quarta-feira, 15 de julho de 2009
Hérnia de disco
A coluna vertebral é composta de vértebras,em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa.Entre a vértebras cervicais,torácicas e lombares,estão os discos intervertebrais,estrutura em forma de anel,constituída por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é vitar o atrito entre uma vértebra eoutra e amortecer o impacto.
Os discos desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo,o que facilita a formação de hérnias de disco,ou seja ,a extrusão de massa discal que se projeta para o cana medular através da ruptura da parede do anel fibroso.O problema é mais frequente na região lombar e cervical,por serem essas áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
A hérnia de disco é grealmente precedida por um ou crises de dor lombar.Rupturas irradiando na parte posterior do anel,indo em direção á áreas nas quais as terminações nervosas descobertas estão localizadas.
Hérnias de Disco Protusas são quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
Hérnias de Disco Extrusas são quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que alguns dos seus outros diâmetros ou quandohouver perda no contato do fragmento com o disco.
Hérnias de Disco Sequestradas são quando um fragmento migra dentro do canal,para cima,para baixo ou para o interior do forâmem.
Sintomas mais comuns são parestesias(formigamento)com ou sem dor na coluna,geralmentecom irradiação para membros inferiores ou superiores,podendo afetar somente as extremidades(pés e mãos.Podem variar esses sintomas,dependendo do local .
Quando a hérnia está localizada no nível cervical,pode haver dores no pescoço,ombros ,na escápula,braços e tórax,associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço e dedos.
Na região torácica são raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna,mas quando ocorrem tendem a ser inespecíficos,incomodando durante muito tempo.Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas,dor abdominal ou dor nas pernas,associada a á fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas .A maioria das pessoas com hérnia de disco lombar relatam uma forte dor atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático.Além disso ,pode ocorrer formigamento e fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor.
Fatores genéticos têm papel muito forte na degeneração do disco .
Sofrer exposição à vibração por longo prazo ,combinada com levantamento de peso,ter como profissaõ dirigir ,são os maiores fatores de risco para lesão da coluna lombar.
Entre os fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão o trabalho físico pesado;postura de trabalho estática;inclinar e girar o tronco frequentemente;levantar,empurrar e puxar;trabalho repetitivo;vibrações;problemas psicológicos e psicossociais.
O diagnóstico é clinico ,mais exames de Rx ,neurologico,tomografia e ressonância magnética para ajudar a determinar o tamanho da lesão.
Fisoterapias,antiinflamatorios,cirurgia em caso graves.
Sessões de acupuntura e homeopatias,pilates também são sugeridos.
Cuide-se!
Bronye
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário