sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ética Médica sob suspeita



Laboratórios levam médicos a receitar remédios mais caros,médicos distorcem as pesquisas e colocam pacientes em risco.

Duas péssimas notícias sobre a prática médica,cada vez mais impregnada de interesses escusos.

>A primeira,vem de uma análise de 58 estudos,publicada no "PloS Medicine".A constatação:médicos tendem a receitar drogas promovidas por empresas farmacêuticas,levando pacientes a pagar mais por tratamentos que nem sempre são os mais adequados.
Segundo o líder do estudo,Geoffrey Spurling,da Universidade de Queensland,Austrália,isso vai contra os melhores padrões de prescrição.Nos EUA,por exemplo,o governo recomenda que as pessoas tratem hipertensão e diabetes com genéricos,antes de recorrerem a drogas mais caras.Spurling diz que os médicos deveriam buscar informação não apenas com laboratórios,cada vez mais interessados em vender seus produtos sob quaisquer circunstâncias.

>A segunda:Alguns médicos estão pedindo transfusões de sangue desnecessárias e até perigosas para pacientes com câncer,para encaixá-los em testes clínicos de novos tratamentos.
A acusação é de um grupo de pesquisadores que descobriu um caso de uma mulher com câncer avançado cujo médico pediu uma transfusão desnecessária,entre outras histórias semelhantes.

De acordo com o especialista em ética Blair Henry,que ajudou a escrever a denúncia publicada no "New England Journal of Medicine",essa prática não é incomum.
O objetivo dos médicos seria mudar os resultados dos exames dos pacientes ,para que eles se encaixassem em critérios estabelecidos para teste clínicos.O problema é que a transfusão pode pôr a vida da pessoa em risco.A inclusão desses pacientes nos testes também distorce resultados de pesquisas.

As contínuas denúncias contra as práticas médicas regidas por interesses financeiros,na maior parte das vezes ligadas aos laboratórios,coloca os profissionais éticos também sob suspeita.

É preciso que surja um movimento entre os médicos para que a sociedade possa identificar e separar o 'joio do trigo',e ficar tranquilo ao buscar tratamento.


Fonte:Jornal Bem Estar/Dezembro de 2010


Sempre devemos ter em mente"Médico e confiança caminham juntos"
Escolha seu médico pela ética profissional.

Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: