Pela primeira vez,a atual geração de crianças pode viver menos que seus pais!
Na abertura da primeira reunião da rede mundial contra doenças não contagiosas,Margareth Chan,diretora da OMS,afirmou que a atual geração de crianças pode ser a primeira cuja expectativa de vida é menor do que a de seus pais.
Alerta Chan,que das 35 milhões de mortes anuais,por doenças não contagiosas,cerca de 40% são mortes causadas por infarto,diabetes e asma.
Estas doenças estão cada vez maior,e que atualmente jovens e crianças desenvolvem hipertensão e diabetes,doenças que estava relacionada a envelhecimento.
"No Brasil estamos vendo crianças e adolescentes com hipertensão e diabetes tipo B,algo que não imaginávamos há uma ou duas gerações.Esta geração está desenvolvendo fatores de risco,e um dos mais importantes é o aumento de obesidade e sobrepeso em crianças",diz e endocrinologista Claudia Cozer,diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
"Doenças não contagiosas consideradas próximas das sociedades ricas ,mudaram de lugar.Doenças cardiovasculares,câncer,diabetes,doenças respiratórias crônicas e distúrbio mentais agora impôem seu alto ônus aos países de renda média e baixa",afirma Chan.
Segundo Cozer,cerca de 24 % das crianças brasileiras estão acima do peso.Segundo a OMS, 43 milhões de crianças em idade pré-escolar são obesas ou apresentam sobrepeso.
As doenças metabólicas ,conjunto de sintomas que levam ao desenvolvimento de diabetes,hipertensão,colesterol alto,etc... isso aumenta o risco de infarto,derrames,tromboses e outras doenças cardiovasculares.Além disso a obesidade está associada ao aumento do risco de alguns tipos de câncer como o de mama e próstata,e de depressão,entre outros problemas.
Fiquem alerta e mudem os hábitos com urgência.
Cuide-se!
Bronye
Nenhum comentário:
Postar um comentário