quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Síndrome do impacto no ombro

A síndrome do impacto é uma das causa mais comuns de dores no ombro em adultos.Resultade uma pressão na musculatura e tendões do ombro(manguito rotador**),exercida por parte da escápula quando o braço é elevado acima de 90º (altura dos ombros_+).Quando o mesmo é elevado,ocorre um impacto entre o acrômio*** e os tendôes do manguito rotador.Isso causa limitação de movimentos.

Em pacientes idosos,esses traumas podem ocorrer devido enfraquecimento muscular global,e em pacientes mais jovens,ocorre devido a desequilíbrios funcionais por contraturas capsula-res localizadas.O movimento desarmônico força a cabeça do úmero e os tendões do manguito que a recobrem.

A dor persistente por uma hora ou mais após a atividade intensiva sugere tendinite do supra-espinhoso ou rotura do manguito rotador.A dor pode ser originada de uma inflamação dabursa(bursite) que cobre o manguito rotador ou uma inflamação dos tendões do próprio manguito(tendinite).

Por termos "tendinites" e "bursites'' são sinônimos da síndrome do impacto.


**manguito rotador>Conjunto de 4 músculos:subescapular,supra-espinhoso,infra-espinhoso,e redondo menor.Esses músculos cobrem a cabeça do úmero(parte do osso do braço que se conecta com a clavícula e escápula(cintura escapular),e são responsáveis pela estabilização,força e mobilização.


***acrômio> Consiste na ligação entre a clavícula e omoplata.Ela está situada na região superior do ombro,sendo considerada o " teto" do ombro.


Cuide-se!

Bronye


.



Nenhum comentário: