terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial – Cuide do seu coração



Hoje, dia 26 de abril é lembrado como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Um índice que pode ser controlado com hábitos e alimentação saudável e vitima milhares de pessoas mundo afora.

Cheguei um pouquinho tarde,para falar desse Dia,mas me acalmei e faço a postagem afinal não quero que minha pressão arterial suba,por esse motivo.

Sim é assunto sério,muito sério,pois ela é responsável por 40 % dos infartos e 80% dos derrames ,de acordo como InCor (Instituto do Coração) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão.Por isso um Dia Especial,para conscientização de todos.
O Evento ocorreu em todas as cidades do Brasil,com muitas avaliações,para verificar a pressão e orientações,até mesmo encaminhar a cardiologistas. Em grandes centros como São Paulo,o InCor,avaliou a circunferência abdominal,um fator de risco importante.


Hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias é muito forte,ficando acima dos valores considerados normais(12/8),por exemplo 14/9.
Hipertensão arterial pode ser encarada como doença e também fator que influencia desenvolvimento de doenças do coração,muitas vezes não provoca sintomas ou em geral são dores de cabeça,tonturas,mal-estar..... .

As pessoas predisposta a hipertensão arterial são as com excesso de peso corporal,não têm alimentação saudável,usam muito sal,sem nehuma atividade física,consomem bebidas alcoólicas,são diabéticos e tem familiares hipertensos.

Fiquem atenta,não somente nesse dia,mas ele vale para repensar e mudar velhos hábitos não tão saudáveis.Se pudermos evitar,melhor que remediar.

Cuide-se!
Bronye



Nenhum comentário: