quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lesão do Ouvido Causada por Medicamentos


Alguns medicamentos afetam a audição quanto o equilíbrio,mas a maioria afeta principalmente a audição,como certos antibióticos,diuréticos(ácido etacrínico e a furosemida),a aspirina ,substâncias similares a mesma(salicilatos)e a quinina.

A neomicina é a que possui efeito mais tóxico sobre a audição(entre todos os antibióticos) seguida pela Kanamicina e amicacina.A viomicina ,gentamicina e a tobramicina,afetam tanto a audição ,quanto o equilibrio.

O antibiótico estreptomicina afeta mais o equilibrio que a audição.A vertigem em decorrência do uso deste medicamento tende a ser temporária,entretanto a perda do equilíbrio pode ser intensa e permanente e uma sensação que o ambiente move-se a cada passo(síndrome de Dandy).

O ácido etacrínico e a furosemida têm causado perda auditiva permanente ou temporária quando administrados intrevenosamente em indivíduos com insuficiência renal e que também estão recebendo antibióticos.


A aspirina utilizada em doses muito altas e durante um longo período pode causar perda auditiva e tinido,de forma temporária.

A quinina pode causar perda auditiva permanente
.



*Precauções

Os medicamentos que podem lesar o ouvido não são aplicados sobre o mesmo quando a membraba timpânica encontra-se perfurada porque eles podem misturar-se ao líquido do ouvido interno.

Os antibióticos que prejudicam a audição não são prescritos para mulheres grávidas. Eles também não são prescritos para indivíduos idosos ou para aqueles pacientes que apresentam perda auditiva pré-existente, exceto quando não existe uma outra droga eficaz disponível. Embora a suscetibilidade a esses medicamentos varie um pouco de um indivíduo a outro, a perda auditiva normalmente pode ser evitada quando a concentração sérica das drogas são mantidas dentro da faixa recomendada. Por essa razão, o médico comumente controla a concentração sérica dessas drogas.Quando possível, a audição é mensurada antes e durante o tratamento.

Normalmente ,o primeiro sinal de lesão é a incapacidade de ouvir sons de alta frequência(agudos).Podem ocorrer um tinidos agudo ou vertigem.


Quase todos esses medicamentos são eliminados do organismo através dos rins.Por essa razão,qualquer deterioração da função renal aumenta a possibilidade das drogas acumularem no sangue concentrações que podem causar lesão.

Fonte:Merck


Cuide-se!

Bronye

Nenhum comentário: