segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tumores oculares

Melanoma de coroide

É o tumor intra-ocular mais comum em adultos,tendo 6 casos para cada 1.000.000 de habitantes.É um tumor grave que pode causar metástases no fígado cérebro ou pulmões,por essa razão deve-se realizar mapeamento do abdômem,tórax e crânio,por meio de tomografia,ressonância magnética e provas da função hepática por meio de exames de sangue a cada 6 meses.

Inside igualmente em homens e mulheres e entre os 45 e 60 anos de idade.

É assintomático,mas pode se manifestar com queda da visão ,caso apresente-se associado a deslocamento da retina,ou quando ele é muito grande produzindo uma sombra na visão.

Os exames oftalmológicos para o diagnóstico são: Retinografia, Ultra-som e Mapeamento da Retina.


Melanoma de Coróide


TRATAMENTO

Pode ser utilizado placas radioativas(iod0-125,cobalt0-60 ou rutênio),termoterapia transpupilar,enucleação,exenteração,quimioterapia ou imunoterapia,dependendo das características do tumor.

Para os melanomas pequenos a opção é a termoterapia transpupilar;para os tumores de tamanhps médios é indicada a braquiterapia ocular(radiação no tumor) e para os grandes,a remoção do globo ocular(enucleação).Em certos casos ,podem associar esses tratamentos.


Fonte:Hospital de Olhos de São Paulo


Cuide-se!

Bronye

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Catarata


Catarata é a opacificação do cristalino,que é a lente natural existente no globo ocular,responsável pela focalização da visão para longe e para perto.
Com a idade,em torno dos 40 anos,pode ocorrer esse processo de opacificação do cristalino que leva a diminuição da visão.Varia de pessoa para pessoa,essa evolução e até mesmo de um olho para outro.

Catarata senil ou pré-senil

É comum o aparecimento da catarara em ambos os olhos e estágios diferentes de evolução.O tratamento é cirúrgico,porém dependerá da acuidade visual,bem como uma avaliação do oftalmologista.


Cataratas Congênitas

São as cataratas que aparecem ao nascimento e são causadas por problemas durante a gestação,como infecções intra-uterinas(rubéola,sarampo,sífilis),ou genéticas(pais para filhos).
Só é descoberta logo no nascimento se for realizado um exame ocular precoce .A cirurgia deve ser realizada o quanto antes,a fim de permitir recupração da função visual.


As causas do surgimento da catarata são:

-Idade, é a causa mais frequente da doença;

-Consequência do diabetes;

-Consequência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios com corticosteróides;

-Traumatismos oculares;

-Radiação;

-Infecções nos olhos;

-Uveítes.

Principais sintomas da catarata:

Visão embaçada;

Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez;

A leitura fica mais difícil.



Fonte:Hospital de Olhos de São Paulo

Cuide-se!
Bronye



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Olhos-Glaucoma

Tratamento

Sendo o glaucoma doença crônica, é necessário que o paciente fique em observação e faça tratamentos contínuos para manter controlada a pressão intra-ocular,para evitar a cegueira permanente.
Pode ser tratados com colíros específicos,comprimidos e em alguns casos a intervenção cirúrgica.

O melhor tratamento ainda é a prevenção que identificado com cuidadoso exame realizado pelo oftalmologista com um procedimento simples e indolor para medir a pressão ocular.


Regras simples que devem ser seguidas:

Use o medicamento de acordo com as instruções do médico. Não coloque nem mais nem menos gotas do que as prescritas;

Se for viajar, não esqueça de levar uma quantidade adequada de medicamento. Pergunte ao seu médico se deve levar uma receita de reserva. Lembre-se que o glaucoma é controlado usando com regularidade o medicamento;

Logo que tenha colocado uma gota no olho, comprima com o dedo indicador o ângulo interno do olho para evitar que o medicamento passe para o canal lacrimal até o nariz e garganta. Conserve essa posição ou mantenha os olhos fechados suavemente durante três ou quatro minutos, para que o medicamento permaneça em contato com o olho o maior tempo possível;

Informe seu oftalmologista se está usando outro medicamento, especialmente aqueles comprados sem receita. E se está consultando outro médico não deixe de informar que está sendo tratado contra o glaucoma;

Nunca use outro medicamento ou colírio sem prévia aprovação do médico;

Embora não se possa curar, na maioria dos casos o glaucoma pode ser controlado satisfatoriamente mediante tratamento apropriado.

Fonte:Hospital de olhos de São Paulo

Cuide-se!
Bronye

terça-feira, 5 de julho de 2011

Olhos-Glaucoma

Glaucoma é perigoso!

É o aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratado.Essa pressão aumentada ,pode comprimir os vasos sanguineos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho.Com a falta de irrigação sanguinea,as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo ,provocando a perda progressva da visão,até a cegueira permanente se a doença não for tratada e controlada.
Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente,meses ou anos,sem ocasionar sintomas algum.O dano pode progredir com tanta lentidão,que o paciente nem percebe a perda gradual da visão,que vai piorando e finalmente afeta o próprio centro do campo visual e assim estabelece a cegueira total e permanente.



Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo. Esses sintomas podem compreender a necessidade de:

Trocar com frequência o grau dos óculos;

Dificuldades para adaptar-se à ambientes escuros;

Perda de visão lateral;

Visão embaçada;

Aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes (casos raros);

Cefaléias (dor de cabeça) ou dor ocular intensa (casos raros).


As chances de ser portador de glaucoma aumentam com a idade:

Geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos;

Uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos possui glaucoma*;

Três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma*;

Uma forma muito rara de glaucoma pode ocorrer em crianças pequenas.

*segundo a Sociedade Nacional de Prevenção de Cegueira dos E.U.A.
As pessoas com maior risco de desenvolver glaucoma devem fazer exame ocular com regularidade, realizado por oftalmologista.
Fonte:Hospital de Olhos de São Paulo-Brasil