segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Doenças do ouvido

Vertigem Postural

É uma vertigem violenta que dura menos de 30 segundos,e desencadeada por certas posições da cabeça que lesam os canais semicirculares que são parte do ouvido envolvido no equilibrio como por exemplo:

-paciente apoia-se sobre uma das orelhas;
-inclina a cabeça para cima;
-pode apresentar nistagmo

Ela pode ser provocada por uma lesão no ouvido interno,pela otite,por uma cirurgia de ouvido,ou uma obstrução da artéria que supre o ouvido interno.

A vertigem postural desaparece em algumas semanas ou meses,mas pode retornar meses ou anos após a primeira crise.

Diagnóstico e Tratamento

O médico tenta desencadear um episódio solicitando ao paciente que ele se deite de costas sobre a mesa de exame com a cabeça voltada para um lado e pendendo na borda da mesa. Após alguns segundos, o indivíduo apresenta uma vertigem intensa, a qual geralmente dura de 15 a 20 segundos, e nistagmo.

O indivíduo deve evitar a posição que causa vertigem. Quando a vertigem postural persiste prolongadamente (p.ex., até um ano), a secção do nervo conectado a um dos canais semicirculares do ouvido afetado aliviará os sintomas.


Cuide-se!

Bronye

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Doenças do ouvido

Doenças do ouvido interno

Sintomas:vertigem,perda auditiva,zumbido,congestão.
Causas:Infecções,traumatismos,tumores.

Otosclerose
Quando o osso que rodeia o ouvido médio e interno cresce em excesso,imobiliza o estribo(osso que liga o ouvido médio ao ouvido interno),e impedindo assim a correta transmissão do som.

È uma doença hereditária,e causa mais comum de perda auditiva nos adultos.
Se o osso perfurar e danificar os nervos que ligam o ouvido médio ao cérebro,provoca uma perda auditiva neural.

Cerca de 10% dos adultos apresentam otosclerose,mas 1% desenvolve perda auditiva neural.

Essa doença torna-se evidente no fim da adolescência ou nos primeiros anos da idade adulta.


Existe um dispositivo que facilita a audição,ou submeter-se a cirurgia,com extração do estribo ,subsituindo por um osso artificial que restabelece a capacidade auditiva em alguns casos.

***********************************

Doença de Mèniére

É uma perturbação caracterizada por vertigem incapacitante,perda auditiva .

A causa é desconhecida,com crises de vertigem,náuseas e vômitos que duram entre 3 e 24 horas e depois diminui a intensidade.Em outro momento ,a pessoa tem sensação de ouvido tapado,ou mesmo pressão no mesmo.

A audição que nos primeiros instantes da doença,flutua,ou seja em dado momento ouve,noutro não ,e piora com o passar dos anos.

Ela afeta só um dos ouvidos na maioria dos casos, em número menor,os dois ouvidos.

A vertigem pode ser aliviada com anti-histamínicos e balbitúricos.

Existe a opção cirúrgica -neurectomia vestibular-para pacientes que sofrem da vertigem incapacitante,alivia a mesma.

Quando a vertigem é incapacitante e a audição ja deteriorou,o caracol(parte do ouvido interno) e os canais semicirculares podem ser extraídos com uma cirurgia chamada labirintectomia.

***********************

Nevrite vestibular

Essa doença caracteriza por um forte e repentina ataque de vertigem,causado pela inflamação dos nervos ligados aos canais semicirculares.
Provavel causa,um vírus.

O primeiro ataque de vertigem é forte,acompanhado de náuseas,e vômitos que dura entre 7 a 10 dias.

Os olhos movem-se involuntariamente para o lado afetado,sintoma esse chamado nistagmo.Ela desaparece por si só.

O paciente pode manifestar uma única crise,ou uma série de ataques ao longo de 12 a 18 meses.
Cada crise é mais breve e menos grave que a anterior,e a capacidade auditiva não fica afetada.

***********************************************************

Para fazer o diagnóstico é necessário fazer testes de audição e outros para o nistagmo, nos quais se recorre à electronistagmografia, um método em que se registam electronicamente os movimentos oculares. O teste do nistagmo consiste em instilar uma quantidade ínfima de água gelada em cada canal auditivo e registar os movimentos oculares do doente. Pode fazer-se uma ressonância magnética (RM) da cabeça para confirmar que os sintomas não são provocados por outra doença.

O tratamento da vertigem é o mesmo que o da doença de Ménière. Se os vómitos continuarem durante muito tempo, o doente pode precisar de líquidos e de electrólitos por via endovenosa.

*********************************

Cuide-se!
Bronye


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Hipermetropia

A hipermetropia ocorre quando o olho é um pouco menor que o normal,provocando uma focalização errada da imagem que se forma após a retina.Também pode ser causada pela diminuição do poder refrativo do olho,causada por alterações no formato na córnea ou no cristalino.

Normalmente o paciente tem boa visão de longe,pois seu grau não for muito elevado é corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino.

As crianças apresentam hipermetropia,porque seus olhos são menores do que deveriam ser,porém suportam graus muito mais elevados.É comum crianças usarem óculos na infância,mas deixam de usar da idade adulta.

A hipermetropia pode estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância,por volta dos 2 anos de idade e a correção total pode ser feita com uso de lentes de óculos adequadas.

Os principais sintomas são:

-desconforto para focalizar imagens próximas;

-cansaço;

-dores de cabeça.


O tratamento é feito através do uso de lentes convergentes ou convexas
O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa com Excimer Laser ou Lasik,geralmente aplicada depois dos 21 anos.




Fonte:Hospital de olhos de São Paulo-Brasil

Cuide-se!
Bronye

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Astigmatismo

O astigmatismo se caracteriza éla formação da imagem em vários focos.

A cornea de quem tem astigmatismo é mais ovalada(normal é redonda),e os objetos ficam distorcidos,tanto próximo ou distante,e imagens ficam embaçadas.A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

É causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, é hereditário,e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou hipermetropia.

Pode desenvolver-se ao longo de anos em alguns pacientes,provocada pelas milhares de piscadas diárias(astigmatismo ligeiro) e podem corrigir a visão com uso de lentes de contato ou lente tórica ou cilindrica,que faz com que raios se concentrem em plano único.

Em casos mais graves ,pode-se recorrer à cirurgia a laser ou a procedimento conhecido como ceratotomia astigmática.



Tipos de astigmatismo

Baseados na estrutura assimétrica:

Astigmatismo corneal – córnea de formato irregular;

Astigmatismo lenticular – lentes de formato irregular.

Baseados nos meridianos principais:

Astigmatismo regular;

Astigmatismo irregular.


Baseados no foco dos meridianos principais:

Astigmatismo simples;

Astigmatismo hipermétrope simples;

Astigmatismo miópico simples;

Astigmatismo composto;

Astigmatismo hipermétrope composto;

Astigmatismo miópico composto;

Astigmatismo misto


Fonte:Hospital de olhos de São Paulo-Brasil

Cuide-se!
Bronye

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Miopia

A miopia ocorre quando o olho é mais longo que o normal,e fazem com que os raios de luzes sejam focados muito antes na retina.É uma condição herdada e geralmente é descoberta na idade de 8 a 12 anos,pois nessa fase,adolescência, o corpo cresce rapidamente , a miopia fica pior.Entre os 20 e 40 anos ,há pouca alteração.

Para pessoa míope,objetos próximos são nítidos,mas obejtos distantes ficam embaçados e dificeis de distinguir.

Os primeiros sintomas é dificuldade em enxergar objetos distantes.Em grau avançado da miopia,objetos distantes perdem o foco,causa cansaço nas vistas e
incômodo.Outros sintomas que ajudam são pestanejar constante,dores de cabeça e tensão muscular.

Na fase inicial geralmente não se percebe a perda da visão.

*************************************************************************************
Tratamentos no Hospital de Olhos de São Paulo

Fotorefrativos

São tratamentos de córnea feitos com a aplicação de luz laser ultravioleta (Excimer Laser), que tem a propriedade de evaporar pequenas quantidades de tecido da córnea, corrigindo miopia, hipermetropia, astigmatismo, sozinhos ou associados. Têm sido utilizados desde 1987 com este propósito.

Sob anestesia local (colírio anestésico), o laser é aplicado confortavelmente direto sobre a córnea (PRK) ou no interior deste tecido, após uma microincisão (LASIK), para graus muito altos. O tempo médio de aplicação é de 20 segundos. Neste tempo, o laser remove, dependendo do grau a ser corrigido, de 20 a 100 micra (um centésimo de um milímetro) de tecido corneano.

Apresenta mais precisão de resultados quando comparado com o processo tradicional de realizar cortes na córnea (ceratomia radial). Os resultados obtidos são mais estáveis em longo prazo.

No dia seguinte retira-se o curativo e inicia-se o uso de alguns colírios. Haverá necessidade de alguma restrição a esforços físicos por algum tempo. Em poucos dias a visão já se torna útil e se retorna às atividades normais. Muito provavelmente haverá necessidade do uso de óculos para leitura de perto.

Dependendo do tipo de aplicação (LASIK ou PRK) e da atividade do paciente, entre dois e cinco dias ele já está liberado para voltar às atividades diárias, sem curativo.

Paciente deverá utilizar um ou dois tipos de colírios por alguns dias (LASIK) ou semanas (PRK);

Evitar banhos de mar e esportes por alguns dias (LASIK) ou algumas semanas (PRK);

Deverá evitar esfregar os olhos e o excesso de luz solar;

Caso tenha dor, usará os analgésicos prescritos.

om essa aplicação de laser 98% das pessoas que fazem o tratamento ficam livres do uso de óculos. Os 2% restantes ficam parcialmente dependentes, porém com graus menores. Não há precisão matemática como em qualquer procedimento biológico.

Reintervenção

Para que se chegue aos resultados mencionados acima, cerca de 2% dos pacientes necessitam de reintervenções (aplicação de laser ou ceratomia). Estas são realizadas alguns meses após a primeira e normalmente a custos reduzidos para o paciente.

Complicações

Podem ocorrer 3 principais complicações:

Hiper e Hipo Correções:
Responsáveis pelos 2% de pacientes que não conseguimos livrar dos óculos totalmente.

Cicatrização anômala:
Neste caso, uma fina camada de tecido cicatrizanticial (gaze) deposita-se na córnea impedindo parcialmente uma boa cicatrização. Normalmente desaparece espontaneamente. Em raros casos, precisa ser removido (com laser).

Infecção:
Raríssima , pois a própria luz ultravioleta é esterilizante.

Frustração de Expectativas
Este procedimento é o que existe de tecnologia mais sofisticada e precisa hoje disponível no mundo. Mesmo assim não é precisa o suficiente para ser garantida como infalível em todos os pacientes. Portanto, ao fazer uma aplicação de Excimer Laser, não tenha expectativas de 100% de cura. Lembre-se que você tem 2% de chance de não obtê-la na sua plenitude. Entende-se por cura, a não necessidade do uso de óculos e não a abolição de todo o grau, pois a grande maioria das pessoas normais têm algum grau residual, o qual é compensado pelo próprio cérebro. Antes de realizar sua aplicação de Excimer Laser, você irá assinar que leu e entendeu essas informações.

Fonte:Hospital de olhos de São Paulo-Brasil

Cuide-se!
Bronye