segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dor no pescoço e ombros



Muitos pacientes com fibromialgia (FM) queixam-se de dores nos “nervos” do pescoço, e em muitos a maioria das dores da FM parece originar-se desta área.

Na verdade, os tais “nervos” são a parte principal de um músculo do pescoço e ombros, chamado trapézio. Este é um músculo bastante potente, que em pacientes com fibromialgia pode apresentar pontos de contração espontânea, chamados pontos-gatilho. Estes pontos são chamados assim por “engatilharem” uma dor sempre para a mesma localização, dependendo de onde está a contração muscular (figura 1) .

O trapézio é o músculo mais “mal-usado” do corpo, particularmente em indivíduos sedentários e com má-postura. A cabeça, quando está pendente, age como um peso de 15kg pressionando o trapézio para baixo. Quando a cabeça está alinhada com o pescoço, este peso é de somente 3 kg. Muitas pessoas mantêm uma postura com a cabeça para a frente por períodos grandes de tempo, no trabalho e nas tarefas de casa, submetendo o trapézio a um estresse crônico. Pessoas com fibromialgia são especialmente vulneráveis ao estresse mecânico crônico.

Estes passos são úteis para lidar com a dor no pescoço e ombros:

1) Evite inclinar-se para realizar um trabalho. Levante a superfície de trabalho ou abaixe a cadeira, para permitir que a cabeça e a coluna fiquem alinhadas (isto é, sem a cabeça estar curvada para a frente).

2) Evite deitar no chão para assistir TV ou ler na cama com o travesseiro embaixo da cabeça. Isto tensiona o trapézio e irrita o nervo occipital, o que pode causar dor de cabeça.

3) Use travesseiros com curvaturas especiais pra dormir – que permitam que a cabeça fique paralela ao colchão.

4) Pratique uma boa postura. Peça ao seu fisioterapeuta pra ensinar exercícios que fortaleçam os músculos do ombro e do pescoço.

5) Quando estiver dirigindo, pressione a cabeça contra o encosto de cabeça periodicamente, para ajudar o corpo a identificar a posição correta da cabeça.

6) Alongue os músculos do pescoço várias vezes ao dia – onde quer que esteja.

7) Arranje uma cadeira com encosto alto – isto dará melhor apoio para o pescoço e os ombros.

8) Se o seu trabalho envolve muito tempo ao telefone, considere o uso de fones de ouvido, que deixam o pescoço livre.

9) Fale com seu médico sobre injeções com anestésico nos pontos-gatilho.

10) Natação é um exercício útil para o alongamento do pescoço.

11) Use relaxantes musculares à noite para “soltar” os músculos durante o sono. Use analgésicos regularmente, não só quando a dor está insuportável.

12) Massagens são úteis, embora o efeito seja temporário

13) Use calor, como o chuveiro quente, para soltar os músculos

14) Aprenda exercícios de relaxamento – pergunte ao fisioterapeuta.

15) Conserve-se quente quando está frio – o ar frio faz contração muscular,causando maior dor.

Eduardo S. Paiva
Reumatologista
Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR, Curitiba

Nenhum comentário: