quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde

É o Bem-Estar físico,mental e social!

O Dia Mundial da Saúde foi criado no dia 7 de Abril de 1948,pela OMS(Organização Mundial da Saúde),com fundamento no direito do Ser Humano à Saúde,alertando para principais problemas que podem atingir a população.

Vamos sim comemorar a maravilha que é a saúde nesse Brasil e avisar amanhã dia 7, médicos e dentistas(planos de saúde) farão uma paralização .

-Mais de 200 mil pessoas que têm planos de saúde ficarão sem atendimento, nesta quinta-feira, em consultas eletivas nos hospitais e consultórios . É que os médicos que atendem planos de saúde escolheram o Dia Mundial da Saúde para fazer uma paralisação no intuito de reivindicar reajuste na tabela de consulta e de abrir uma frente de luta em defesa do direito dos usuários.

**************************
Por Raquel Júnia - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-FioCruz

Em todo o mundo, 2,8 milhões de pessoas adultas morrem por problemas decorrentes do sobrepeso e da obesidade. Em 2009, 1,7 milhões de pessoas morreram por causa de uma doença antiga, mas que até hoje vitima muita gente: a tuberculose. Pelo Datasus, no ano de 2007, mais de 1.600 crianças menores de cinco anos morreram em consequência de diarreia aguda. Dados como os transcritos acima ajudam a revelar condições de saúde de populações, mas se não são encarados como parte de um contexto mais amplo podem ser apenas números. Formulado em 1986, na Oitava Conferência Nacional de Saúde, um conceito pode ajudar a entender o que existe por trás dos milhares e milhões acima - é o conceito ampliado de saúde. Aprovado pelos delegados da Conferência, o conceito inclui alimentação, habitação, educação, renda, meio-ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde como condições necessárias para se garantir a saúde. "É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida", diz o relatório final. Então, com base neste conceito, como anda a saúde dos brasileiros?

****

Usuários do Sus,não tem muito o que comemorar

Emergências superlotadas,profissionais que no começo de suas carreiras prestaram concursos,para atender a população e quando lá estão,reclamam do local de trabalho,das condiçoes do mesmo e do salário.
Pessoas idosas ou não naquelas filas intermináveis ,na longa madrugada, para tentar conseguir uma consulta ,que muitas vezes não conseguem e ainda sendo maltratadas por funcionários.
Muitos elogiam o SUS,e que tem coisas que não saberemos,de tão maravilhoso que é,mas isso por detráz da cortina,pois oque se vê é uma má vontade de atender.Para muitos médicos e funcionários ,os usuários do SuS não passam de indigentes,sim ouvi isso de médico e ainda mais que se for idoso ,vai junto com pacientes com doenças ainda não terminais ,mas pela falta de atendimento adequado será terminal,existe uma vala comum.
Nas grandes emergencias existe,o sorteio,quem vai e quem fica (entre os vivos).No interior o atendimento é de doer a alma.Lembrei daquela senhora que ficou 30 horas de parto(uma semana atrás,cidade do interior gaùcho) e deu a luz a um menino de quase 6 kgs.Pensei porque não fizeram um cesária.Pois no Sus fazem cesária até em homem,por que não numa parturiente.O menino veio a falecer..tambem pudera ficou sem oxigênio,e como era só uma agricultora,para que devem se preocupar!!!
Sei muitas coisas do SUS,descaso ,desrespeito,das facilidades a amigos,politicagens,então não tenho muito a comemorar.

Tenho pena desse povo ,que nesse Dia ,ainda vai reinvindicar seus direitos como Ser Humano,ele pensa que será ouvido.Até ouvirão,mas nada será retido.

Saúde!
Se vc não cuidar dela com prevenções,não poderá contar com ela.É medico dizendo que ganham pouco(planos e Sus),ou se você tiver dinheiro,você que ficará sem nada em pouco tempo.

Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: