Conheça as trasformações que ocorrem a partir dos 10 anos
1_ Largada da puberdade
Por volta dos 10 anos, o hipotálamo, lá no cérebro, começa a liberar um hormônio chamado gonadotrofi na (GnRH), que viaja até a hipófise, uma glândula também localizada na cachola. Ali são fabricados dois hormônios: o luteinizante (LH) e o folículo-estimulante (FSH). Eles ativam a produção da testosterona nos testículos.
2_A voz fica mais grave
A testosterona provoca o aumento da cartilagem da laringe, onde se encontram as pregas vocais — elas então podem se alongar em até 1 centímetro. Como a voz se origina da vibração dessas pregas, quando ficam maiores, há mudanças de tom, que fica mais grave.
3_ Pelos
Também por causa da testosterona, que é produzida nos testículos e nas glândulas suprarrenais, os folículos pilosos são estimulados. Dessa forma, pelos surgem nas axilas, no rosto, no peito, no abdômen e na região pubiana.
4-Acne
A testosterona estimula ainda as glândulas sebáceas, que secretam a gordura natural da pele. Esse sebo pode se acumular nos poros, servindo de alimento para bactérias e provocando uma inflamação com pus — surgem as espinhas.
5_Músculos
Nessa fase, os meninos chegam a praticamente zerar seus depósitos de gordura no corpo. Em compensação, ganham mais músculos e peso. A testosterona, juntamente com o GH, o hormônio do crescimento, faz com que as células das fibras musculares cresçam e se multipliquem.
6_Testículos
O crescimento deles é uma das primeiras mudanças no corpo dos meninos durante a puberdade. Na infância, os testículos apresentam um volume entre 1 e 2 mililitros. Depois, quando disparam a produção de espermatozoides, chegam a 4 mililitros ou mais. Os garotos têm, assim, a primeira ejaculação.
7_Pênis
Ele se desenvolve logo depois do crescimento inicial dos testículos. A idade exata em que isso ocorre varia de garoto para garoto. O pênis primeiro aumenta em comprimento e, depois, em largura — sobretudo a glande, a cabeça desse órgão.
8_Novos odores
Os hormônios sexuais estimulam as glândulas sudorípadas. Daí, elas passam a fabricar mais suor, alimento rico para bactérias, que se proliferam nas axilas e nos pés. Essas regiões, então, exalam cheiros desagradáveis — o quadro só tende a piorar quando existem muitos pelos por ali.
9_Estirão
Na infância, a velocidade de crescimento dos meninos é de 5 a 7 centímetros por ano. Na adolescência, chega a 12 centímetros por ano. A ação dos hormônios sexuais, que provoca a multiplicação de células, se soma à do GH, que é produzido na hipófi se e está por trás de uma maior síntese de proteínas nas células. É por isso que a garotada dá aquela estirada.
10_Os estágios da puberdade
Para determinar esse período de transição entre a infância e a adolescência, os médicos usam os índices de Tanner, uma classificação por níveis de desenvolvimento.
G1 é o estágio em que testículos e escroto têm proporções infantis.
No G2 há um aumento inicial dos testículos para 4 mililitros.
Só no G3 há um crescimento do pênis em comprimento.
No G4 seu diâmetro aumenta, principalmente na glande.
O G5 é o estágio final, quando o corpo do garoto já ganhou feições adultas.
Vale um adendo: meninos com idade semelhante podem se encontrar em níveis de desenvolvimento diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário