sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Berinjela e o controle do colesterol

De origem indiana, fruto da planta de mesmo nome,atualmente é chamada também de brinjal,eggplant e aubergine,mas ocorrem muitos nomes em Sânscrito,Bengali,Hindi e outras línguas da Ìndia.

È utilizada ,há séculos,com fins medicinais no tratamento de várias enfermidades ,como artrite,reumatismo,problemas digestivos,etc.
Vegetal versátil para a culinária, em diversas receitas,ainda contém proteínas,cálcio,fósforo,ferro e as c vitaminas B1,B2 e C.
Nos últimos anos ,no entanto ,a principal atribuição medicinal recaiu sobre o controle do colesterol.Isso ocorreu devido a várias pesquisas realizadas em todo o mundo,nas quais foram constatadas que as pessoas que ingeriam diariamente o suco da berinjela obtinham reduções significativas nas taxas de colesterol,em alguns casos de até 80%.Outra aplicação é na redução das gorduras no fígado,ou seja ,ajudando na digestão de alimentos mais "pesados".
È um alimento pouco calórico,com cerca de 28 calorias em cada 100g.
È aconselhável consumir as berinjelas com casca,onde se encontra boa parte de seus nutrientes.È rica em fibras,por isso sacia e ajuda a combater a preguiça intestinal.Exerce um considerável efeito depurativo sobre o sangue:limpa,previne as hemorragias e protege as artérias lesionadas pelos colesterol.
As berinjelas mais gostosas são tenras e firmes ,de pele fina e sabor leve.As maiores costumam ter mais sementes,além de serem duras e amargas.O tipo mais conhecido é o de pele roxa.Existem ainda as violetas e as brancas.Podem ser recheadas e cozidas,grelhadas,assadas e ensopadas.Existe um inconveniente,a textura esponjosa a berinjela absorve muita gordura,cerca de quatro vezes mais que a batata frita.
Para eliminar o sabor amargo,basta salgá-la antes de cozinhá-la.Corte o vegetal,salgue-o e deixe descansar por meia hora.Lave-o e seque-o.O sal elimina um pouco da umidade e reduz o sabor amargo.

Fonte:jornal Bem-Estar

Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: