terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dharma -Ensinamentos de Buda

O progresso espiritual acontece com a sucessão dereencarnações ,cuja natureza é governada pela lei do Karma-bons e maus feitos e suas consequências.Moralidade(ação correta)contribuindo para a extinção do Karma,a proibição de se tirar uma vida,humana ou animal,a proibição de furto e mentira,apreciação à castidade e culto ao amor universal.

Por volta do séc.III A.C.,a comunidade se tornou dividida quanto aos princípios da fé Budista e,se dividiu em vários grupos.Dois mais fundamentais e que permanecem até hoje:o Hinayana-"o Veículo Menor",chamdo por seus seguidores de Theravada,"o Caminho dos Antigos"-mais conservador,possivelmente mais próximo dos ensinamentos de seu fiundador e que se espalhou mais pelo Sul e Sudeste da Àsia;e o Mahayana-"o Veículo Maior",que se espalhou pelo Norte da ìndia,Kashmir,Àsia Central,China,Koreia,Japão- e Tibet.

As diferenças que separam as duas versões da fé budista são muitas e importantes.Mas ,em resumo ,nas Escolas Theravada,o Buda histórico mantém sua posição central,a salvação é difinitivamente mais importante do que qualquer outro problema metafísicoe,uma pessoa a procura da salvação se empenha em alcançar o estado de Arhat,"o Precioso ",o "Não-retornante"que alcançou a benção serena chamada Nirvana,através da extinção do Karma.As Escolas Mahayana vê o Buda histórico como uma encarnação primordial de um Buda eterno e cósmico,e há um rico desenvolvimento do pensamento metafísico e uma prodigiosa proliferação de entidades celestiais(Budas eternos e sua emanações ,deidades,maiores e menores,protetores da Fé,santos seus discípulos,anjos,seres míticos);e o ideal Arhat dá lugar ao ideal Bodhisattva.Um Arhat alcança a salvação e aceita sua beatitude individual;um Bodhisattva,pleo contrário,alcança a iluminação mas adia o recebimento da benção celestial,permanecendo ativamente na roda cìclica de morte e renascimento até que todo ser sensciente tenha completamente se libertado do sofrimento.

O Budismo Mahayana denota a existência de cinco grandes eras cósmicas(Kalpas)espalhados pelos eons do tempo.Nòs estamos no 4º kalpa.Cada era é presidida por um Buda Celestial,um Bodhisttva Celestial e usa encarnações humanas.Nosso kalpa está sob os auspícios do Buda Supremo Amitabha ou Opame(tib.)e o Bodhisattva Avalokitesvara ou Chenresi(tib.)que siginifica "Aquele que olha para baixo",e uma encarnação passada desta entidade celestial foi o asceta Gautama.

O Dalai Lama é considerado a recente encarnação de Chenresi e o Abade do Mosteiro de Trashilungpo,o Panchen Lama, a encarnação de Opame.



Até a próxima postagem !



Cuide-se!

Bronye

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