É o aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratado.Essa pressão aumentada ,pode comprimir os vasos sanguineos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho.Com a falta de irrigação sanguinea,as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo ,provocando a perda progressva da visão,até a cegueira permanente se a doença não for tratada e controlada.
Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente,meses ou anos,sem ocasionar sintomas algum.O dano pode progredir com tanta lentidão,que o paciente nem percebe a perda gradual da visão,que vai piorando e finalmente afeta o próprio centro do campo visual e assim estabelece a cegueira total e permanente.
Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo. Esses sintomas podem compreender a necessidade de:
Trocar com frequência o grau dos óculos;Dificuldades para adaptar-se à ambientes escuros;Perda de visão lateral;Visão embaçada;Aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes (casos raros);Cefaléias (dor de cabeça) ou dor ocular intensa (casos raros). |
As chances de ser portador de glaucoma aumentam com a idade:
Geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos;Uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos possui glaucoma*;Três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma*;Uma forma muito rara de glaucoma pode ocorrer em crianças pequenas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário