terça-feira, 30 de abril de 2013

Visita de "pets" a pacientes hospitalizados

Hospital libera visita de pets
e o acesso é autorizado nos quartos e até na unidade semi-intensiva

Após três anos de testes e preparo das equipes,o Hospital Albert Einstein,de São Paulo(Brasil),liberou,sob rígido protocolo, a visita de bichos de estimação a pacientes internados na intituição.O acesso é apenas proibido na UTI.
A liberação da visitação de cães,gatos,coelhos e passarinhos ,também faz parte do cumprimento de regras do Planetree,uma certificação internacional de humanização obtida pelo Albert Eisntein em dezembro de 2011.
Para o animal entrar no hospital,é necessário seguir protocolo rígido.A enfermagem recebe a solicitação do paciente ou da família e comunica ao médico responsável.A liberação dependerá do diagnóstico do paciente e do estado de saúde dele.
Além disso,o animal tem que estar com boa saúde,explica Rita Grotto,gerente de atendimento do hospital.
O familiar terá que garantir,em prontuário,que o animal é dócil e que permanecerá com guia ou em compartimento de transporte para circulação nas áreas comuns.
Segundo Rita,a visita dos bichos de estimação deverá ajudar na recuperação dos pacientes.
-É uma ação que ajuda o paciente,faz com que se sinta bem,acolhido,além de incentivar a parceria de cura entre o paciente,o familiar e as equipes,porque todo mundo acaba quebrando aquela rotina de hospital.
Os pacientes donos dos pets comemoram a medida.
"-Meus filhos moram fora de São Paulo,são muito ocupados.A Clara(cachorrinha) acaba me fazendo companhia em horas difíceis.Ela é parte da família.Poder tê-la comigo no hospital faz a diferença no meu ânimo,na minha disposição"
-diz o paciente Paulo Araújo,71 anos,que recebeu esta semana a visita de sua cadela da raça fila. 

Cuide-se!
Bronye

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Neurociências no Brasil - Desafios e entraves

cont. 

Entre os principais entraves  da neurociências no Brasil está ,como é de esperar,a falta de investimentos,onde  os estudos dependem de verba pública.

Já nos Estados Unidos,há abundante  investimento privado.

Os investimentos no Brasil,é aquém do necessário,diz o neurologista André Felicio,porque há dúvidas que o dinheiro vai ser alocado para o propósito destinado.

No exterior a prestação de contas é feita de forma sistemática e muito transparente.Há também alto reconhecimento para quem apoia a ciência.
Um exemplo dessa valorização é que o centro de pesquisa de uma universidade pode levar o nome do doador da verba.

O neurocientista da PUCRS Ivan Izquierdo sugere uma isenção de impostos para empresas que investem na  área.Segundo ele, a ciência costuma dar saltos importante quando o Estado interfere.

Cuide-se!
Bronye

quarta-feira, 24 de abril de 2013

NEUR0CIÊNCIAS

Por Lara Ely

A cura de doenças com Alzheimer,Parkinson e epilepsia pode estar a caminho .
Isso porque foi anunciado um investimento de US$ 110 milhões do governo americano para incentivar avanços em neurociências.Mas o processso deve demorar ,pelo menos ,uma década.

A iniciativa ,batizada de Brain( cérebro em inglês e acrônimo de Brain Research through Advancing Innovative Neurotechnologie ).

Foi  lançada pelo presidente Barack Obama com objetivo de produzir imagens dinâmicas do cérebro que mostrem como funcionam os neurônios individualmente e os circuitos neurais.Isso poderá ajudar os médicos a entender doenças neurodegenerativas e estresse pós-traumático,e contribuir para o tratamento  e a prevenção.

É possível que desse estudo surjam novas tecnologias e exames mais sofisticados para estudar o cérebro em vida.Atualmente,o que se sabe vem de estudos de neuroimagem funcional,técnicas de ressonância magnética ou medicina nuclear.
O que a ciência pode avançar,segundo o neurologista André Felício,membro da Academia Brasileira de Neurologia,são as formas de tratamento:-O problema  é que hoje podemos diagnosticar doenças,mas não somos capazes de tratá-las.

O fato é que ainda há muito o que descobrir sobre o cérebro.Um dos desafios,por exemplo,será mostrar como as diversas regiôes cerebrais se interconectam e geram as funções cognitivas.De acordo com  o neurologista André Palmini,as pessoas chegam aos 80 ou 90 anos porque tem um coração saudável,mas a cabeça não está boa.
A neurociência está na moda porque as pessoas estão vivendo  mais, e querem viver melhor.

Autoridade no assunto,Ivan Izquierdo,do Instituto do Cérebro da PUC-RS ,diz que é cedo para avaliar impactos do anúncio de Obama.Mas alerta que mapear 80 bilhões de neurônios pode ser uma tarefa muito difícil ou impossível.

*Continua na próxima postagem.Obrigada!

Cuide-se!
Bronye  

domingo, 21 de abril de 2013

Observar e contornar dores

PRESTE ATENÇÃO!!!!!!!!

Veja alguns cuidados que podem ser tomados no cotidiano para evitar ou contornar dores.

> Observe se a dor tem aumentado de intensidade e aparecendo com mais frequência.Ou se tem espalhado além do ponto inicial,ou mudado de lugar.

> Preste atenção  sobre os intervalos entre o vai e vem da dor.Conte o tempo e repasse a informação ao médico.

>Explique detalhadamente ao médico a natureza da dor , se:
-queimação;
-pontada;
-formigamento.
-se  for localizada(aponte com o dedo);
-ou   generalizada.

> Caso a dor se espalha pelo corpo todo,presta atenção aos aspectos emocionais,pois ela pode se causada por estresse.Pois embora  a dor seja real,a origem é emocional.

>Conte tudo ao médico e não tome medicação por conta própria.O remédio  pode viciar,,não fazer efeito desejado,mascarar  doenças e desencadear tantas outras.Assim como ter contra-indicação no seu caso e as reaçoes podem até serem fatais.

Cuide-se!
Bronye


sábado, 13 de abril de 2013

Sinais dolordos em cinco regiões do corpo- PEITO

PEITO

Os diagnósticos mais plausíveis são >ANGINA,PNEUMONIA,ESPASMOS DO ESÔFAGO.
>>>Na maioria das vezes  gastrite  ou algo simples como gases,gripe ou tosse.<<<


<>
-A dor de um infarto é um aperto,como se alguém sentasse no peito.Ela é espalhada..Vai para o ombro,pescoço,o rosto e mandíbula.Ocorre  por 15 a 30 minutos e para..depois volta.

-A úlcera queima,pe localizada e tende a passar com um copo de água.
-A dor da peneumoia ´contínua e dá pontadas.

Uma das dores mais perigosas,a dor do infarto exige atendimento rápido.A recomendação é procurar um médico e tomar uma aspirina (impede a evolução do infarto,mas não é tratamento).


Fonte:Cardiologista  Luiz Fernando Kubrusky-Unidade da Dor Torácica,Hosp .Vita-Curitiba.

Cuide-se!
Bronye

Sinais doloridos em cinco regiões do corpo-PERNAS

PERNAS

Má condição física ou varizes são as causas da maioria  das dores nas pernas,mas às vezes,ela pode  vir de pequenas tromboses e acidentes vasculares.

Problemas de coluna (ciático)podem gerar dor nas pernas,geralmente um só,do lado afetado pelo problema..

Lesões por traumas  nos ligamentos  ou na cartilagem de pés,tornozelos e joelhos incham,doem e limitam os movimentos.Por fim,a  dor nos pés,associada a  ferimentos,pode significar algo grave:o diabetes,que pode resultar na amputação dos dedos dos pés.

Fonte : Ortopedista Bruno Moura-Hosp.Vita-Curitba

Cuide-se!
Bronye

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sinais doloridos em cinco regiões do corpo-ABDÔMEN

ABDÔMEN

Entre as causas das dores de barriga,há desde gases até situações  mais graves,como inflamação  da vesícula biliar - nesse caso,ela começa ao lado direito da barriga e se espalha.
Uma situação ainda mais grave pode indicar uma aneurisma artéria aorta abdominal,ou tumores na região,como no fígado ou pâncrea.
No baixo ventre,a dor pode estar associada a uma endometriose,responsável pelas cólicas menstruais,que não devem ser subestimadas.O crescimento anormal das células do endométrio faz esse tecido migrar para órgãos como uretra,bexiga e trompas,gerando inflamação e dor.

Cuide-se!
Bronye

terça-feira, 9 de abril de 2013

Sinais doloridos em cinco regiões do corpo-COSTAS

COSTAS 
 
O médico  Charles Oliveira (UNICAMP),diz que 10% das dores lombares crônicas são de origem muscular ; 20% se devem à colocação de pinos na coluna ;30% por artrose na coluna lombar e 40% por fraturas no disco intervertebral que amortece a coluna.
 A dor aguda pode esconder um problema renal.

-Se for lombar ,uma mudança de posição alivia a dor.

-Se for rins,não para.

-Se houver febre,pode ser infecção renal.

-Se for acompanhada por pontadas,pode significar pneumonia.



Fonte:Ortopedista do Hospital Vita de Curitiba,Dr.Bruno Moura.

Cuide-se!
Bronye

Sinais doloridos em cinco regiões do corpo-CABEÇA

CABEÇA 

A dor mais severa pode ser uma enxaqueca.geralmente se espalha por um lado da cabeça e provoca ânsia , vômto e reações à  luz.Pode durar até três dias.
A falta de sono reparador entre pessoas que roncamou acordam muito à noite podem provocar dor de cabeça matinal,diz neurologista Ester London(Hosp.Vita Batel-Curitiba).
As vezes  o problema é de origem orofacial-->região que envolve o pescoço,face,cabeça e cavidade oral.Uma alteração da articulação que liga a mandíbula ao cr^nio pode ser a origem da dor,além do bruxismo.Em casos raros está associada a tumores ou aneurisma cerebral.
Outra doença que provoca dor nessa região é a neuralgia do trigêmeo,causada por agressões de vasos que,ao pulsar,atingem os nervos da face,dos olhos e da mandíbula.Anti-inflamatórios podem gerar dores de cabeça crônicas.

Cuide-se!
Bronye








Dor.......esse mensageiro !

Segundo a  OMS, 30 % da população mundial convive com dores crônicas

A dor não é algo natural,a ponto de  resignar-mos e aprendermos a conviver com ela.Tampouco é um fenômeno que pode ser resolvido com medicamentos,que aplacam  ou até acabam com a dor,mas não a origem do mal.Ou seja não tratam do problema de saúde.
Esse recado é particularmente importante porque,de acordo com a OMS,as pessoas (**30%),convivem com as dores que duram mais de três meses e depois do recurso dos medicamentos ,geralmente de uso diário,voltam a aparecer.

A dor não deve ser  suportada,ou simplesmente mascarada com uso diário de analgésicos,mas tratada.E isso envolve conhecer o que a está causando ,pois ela é sempre umm sinal de alerta do corpo de que algo não está bem.
Nesse caso ,é preciso tratar  ciente dos riscos da automedicação,que não resolve o problema e pode criar outros.Também é importante compreender o que está por trás de uma dor.
 O objetivo é entender que,caso haja algo mais grave ocorrendo no organismo,é necessário procurar um médico e combater o perigo real,não o seu mensageiro.
E o quanto antes o combate for iniciado,melhor.

Fonte:Ayrton de Andrade Junior- Anestesiologista responsável pelo serviço da tratamento da dor pós -operatória do Hospital Santa Cruz-Curitiba.Brasil

Cuide-se!
Bronye

domingo, 7 de abril de 2013

Dicas para se proteger de fatores de riscos de câncer

10 DICAS   PARA SE PROTEGER  !!!!

1-  PARE DE FUMAR ! Esta é a regra  mais importante para prevenir o câncer.


2- UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL pode reduzir a chance em pelo menos 40 %.Inclua cinco porções de frutas,verduras e legumes na sua dieta diária e reduza alimentos  gordurosos, salgados e enlatados.Dê preferência às gorduras  de origem vegetal,lembrando que elas não devem ser expostas a altas temperaturas.Evite gordura de origem animal e algumas gordura vegetais  como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.


3- EVITE OU LIMITE A INGESTÃO DE BEBIDAS
  ALCOÓLICAS. Os homens não devem tomar mais que  dois drinques por dia.As mulheres devem se limitar a um drinque.


4- É ACONSELHÁVEL  QUE HOMENS ENTRE 50 E 70 ANOS,orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer de próstata.Homens com histórico familiar  com câncer antes dos 60 anos devem consultar o médico para  investigar a doença  a  partir dos 45 anos.



5- PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS  moderadamente  durante 30 minutos ,cinco vezes por semana.


6- MULHERES COM 40 ANOS OU MAIS devem realizar  o exame clínico de mama anualmente.Entre 50 e 69 anos,devem fazer a mamografia a cada dois anos.Mulheres com caso de câncer na família,diagnosticados antes dos 50 anos,ou que tiveram câncer de ovário ou de uma mama em qualquer idade,devem realizar exame clínico e mamografia anualmente,a partir dos 35 anos de idade.


7- MULHERES COM IDADE ENTRE 25 E 64 ANOS devem  realizar o preventivo ginecológico periodicamente .Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano,o preventivo pode ser feito a cada três anos.Para exames alterados ,devem seguir orientações médicas


8- MULHERES E HOMENS COM 50 ANOS OU MAIS devem fazer exames de sangue oculto nas fezes anualmente ou a cada dois anos.

9- EVITE EXPOSIÇÃO PROLONGADA AO SOL,ENTRE 10H E 16H,e use sempre proteção adequada,como chapéu,barraca,protetor solar.Se você se expõe ao sol  durante a jornada de trabalho,proure usar chapéu de aba larga,camisa de manga longa e calça comprida
 
10-Faça diariamente a higiene oral e consulte o dentista regularemente



PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!!!

Cuide-se!
Bronye Ellen

8 de Abril-Dia Mundial da Luta contra o Câncer


Segunda-feira ,8 de abril ,data foi criada pela OMS para chamar ateão para uma das doenças mais letais que aflige a humanidade,mas que pode ser evitada e tratada com uma prevenção.
Conforme  dados do Instituto Nacional de Câncer(Inca),mais de 518 mil novos casos deem surgir em 2013.
No mundo ,a cada ano,mais de  12 milhões de pessoas recebem diagnóstico de câncer e 7,6  morrem da doença.O aumento  da expectativa de vida da população e a fatores de risco estão  entre as principais razões destes números.

Fatores genéticos também são importantes.

Cuide-se!

Bronye