou dentro da boca, nariz ou pálpebras
- Perda de memória, depressão e outras alterações neurológicas

Higiene do consultório previne a transmissão do HIV e outras doenças
Como evitar o HIV/Aids?

A transmissão pelo HIV pode ocorrer quando o sangue, sêmen, fluido vaginal ou leite materno de uma pessoa infectada penetra no seu corpo. A melhor maneira de evitar a contaminação pelo HIV é não praticando atividades de risco que permitam que o vírus entre em seu corpo. Para maiores informações sobre a prevenção contra o HIV/AIDS, consulte um médico ou outro profissional da área de saúde. Informações podem ser também obtidas na Secretaria da Saúde do Estado ou da Prefeitura de sua cidade. Muitas pessoas se preocupam com o risco de infecção através da transfusão de sangue. Doar sangue não oferece nenhum risco de contrair o vírus HIV. 

 

Posso contrair HIV no consultório dentário?

Devido à natureza do tratamento dentário, muitas pessoas temem que o HIV possa ser transmitido durante o tratamento. Precauções universais são utilizadas para a limpeza do consultório, dos equipamentos e instrumentos utilizados pelo dentista, entre cada um dos pacientes a fim de prevenir a transmissão do HIV e outras doenças infecciosas. Isto é a lei! Estas precauções exigem que os dentistas e assistentes utilizem luvas, máscaras e proteção para os olhos, e que esterilizem todos os instrumentos manuais (motores) e outros instrumentos dentários para cada paciente, utilizando os procedimentos de esterilização específicos determinados pela Vigilância Sanitária.

Os instrumentos que não puderem ser esterilizados devem ser descartados em lixos especiais. Após cada consulta, as luvas são descartadas, as mãos são lavadas e um novo par de luvas é utilizado para o próximo paciente. Se você estiver ansioso, alguns minutos de conversa com seu dentista para tirar quaisquer dúvidas que possa ter sobre saúde e medidas de precaução podem deixá-lo mais tranquilo.

 

Fonte :MInha Vida-Alimentação e Saùde

 

Cuide-se!

Bronye