quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Doenças pulmonares

Tuberculose Pulmonar

Causado por um microorganismo denominado Bacilo de Koch.

No caso de confirmação do diagnóstico da tuberculose,os indivíduos que mantêm contato direto e constante com o portador deverão se subemeter a avaliação médica.
O tratamento eficaz e correto ,dura 6 meses,sem interrupção,caso contrário,deve reiniciar o mesmo.

Atinge principalmente pessoas já debilitadas por outras doenças ,deficiente no sistema de defesa orgânica,portadores do vírus da AIDS(HIV),usuários de bebidas alcoólicas,com vida e alimentação precária e irregular.

**************

Enfisema Pulmonar

O hábito de fumar é a principal causa do enfisema pulmonar.A doença está associada a estados gripais,caracterizando-se por pneumonias frequentes e falta de ar constante.Atinge com mais frequência pessoas idosas,exigindo mais atenção.

***************

Pneumonia

É um processo inflamatório dos pulmões,pode ser causada por vários tipos de microorganismo,havendo tratamento específico para cada um deles.
Falta de ar,fraqueza,febre alta(pneumonia por bactérias),diminuição da capacidade de realizar atividades físicas,são sintomas da doenças.


Os cuidados importantes ,no seu dia-dia:

-Inclua proteínas na alimentação em quantidades equilibradas e também legumes e frutas,procurando estabelecer horas certas para as refeições.

-Consuma frutas ricas em vitaminas C,tais como laranja,limão,melão e abacaxi.Verduras como couve,alface e agrião.

-Beba sempre bastante líquido.

-Evite bebidas muito gelada.

-Não tome bebidas alcoólicas.

-Mantenha sua casa sempre bem ventilada,em especial os dormitórios.

-Evite banhos muito quentes.

-Em dias chuvosos,leve proteção(capa,guarda-chuva).

-Pratique esportes ao ar livre.

-Evite aglomeração e lugares fechados.

-Amamente seu filho(mamães) até os 6 meses de idade ,no mínimo,pois é através do leite materno,que a mãe passa seus anticorpos para o bebê.

-Cuidado e capricho nas vacinações,em especial nas crianças.Vacinação completa,evita muito dissabores.

**************************************************************************

Não fume!

Os efeitos maléficos do cigarro são os mesmos para as fumantes ativas e passivas.A situação piora em ambiente fechado.Muitos casos de câncer de pulmão em fumantes passivos(que não fuma,mas aspira a fumaça).

Filhos de pais fumantes apresentam cinco vezes mais resfriados e outros problemas respiratórios associados,do que os filhos de não fumantes.



Cuide-se!
Bronye




terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que é tinido(audição)?

O tinido é um som que se origina no ouvido e não no ambiente,pode ser sintomas de qualquer dos distúrbios auditivos,tais como:

-Infecções do ouvido;

-Obstrução do canal auditivo;

-Obstrução da tuba auditiva;

-Otosclerose;

-Tumores do ouvido médio;

-Doença de Ménière;

-Lesão do ouvido causada por medicamentos(aspirina e alguns antibióticos-leia postagens anterior);

-Perda auditiva;

-Lesão produzida por explosão .

Também pode ocorrer com outros distúrbios com em anemia,distúrbios cardíacos e dos vasos sanguineos(hipertensão e arteriosclerose),hipotireoidismo e traumatismos crânio-encefálicos.

*********

O som do tinido assemelhasse a um :

-Som de campainha,

-Rugido.

-Assovio ou chiado nos ouvidos.

**********

Alguns pacientes relatam sons mais complexos que mudam no decorrer do tempo.

Esses sons podem ser intermitentes ,contínuos ou palpitantes em sincronia com o ritmo cardíaco.

**********

Pode ser em decorrência de:

-Uma artéria obstruída;

-Aneurisma;

-Tumor num vaso sanguineo;

-Outros distúrbios vasculares.

Geralmente com o tinido ,o paciente apresenta perda auditiva,para isso são realizados testes auditivos ,como a ressonância magnética(cabeça),e tomografias(osso temporal).



Comumente, um aparelho auditivo ajuda a eliminar o tinido. Muitos indivíduos sentem alívio pondo música de fundo para mascará-lo. Alguns utilizam um mascarador de tinido, um dispositivo utilizado como os destinados para melhorar a audição, que produz sons agradáveis. Para aqueles com surdez profunda, o implante coclear pode reduzir o tinido.


Cuide-se!

Bronye

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tumores do Nervo Auditivo

Um tumor do nervo auditivo (neuroma acústico, neurinoma acústico, schwanoma vestibular, tumor do oitavo nervo craniano) é um tumor benigno que se origina nas células de Schwann (células que envolvem o nervo).

Os tumores do nervo auditivo são responsáveis por aproximadamente 7% de todos os tumores que se desenvolvem no interior do crânio.

A perda auditiva, o tinido, a tontura e a perda de equilíbrio são os sintomas iniciais ,quando na presença de outros sintomas tais como quando o tumor aumenta de volume e comprime outras partes do cérebro, nervo facial ou o nervo trigêmeo, o qual conecta cérebro ao olhos, à boca e à mandíbula. O diagnóstico precoce é baseado nos resultados da ressonância magnética e de testes auditivos > resposta auditiva do tronco encefálico, a qual analisa os impulsos nervosos até o cérebro.

Os tumores pequenos são removidos através da microcirurgia para evitar a lesão do nervo facial. Os tumores maiores dependem de cirurgia extensa.


Cuide-se!

Bronye

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lesão do Ouvido Causada por Medicamentos


Alguns medicamentos afetam a audição quanto o equilíbrio,mas a maioria afeta principalmente a audição,como certos antibióticos,diuréticos(ácido etacrínico e a furosemida),a aspirina ,substâncias similares a mesma(salicilatos)e a quinina.

A neomicina é a que possui efeito mais tóxico sobre a audição(entre todos os antibióticos) seguida pela Kanamicina e amicacina.A viomicina ,gentamicina e a tobramicina,afetam tanto a audição ,quanto o equilibrio.

O antibiótico estreptomicina afeta mais o equilibrio que a audição.A vertigem em decorrência do uso deste medicamento tende a ser temporária,entretanto a perda do equilíbrio pode ser intensa e permanente e uma sensação que o ambiente move-se a cada passo(síndrome de Dandy).

O ácido etacrínico e a furosemida têm causado perda auditiva permanente ou temporária quando administrados intrevenosamente em indivíduos com insuficiência renal e que também estão recebendo antibióticos.


A aspirina utilizada em doses muito altas e durante um longo período pode causar perda auditiva e tinido,de forma temporária.

A quinina pode causar perda auditiva permanente
.



*Precauções

Os medicamentos que podem lesar o ouvido não são aplicados sobre o mesmo quando a membraba timpânica encontra-se perfurada porque eles podem misturar-se ao líquido do ouvido interno.

Os antibióticos que prejudicam a audição não são prescritos para mulheres grávidas. Eles também não são prescritos para indivíduos idosos ou para aqueles pacientes que apresentam perda auditiva pré-existente, exceto quando não existe uma outra droga eficaz disponível. Embora a suscetibilidade a esses medicamentos varie um pouco de um indivíduo a outro, a perda auditiva normalmente pode ser evitada quando a concentração sérica das drogas são mantidas dentro da faixa recomendada. Por essa razão, o médico comumente controla a concentração sérica dessas drogas.Quando possível, a audição é mensurada antes e durante o tratamento.

Normalmente ,o primeiro sinal de lesão é a incapacidade de ouvir sons de alta frequência(agudos).Podem ocorrer um tinidos agudo ou vertigem.


Quase todos esses medicamentos são eliminados do organismo através dos rins.Por essa razão,qualquer deterioração da função renal aumenta a possibilidade das drogas acumularem no sangue concentrações que podem causar lesão.

Fonte:Merck


Cuide-se!

Bronye

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Herpes-Zoster do Ouvido

Herpes-Zoster do Ouvido

É uma infecção do nervo auditivo ,causada pelo vírus herpes-zoster,que produz dor de ouvido,perda auditiva e vertigem.

No ouvido externo e no canal auditivo forma bolhas.Essas bolhas(vesículas cheias de líquido),pode formar também sobre a pele da face,pescoço ,pois os nervos são infectados.

Quando o nervo facial é comprimido devido a infecção e inflamação ,os músculos podem ficar paralisados temporáriamente,ou conforme o agravante,se torna permanente essa paralização.A perda auditiva pode ser permanete,ou retornar de modo parcial ou total,conforme o caso.

A vertigem dura de alguns dias ,a várias semanas.O tratamento deve ser para diminuir a dor(analgésicos),controlar a vertigem e um antiviral.Quando a compressão do nervo facial se torna permanente,pode ser realizada cirurgia (descompressão cirúrgica).Este procedimento para alargar a abertura através do qual o nervo facial deixa o crânio,é para possibiltar um alívio na paralisia facial.


Cuide-se!
Bronye



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ômega-3, a gordura da prevenção


Esse ácido graxo de fato reduz a absorçao de LDL,o colesterol ruim e faz com que o HDL,o bom colesterol,apareça em maior quantidade para prevenir a obstrução das artérias e surgimento de doenças cardiovasculares,atesta Maria Aquimara Zambone,nutricionista do Hospital de Clínicas de São Paulo.
As últimas pesquisas mostram que o ômega-3 é capaz de "brilhar em outros cenários",não só na cardiologia,mas prevenir doenças.
Encontrado em peixes de água fria-sardinha,salmão,atum; linhaça;nozes.


Obesidade

É um aliado para evitar o aumento de peso.

********************
Transtornos do humor e alcoolismo

Pesquisa essa realizada na Universidade de Indiana ,EUA,mostrou que:

"Ratinhos bipolares alimentados com óleo de peixe, rico em ômega-3, deixaram a depressão de lado e, quando submetidos ao estresse, não tiveram crises de euforia. "esse estudo revela que o dHa, uma das principais frações da gordura, altera a atividade dos genes ligados à bipolaridade", avalia o psiquiatra Teng Chei tung, da universidade de São Paulo, a USP. No meio do caminho, os cientistas ainda se depararam com um efeito inesperado: houve redução no desejo por álcool, comum entre os portadores da doença. "Não dá para prometer a solução desses quadros só com uma dieta cheia de ômega-3, mas ele pode auxiliar muita gente", opina Tung.

***********************
Depressão pós-parto

Um trabalho da Universidade de Connecticut-EUA- voluntárias gestantes, receberam óleo de peixe,outro grupo recebeu óleo de milho.
Em seis meses depois de o bebê nascer,o grupo que recebeu óleo de peixe,fez menos pontos numa escala que calcula incidência de depressão pós-parto.A deficiência de dHa, é relacionado a baixos níveis de dopamina e serotonina,que agem no cérebro proporcionando bem-estar.Com o consumo do óleo de peixe(ômega-3) esses níveis sobem.

Comer três porções de peixes,como a sardinha,por semana, seria suficiente para blindar ,se proteger contra o baixo -astral.

**************************
Funções cognitivas

Consumir ômega-3 nas grávidas ,favorece também o bebê,pois o nutriente auxilia o desenvolvimento do cérebro .

Os adultos e mesmo crianças e adolescentes ,necessitam dessa gordura para continuar a nutrir a massa cinzenta e os nervos,pois ela recobre a membrana dos neurônios,que quando protegidos,disparam sinais com velocidade e o aprendizado é facilitado.


Fonte:Revista Saúde

por Thaís Manarini


Cuide-se!
Bronye