Brasil continua sendo o grande produtor mundial de amianto,isso se deve a pressão de grandes grupos econômicos,apontada com um dos principais motivos para que o uso desse mineral ainda seja permitido no país,segundo a avaliação de Guilherme Franco Netto,diretor de saúde ambiental do Ministério da Saúde,e especialista em saúde pública.
Essa substância,cujo uso é proibido e restrito em nada mais que 52 países,pois solta fragmentos,que podem provocar diversas doenças pulmonares quando inaladas,inclusive alguns tipos de câncer.É uma fibra natural extraído através de mineração,é barato,resiste ao calor e fogo,e é misturado ao cimento para construção de telhas e pisos,e caixas dágua.O mineral é utilizado em quase 3 mil produtos industriais,pelo baixo custo.
A discussão sobre a proibição do amianto no Brasil ainda está em curso no governo há anos.
O Ministério da Saúde é contra o uso,mas enquanto não tiver uma posição final do governo,os defensores do amianto estarão vencendo o debate,a situação atual favorece e beneficia o grupo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 125 milhões de pessoas convivem com amianto no trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho(OIT) estima que 100 mil trabalhadores morram por ano por doenças relacionadas ao amianto.
De acordo com Netto,o Ministério da Saúde tem acompanhado o aumento da incidência de câncer de pulmão no país,e doenças como mesotelioma e asbestose ligadas à exposição ao amianto.
Países do primeiro mundo ,tais como o Canadá,destinam sua produção para países menos desenvolvidos.
O Brasil é o quinto maior consumidor,e figura entre os três grandes exportadores de amianto no mundo.
Até quando os governo brasileiro vai aceitar as imposições de multinacionais,indo em encontro com a saúde do trabalhador brasileiro.
Visto que autoridades da saúde,nada faz ,ou não tomam uma providência efetiva,para banir definitivamente o uso de amianto e outros proibidos em países do primeiro mundo.
Muitos medicamentos e agrotóxicos,proibidos "lá fora",comercializados livremente aqui no Brasil,sem alguma fiscalização.Fazem vistas grossas .Enquanto isso a população brasileira sofre com doenças e mais doenças,sem nunca esquecer da máfia das induistrias e laboratórios.
Políticos poderiam fazer algo? Ah sim ,dar apoio em troca de vantagens...
Viva O BRASIL ! Terra de ninguém...bem que falou Charles De Gaulle,o "Brasil não é país sério!"
Só resta...
Cuide-se!
Bronye
Nenhum comentário:
Postar um comentário