sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Como lidar com a perda de familiar

As reações mais comuns frente à perda de um ser querido são a angústia e a tristeza.
 Quando alguém experimenta uma perda passa por um processo normal denominado luto.
Quando a perda ocorre após uma doença prolongada em lugar de uma perda repentina o pesar se experimenta de forma um pouco diferente. Quando uma pessoa está gravemente doente frequentemente os familiares experimentam pesar com antecedência à perda. Esse pesar é uma resposta normal e os ajuda a preparar-se para a perda real. Geralmente o período anterior ao falecimento é uma preparação física e emocional das pessoas próximas ao doente.
O luto é um processo natural e esperado que pode permitir a uma pessoa aceitar e entender sua perda. O luto nos permite deixar ir o ser querido e continuar com nossas vidas de uma maneira saudável.
Muitas pessoas acreditam que estarão preparadas para a perda quando elas a esperam, entretanto, quando a morte ocorre realmente ainda pode ser um choque e ocasionar sentimentos de tristeza e perda inesperados.
O falecimento de um ser querido afeta a todos os membros da família. Cada família desenvolve sua própria maneira de enfrentar o falecimento já que as reações e atitudes da família estão influenciadas por valores culturais, religiosos e espirituais, assim como as relações entre as pessoas da família.


Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: