quinta-feira, 2 de julho de 2009
Cólica biliar
È uma dor constante e intensa,na região direta do abdômem,logo abaixo das costelas.As causas das cólicas biliares(cólica da vesícula)podem ser desde uma inflamação ,até um cálculo biliar.Em 90% dos casos,se associa aos cálculos:todavia,podem existir outras causas como a pancreatite ou anomalias do canal biliar.
A crise aguda já é percebida por uma refeição abundante ou rica em gorduras,pois vômitos ocorrem em cerca de 75% dos pacientes,proporcionando ummcerto alivo.Nos casos não complicados,a crise dolorosa vai cedendo após um período de 12 e 24 horas.Pode ocorrer icterícia(cor amarelada)em aproximadamente 25% dos pacientes.
Geralmente há febre.A causa do depósito de cálculo(pedra) na vesícula biliar tem dois fatores básicos,sendo o mais importante o excesso de colesterol que é depósitado,pela secreção biliar,na forma de cristais,na vesícula.Outro fator é a constipação,que,com a paralisação do intestino,dá margem a uma maior absorção do colesterol.Os cálculos biliares são mais frequentes nas mulheres que nos homens,aumentando com a idade e sexos.
Pode ter complicações e causar gangrena na vesícula.Todavia,surgem sinais de alerta quando tal situação está prestes a ocorrer.
A crise aguda pode regredir com uma dieta adequada,iniciando-se pela supressão de alimentos por via oral.A colelitíase(cálculos na vesícula) é facilmente diagnosticada e o tratamento preferencial é o cirúrgico,que pode ser por videocirurgia ou pelo método clássico(incisão abdominal)
Um bom controle médico,desde o início da crise,com especialista na área abdominal,leva quase sempre,a um resultado satisfatório.
Fonte:Dr.Eliseu Santos (cremers 5.081)
Cuide-se!
Bronye
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário