quinta-feira, 22 de julho de 2010

Asma,bronquite ou bronquiolite?

Muitas crianças ,durante a época entre outono e inverno,costumam apresentar esse quadro de tosse,falta de ar,chiado no peito.Muitos pais correm para pronto-socorro,levando suas crianças (até mesmo adultos) a fazer inalação.

Essa preocupação tem fundamento,pois não é normal uma criança ter falta de ar e ficar desanimada.O ideal realmente é ir a pronto-socorro ,para saber com certeza o que pode ser.Não esquecendo que as crises costumam piorar com o tempo.É importante interromper a crise.

Durante essas crises,é difícil saber quais condições se instalaram.Mas o tratamento é similar:anti-inflamatórios , broncodilatadores, inalação(nebulizadores com medicamentos).Passada a crise é possível saber o que desencadeou a reação alérgica,explicam especialista.

Bronquite é causada ´pela inflamação nos brônquios-canais que levam o ar ao pulmão,situado logo após a faringe.Pode ser aguda(passageira) ou crônica(quando se instala por mais de três meses).A bronquite crônica pode ser indício de outras condições mais sérias.Podem ser desencadeadas por outras,como uma gripe outra condição viral ou bacteriana.Pode ter também início a partir de uma alergia,e aí ela é chamada asma brônquica ou simplesmente asma.

A asma é um tipo de bronquite,em que há envolvimento do sistema imunológico.A condição é crônica e normalmente a crise é desencadeada por um agente externi-pólen,ácaro,resíduo da descamação natrual da pele dos animais e que fica preso nos pelos.A resposta no caso é extrema e leva a uma reação alérgica,e que resulta na obstrução do fluxo de ar:a crise de asma.

Bronquiolite é uma condição mais séria,principalmente por ser mais comum em crianças de pouca idade.Para entender melhor, brônquios são parte da estrutura que leva o ar até os pulmões,como já mencionei antes.Mas no final dos brônquios,estruturas ainda menores fazem essa distribuição do oxigênio:são os bronquíolos.Inflamação nessas estruturas pode ser preocupante.

Assim como a bronquite e asma,os sintomas são tosse e o chiado no peito.Mas nesses casos,a inalação ou broncodilatadores faze pouco efeito e a crise deve ser acompanhada de perto pelo médico.

A causa da bronquiolite pode ser viral e não é caracterizada reação alérgica.

Evitar desencadear qualquer dessas situações é a melhor maneira de proteger seus filhos contra outra doença que possa instalar-se paralelamente.


Cuide-se!

Bronye





Nenhum comentário: