O que devo fazer se estou em contato regular com porcos?
Ainda que não existam claras indicações de que os casos humanos atuais de infecção por gripe suína estejam relacionados a eventos de doenças assemelhadas à gripe em porcos, seria aconselhável minimizar o contato com porcos doentes e reportar esses animais às autoridades de saúde relevantes.
A maior parte das pessoas é infectada por meio de contato prolongado e próximo com porcos infectados. Boas práticas higiênicas são essenciais em todos os contatos com animais e especialmente importantes durante o abate e manuseio pós-abate, a fim de impedir exposição a agentes patológicos. Animais doentes ou animais que morreram de doenças não devem ser submetidos a procedimentos de abate. As recomendações das autoridades nacionais de saúde devem ser seguidas.
Não há prova de que a gripe suína seja transmissível a pessoas que comam carne de porco e outros derivados porcinos devidamente manuseados e preparados. O vírus da gripe suína é morto por temperaturas de cozimento da ordem de 70 graus, que correspondem aos métodos normais de cozinhar carnes, de porco e outras.
Como posso me proteger contra infecção por gripe suína devido a contato com pessoas contaminadas?No passado, as infecções humanas por gripe suína eram em geral amenas, mas se sabe que elas já causaram diversas doenças, como a pneumonia. Para os atuais surtos nos Estados Unidos e México, porém, o quadro clínico se provou diferente. Nenhum dos casos confirmados nos Estados Unidos sofria da forma severa da doença e os pacientes se recuperaram dela sem recorrer a cuidados médicos. No México, alguns pacientes supostamente sofrem da variedade severa da doença.
Para se proteger, siga as práticas preventivas normais contra a gripe:
Evite contato próximo com pessoas que pareçam doentes, com febre e tosse. Lave as mãos com água e sabão, frequente e cuidadosamente.
Pratique hábitos de boa saúde, entre os quais dormir devidamente, comer alimentos nutritivos e se manter ativo fisicamente.
cuide-se !
Nenhum comentário:
Postar um comentário