terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mitos e verdades sobre AVC-popular derrame cerebral

AVC: Mitos e verdades

No Brasil, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, representa a primeira causa de morte e incapacidade, gerando impacto econômico e social.

Existem diferentes tipos de AVC.

Verdade. Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico e o isquêmico. O primeiro ocorre devido ao rompimento de um vaso intracraniano, causando uma hemorragia cerebral. Já o isquêmico acontece em função do entupimento de uma artéria que leva o sangue para nutrir o cérebro e quando não tratada a tempo, pode ser irreversível.

Diversos fatores podem causar AVC.

Verdade. No AVC hemorrágico as principais causas são hipertensão arterial, aneurismas e malformações arteriovenosas. Nos isquêmicos são êmbolos (coágulos), que podem ser originados do coração ou das artérias que levam o sangue ao cérebro, como as carótidas e as artérias vertebrais, vindo a obstruir a circulação em determinada área.

O AVC não apresenta sintomas.

Mito. Os principais sintomas ligados ao AVC hemorrágico são dor de cabeça de início súbito e muito forte, associados a náuseas, vômitos, perda de força, dormência em um lado do corpo ou até desmaio. Em relação ao isquêmico, os principais sinais são perda de força ou dormência em um lado do corpo, alterações na fala, visão dupla, dificuldade no equilíbrio ou boca torta.

Caso algum sintoma seja detectado, a pessoa deve ser socorrida imediatamente.

Verdade. Os médicos recomendam contatar um serviço de ambulância o mais breve possível, para que a pessoa possa ser levada prontamente ao hospital para diagnosticar e tratar a doença.

O tempo para socorrer a pessoa não influência no tratamento.

Mito. O tempo de ação e o encaminhamento são essenciais para o tratamento eficaz. Se o indivíduo for atendido em até seis horas após o início dos sintomas, o médico pode fazer a desobstrução da artéria. No caso do isquêmico, por exemplo, o rápido atendimento previne a lesão permanente da área do cérebro afetada e diminui a chance de sequelas e morte. Já nos diagnósticos hemorrágicos, o tratamento precoce também evita lesões permanentes, diminui a mortalidade e chance de uma nova hemorragia.

Apenas idosos podem ter derrame.

Mito. Qualquer adulto pode ter a doença. No entanto, o hemorrágico acomete pacientes mais jovens.

A genética pode ser uma causa do AVC.

Verdade. Assim como nos casos de infartos cardíacos, a chance de uma pessoa ter um AVC quando há casos na família é maior. Por isso, o paciente deve ser acompanhado preventivamente e com mais cuidado.

Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, estão mais propensos a ter um AVC.

Verdade. As doenças crônicas, mesmo controladas, ao longo do tempo causam lesões vasculares que progressivamente obstruem ou fragilizam os vasos. Nesses casos, o paciente deve ter acompanhamento médico regular e realizar exames preventivos.

Em todos os casos de AVC são necessários procedimentos cirúrgicos.

Mito. As cirurgias são indicadas em alguns casos de AVC isquêmico, como quando a área cerebral afetada possui extensos coágulos e não é possível fazer a desobstrução da artéria, quando há uma hemorragia extensa e que o sangue precisa ser drenado ou em alguns casos de aneurismas nos quais o tratamento endovascular (cateterismo) não seja indicado.

Após o repouso, a pessoa que teve AVC pode voltar a sua rotina.

Verdade. Após a alta hospitalar, caso não ocorram sequelas e o tratamento tenha sido um sucesso, a pessoa pode retomar sua vida cotidiana. Porém, vale ressaltar que o paciente deve manter o acompanhamento médico para controle dos fatores de risco.

O AVC não deixa sequelas.

Mito. As sequelas dependem, principalmente, do tempo que se levou para iniciar o tratamento. Caso o paciente seja atendido dentro das primeiras seis horas após o início dos sintomas, as chances de sequelas caem significativamente, embora não possam ser excluídas. As principais sequelas são fraqueza em um lado do corpo, alteração da fala e equilíbrio, sendo variável o grau de regressão após a reabilitação.
*Fonte: Dr. Marcus Alexandre Cavalcanti Rotta, neurocirurgião endovascular.
Sobre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)

Cuide-se!
Bronye

Tomates reduz risco de AVC

Comer tomates, ricos em licopeno, um potente antioxidante, reduz o risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), revela estudo finlandês publicado na última segunda-feira (8) nos Estados Unidos.
A pesquisa, que aparece na revista da American Academy of Neurology, indica que pessoas com taxas mais elevadas de licopeno no sangue têm 55% menos possibilidade de sofrer um AVC do que pessoas com taxas mais baixas deste antioxidante.
O estudo foi realizado na Finlândia com 1031 homens de entre 45 e 65 anos.
A taxa de licopeno no sangue foi medida antes do estudo e os participantes, monitorados durante doze anos em média, por um período no qual 67 sofreram algum tipo de acidente vascular cerebral.
 Entre os 258 homens com baixas taxas de licopeno no sangue 25 sofreram AVC, contra apenas 11 no grupo de taxas mais elevadas, também com o mesmo número de indivíduos.
Os resultados foram, inclusive, mais definitivos quando os pesquisadores levaram em conta apenas os AVCs provocados por coágulo no sangue, e não por hemorragia.
Nestes casos, os participantes com níveis mais altos de licopeno apresentam um risco 59% menor de sofrer um AVC por coágulo em relação aos que apresentam taxas mais baixas.
"Esta pesquisa vem para consolidar as virtudes de um regime alimentar rico em frutas e verduras para reduzir o risco de acidente vascular", assinala Jouni Karppi, da Universidade do Leste da Finlândia, em Kuopio, um dos principais autores do trabalho



Cuide-se!
Bronye

A cada cinco minutos um brasileiro é vítima do AVC



Do UOL, em São Paulo 27 /10/12


"O AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame, é a principal causa de morte no Brasil e de incapacidade no mundo. De acordo com dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a cada cinco minutos um brasileiro é vítima da doença, contabilizando 100 mil mortes ao ano.  O quadro coloca o Brasil como um dos países com maiores taxas de prevalência e mortalidade relacionadas à doença.
Um estudo apresentado pelo American Academy of Neurology Journal (órgão oficial da Academia Americana de Neurologia) mostrou ainda o crescimento no número de óbitos em indivíduos com menos de 55 anos por AVC. Segundo o estudo, esse aumento ocorre devido a doenças como diabetes, obesidade e colesterol alto, que podem ser evitadas com alimentação balanceada e exercícios físicos.
Por isso, uma parceria da ONG Rede Brasil AVC, ABN, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Associação Brasil AVC com a World Stroke Organization e o Ministério da Saúde resultou em uma importante campanha nacional: “1 em 6: Eu me importo”.
A campanha acontece no Brasil desde 2010 e, neste ano, as ações contam com uma camiseta e uma pulseirinha e estão focadas na educação sobre fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento, além de estimular a conscientização sobre o cuidado pós-AVC. Entre as iniciativas, estão mutirões que serão realizados em todo o país para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, além de um concurso de customização das camisetas da campanha com blogueiras de moda e uma parceria com celebridades e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).""

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Drenagem linfática

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como preparar um café e aproveitar seus beneficios

 DIFERENTES MANEIRAS DE PREPARAR SEU CAFEZINHO

Prensa francesa
Coloca-se o pó no recipiente de vidro e, em seguida, a água quente. Depois, é só tampar com o filtro. Em alguns minutos o pistão deve ser pressionado para separar o pó da bebida já pronta.

Italiano
O pó é disposto no centro da cafeteira, que vai para o fogão. Ao entrar em ebulição, a água pressiona a bebida para a parte superior do equipamento. Também não se usa filtro.

Espresso
O café sofre uma pressão de água a 90 °C. A bebida ganha maior teor de compostos bioativos, como antioxidantes, mas também de itens que elevam o colesterol, por causa da ausência de filtro.


Turco
Quando a água começa a ferver na cafeteira turca, ela é tirada do fogo. Aí, entra o pó. A mistura é levada novamente ao fogo, mas só até a fervura ter início. Repete-se o processo três vezes.

Com coador
O pó é colocado em um filtro de papel ou pano. Depois, despeja-se água quente por cima. Assim, é possível reter as substâncias que causam o aumento do colesterol.


 Truques para aproveitar o melhor do café-suas propriedades

O melhor pó
A cor deve ser marrom-clara, parecida com a de chocolate ao leite. Isso porque o pó muito escuro indica que o café foi submetido a altas temperaturas por tempo prolongado, o que destrói seus compostos benéficos.

Armazenamento
Depois de abrir a embalagem, coloque-a em um recipiente plástico hermético. Guarde em um local fresco ou, de preferência, na geladeira. Antes de repor o pó, lave bem o pote — este deve ser de uso exclusivo do café. Evite misturar o resto de um produto com um conteúdo novo.

Qualidade da água
Se ela tiver bastante cloro e impurezas, o sabor é prejudicado. Então, opte por água filtrada ou mineral. Procure não deixá-la ferver, já que isso leva à perda de oxigênio e, como consequência, a um gosto desagradável. E, quanto maior o tempo em que o pó ficar em contato com o líquido, mais antioxidantes na sua xícara.

Na garrafa térmica
O correto mesmo é bebericar o café logo após o preparo. O motivo? A bebida começa a sofrer oxidação logo em seguida. Se for armazená-la na garrafa térmica, tente consumi-la em até 1 hora. Lembre-se de sempre higienizar o recipiente com água fervente.



Bom proveito!

Cuide-se!
Bronye

domingo, 14 de outubro de 2012

Novidades na medicina para diabéticos

A técnica, batizada de Endobarrier, se utiliza de um dispositivo semelhante a uma mangueira em miniatura, instalado no início do intestino delgado. "Ele não só aumenta a sensibilidade à insulina, hormônio responsável por abastecer as células do corpo com açúcar, como eleva sua secreção pelo pâncreas", explica o cirurgião Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O processo é indicado para diabéticos e obesos.

Insulina noturna
A Degludec, insulina sintética desenvolvida pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk, controla as taxas de açúcar no sangue e reduz drasticamente o risco de episódios de hipoglicemia durante o sono, comum em quem tem diabete. Ela é absorvida lentamente e de forma estável durante a noite toda. Deve ser aplicada uma vez a cada 24 horas, durante o dia.

Remédio dois em um
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, acabou de aprovar uma combinação de fármacos para o diabete tipo 2. O comprimido soma dois princípios ativos. "A metformina diminui a produção de glicose pelo fígado e a saxagliptina faz o pâncreas liberar mais insulina", explica o endocrinologista João Eduardo Nunes, diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Xô, açúcar extra
A cirurgia para instalar o dispositivo não dura mais do que 30 minutos

1. Insersão do tubo Semelhante ao que é usado em exames de diagnóstico rotineiros, ele atravessa a boca e o estômago. Uma espécie de bexiga é depositada no duodeno, que é a primeira porção do intestino.

2. Barreira física Os alimentos passam por dentro do dispositivo. Por evitar o contato com as paredes do órgão, atrasa a digestão e melhora o processo metabólico do corpo.

Fonte :Revista Saúde

Cuide-se Bronye

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Você sabe sua taxa de colesterol?

Um estudo financiado pelo Pfizer Consumer Healthcare,realizado em agosto pelo Ibope,intitulado "Coração sobre controle",revela que  62% dos entrevistados não sabiam qual sua taxa de colesterol,embora garantirem estar dispostos a adotar uma dieta mais saudável e prática diária de  exercícios,e afirmam a dificuldade encontrada de  adotar um novo estilo de vida.

Colesterol elevado é um dos principais fatores de riscos para doenças cardiovasculares,em pessoas acima dos 40 anos.

Adotar dieta balanceada e atividades  físicas é fundamental.


Hábitos que ajudam a equilibrar o colesterol

Segunda a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem a cada ano em consequência de doença cardiovascular, sendo que o colesterol elevado é um dos principais fatores de risco dessa doença. O LDL (colesterol ruim) não pode ficar alto, porque entope os vasos. Já o HDL (colesterol bom) ajuda a tirar o colesterol ruim dos vasos. Se você ainda não sabe como andam as suas taxas, procure um médico e faça os exames. Independente do resultado, confira alguns hábitos que ajudam a prevenir ou - para aqueles que já receberam o diagnóstico - controlar a doença:

-Troque a carne por peixe

-Pratique exercícios

-Coma mais fibras

-Largue o cigarro

-Adicione aveia ás refeições

-Escolha alimentos à base de soja

Cuide-se!
Bronye


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A luta continua


Cuide-se!
Bronye

Anne Caroline: Ser menina... Ser menina é sonhar, mesmo...

Ser menina...

Ser menina é sonhar, mesmo
que seja com coisas bobas,
mas temos o dom para sonhar.
é imaginar como seria o seu
grande amor...
É criar o seu próprio conto de
fadas.
Pensar em como seria o dia do
casamento.
Questionar-se qual profissão
quer seguir, se quer ser médica,
veterinária, policial...
Escolher o nome que daria a filha
ou ao filho...
É passar a maquilagem da mãe e
ficar-se imaginando ser "gente
grande".
É ficar se olhando no espelho e
imainar o que diria se o menino
que ela gosta fosse falar com ela
em um momento que ela imaginou.
É se arrumar toda nem que seja
para ir em uma festinha...
Ser menina é ser aquela garota
que mesmo que não seja notada
ela é quem ela é...
Seu próprio jeito de ser, ser menina.
Anne Caroline