quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ômega-3, a gordura da prevenção


Esse ácido graxo de fato reduz a absorçao de LDL,o colesterol ruim e faz com que o HDL,o bom colesterol,apareça em maior quantidade para prevenir a obstrução das artérias e surgimento de doenças cardiovasculares,atesta Maria Aquimara Zambone,nutricionista do Hospital de Clínicas de São Paulo.
As últimas pesquisas mostram que o ômega-3 é capaz de "brilhar em outros cenários",não só na cardiologia,mas prevenir doenças.
Encontrado em peixes de água fria-sardinha,salmão,atum; linhaça;nozes.


Obesidade

É um aliado para evitar o aumento de peso.

********************
Transtornos do humor e alcoolismo

Pesquisa essa realizada na Universidade de Indiana ,EUA,mostrou que:

"Ratinhos bipolares alimentados com óleo de peixe, rico em ômega-3, deixaram a depressão de lado e, quando submetidos ao estresse, não tiveram crises de euforia. "esse estudo revela que o dHa, uma das principais frações da gordura, altera a atividade dos genes ligados à bipolaridade", avalia o psiquiatra Teng Chei tung, da universidade de São Paulo, a USP. No meio do caminho, os cientistas ainda se depararam com um efeito inesperado: houve redução no desejo por álcool, comum entre os portadores da doença. "Não dá para prometer a solução desses quadros só com uma dieta cheia de ômega-3, mas ele pode auxiliar muita gente", opina Tung.

***********************
Depressão pós-parto

Um trabalho da Universidade de Connecticut-EUA- voluntárias gestantes, receberam óleo de peixe,outro grupo recebeu óleo de milho.
Em seis meses depois de o bebê nascer,o grupo que recebeu óleo de peixe,fez menos pontos numa escala que calcula incidência de depressão pós-parto.A deficiência de dHa, é relacionado a baixos níveis de dopamina e serotonina,que agem no cérebro proporcionando bem-estar.Com o consumo do óleo de peixe(ômega-3) esses níveis sobem.

Comer três porções de peixes,como a sardinha,por semana, seria suficiente para blindar ,se proteger contra o baixo -astral.

**************************
Funções cognitivas

Consumir ômega-3 nas grávidas ,favorece também o bebê,pois o nutriente auxilia o desenvolvimento do cérebro .

Os adultos e mesmo crianças e adolescentes ,necessitam dessa gordura para continuar a nutrir a massa cinzenta e os nervos,pois ela recobre a membrana dos neurônios,que quando protegidos,disparam sinais com velocidade e o aprendizado é facilitado.


Fonte:Revista Saúde

por Thaís Manarini


Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: