Escrito por Dra. Jane Katia Mendes Cravo Quintanilha |
Sex, 28 de Janeiro de 2011 09:46 |
As cordas vocais possuem tamanhos diferentes? Isso muda em homens e mulheres? Por quê? As pregas vocais (nome mais correto, pois atualmente sabemos que não é uma corda, e sim várias camadas formando uma prega) têm diferentes tamanhos. Na criança é menor (ambos os sexos), na mulher é um pouco maior e no homem a prega vocal dobra de tamanho em relação à criança.
Como acontece a alteração da voz dos meninos de fina para grossa na puberdade? Através de toda a mudança hormonal e com o aumento de tamanho das pregas vocais. Com isso, a prega vocal vibra com menos ciclos vibratórios por segundo, fazendo com que a voz fique mais grossa (igual a uma corda de violão, que, quanto mais fina, mais rápido e fino é o som).
O uso de álcool e cigarro pode alterar a voz? Sim, e muito.
É correto afirmar que, com o hábito e treino, a voz pode sofrer alterações e soar um pouco mais grossa ou fina? Por quê? A prega vocal é responsável pelo som da voz. E como é um músculo – que, como tal, é susceptível ao movimento e exercício exigidos dele –, quanto mais treinado, mais flexibilidade ele terá. Por isso, a prega vocal fica com melhor tonicidade quanto mais exercício realiza, e consequentemente a voz sofrerá alterações e teremos uma voz com melhor qualidade. Com isso a voz terá por mais tempo suas características básicas (se fina, se manterá por mais tempo e se grossa também).
Qual é a diferença da voz na infância e na fase adulta? A voz na infância é fina. Tanto no menino quanto na menina, apresenta as mesmas características. Já na fase adulta a voz sofre grande influência dos hormônios, diferenciando-se bem a voz do homem da voz da mulher.
Há algum exercício para a voz simples de fazer que possa ser benéfico para qualquer pessoa? Sim, o exercício de vibração de língua ou lábios.
Quais doenças podem afetar a voz e, se não tratadas, o que pode acontecer? Várias doenças podem afetar a voz. As mais comuns são os calos de pregas vocais, pólipos, cistos e câncer de laringe. Tirando o câncer, que, se não tratado, pode levar à morte, as outras doenças podem deixar a voz bem rouca. E se não tratadas em tempo hábil, pode ter que ser resolvido somente com cirurgia para a retirada dos calos, pólipos e cistos.
Dra. Jane Katia Mendes Cravo Quintanilha é Fonoaudióloga. Atualmente é Coordenadora geral e de curso e professora assistente do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, Responsável técnica e fonoaudióloga do Centro de Voz de Brasília. Fonte:UOL -Ciência e Saúde Cuide-se! Bronye |
domingo, 30 de janeiro de 2011
O que faz a voz de uma pessoa ser fina ou grossa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário