terça-feira, 9 de julho de 2013

Conheça algumas dicas para se livrar do inchaço



1/15 fotos
O potássio aumenta a excreção renal de sódio, sendo um excelente aliado contra a retenção de líquido provocada pelo consumo excessivo de sal. São exemplos de alimentos ricos em potássio: melão, água de coco, banana nanica e prata, laranja, kiwi, acelga crua, couve crua, beterraba crua, feijão, lentilha etc




2 / 15
Os gases formados por determinados alimentos podem causar inchaço na região da barriga. Para evitar o problema, retire da dieta as bebidas com gás, por exemplo, que podem causar desconforto abdominal. Além disso, o refrigerante contém alto teor de sódio, o que favorece o aumento dos líquidos corporais.


3 / 15
O álcool é diurético, mas também causa vasodilatação, contribuindo para o extravasamento de líquidos. Por isso, acaba causando inchaço.


4 / 15
Para dar um basta ao inchaço nada melhor do que muita água. No mínimo oito copos por dia.


5 / 15
Para se livrar do inchaço de vez, invista em alimentos com boas doses de água, como pepino e melancia. O pepino estimula o organismo a eliminar toxinas do corpo por meio da urina e a melancia, além de diurética, é pouco calórica. Outros alimentos diuréticos, como aspargos e café, facilitam a eliminação de água pelo organismo (o aspargo também tem poder desintoxicante).


6 / 15
Alimentos ricos em proteína, como o ovo e o iogurte, devem entrar para a dieta. O ovo ajuda a eliminar água pelo corpo. Já o iogurte favorece os processos digestivos. Para evitar o ganho de peso, os melhores são os naturais, sem adição de açúcar. Os alimentos à base de leite colaboram para não nos sentirmos tão inchadas. Enriqueça sanduíches com as versões mais magras, como o queijo branco.


7 / 15
Alimentos que possuem gorduras saudáveis, como azeite, nozes, abacate e peixe, ajudam as pessoas a sentirem saciedade, sem que haja a sensação de estufamento. Mas modere na quantidade dos três primeiros, sobretudo, pois são muito calóricos. Se o desejo por doce for irresistível, invista nas uvas roxas, que também reduzem a formação de gases e, consequentemente, a sensação de inchaço.


8 / 15
Fique longe de comida muito salgada, alimentos industrializados (conservas, caldos etc) e carboidratos (salgados ou doces), principalmente os doces, pães, bolachas, bolos. A quantidade máxima de sal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 5 gramas por dia (ou 2000 mg de sódio). Vale lembrar que não é apenas o sal que é colocado na comida que compõe nossa refeição, há uma infinidade de alimentos ricos em sódio, como frios e embutidos, enlatados, temperos, conservas, sopas, caldos e molhos prontos, salgadinhos, alimentos congelados e defumados, entre outros.


9 / 15
Ótimas opções de petiscos saudáveis, amêndoas e pistaches possuem proteínas vegetais que são eliminadas rapidamente, evitando o inchaço. Contudo, modere na quantidade, pois ambos têm muitas calorias.




10 / 15
Grãos, como feijão, soja, grão de bico, lentilha, podem ser causadores de gases, mas tudo depende de quem come e da quantidade que se come. Ou seja, podem ser causadores de gases e inchaço se consumidos em excesso ou se forem consumidos por pessoas que tenham problemas de má digestão ou maior sensibilidade intestinal.



11 / 15
Para auxiliar no processo de digestão, uma boa dica pode ser mastigar bem, a fim de evitar o inchaço abdominal causado pelos gases.



12 / 15
Comer exageradamente pode causar inchaço. O abuso na quantidade de alimentos ingeridos, mesmo que tenham qualidade, representa uma sobrecarga no funcionamento de todo o aparelho digestivo, possibilitando também o acúmulo de água. Mas como fazer quando há um deslize; se no dia anterior você caiu em tentação e exagerou no sal ou deixou de beber água? É preciso correr atrás do prejuízo! Beba bastante água e sucos, coma alimentos em pequenas quantidades ? bem fracionados ao longo do dia ? e evite os industrializados (em pós, lata e vidro, temperos prontos e caldos concentrados). Nada de sal, muito potássio! Além disso, não consuma os alimentos conhecidos como inflamatórios, que intoxicam o organismo, como frituras, doces, snacks e fast-food. E nada de ficar parado. O ideal é fazer atividade física e se mexer, para ativar a circulação.



13 / 15
Alguns sucos naturais são bem-vindos para reduzir o inchaço, principalmente os verde-escuros (à base de clorofila, couve, agrião, espinafre), pois ajudam a desinchar uma vez que auxiliam no processo de eliminação de toxinas do organismo. Se usar uma fruta, legume ou verdura com potássio ? como couve crua ou laranja ? para fazer o suco, a bebida terá ainda efeito diurético. Segundo Roseli Rossi, uma boa receita é escolher um desses ingredientes verde-escuros (clorofila ou couve ou espinafre ou agrião) e adicionar uma fruta cítrica (limão, laranja, abacaxi). Para incrementar ainda mais, junte à mistura salsinha ou salsão, que são bastante diuréticos.



14 / 15
A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, ensina uma receita de suco anti-celulite que ajuda a desinchar. Ele contém 1/2 prato de mesa de agrião cru, 1 talo de salsão, 1 copo médio de água de coco, 1 maçã vermelha, 1 sachê de adoçante (sucralose) e 2 cubos de gelo. Higienize adequadamente os vegetais e as folhas do agrião e do salsão. Pique, em pedaços pequenos, um punhado de agrião e o talo de salsão. Corte a maçã. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva a seguir. O copo da bebida contém 132 caloriasValores Nutricionais Por PorçãoCalorias: 132 KcalProteínas: 1gCarboidratos: 34gLipídios: 0,07gFibras: 3gColesterol: 0,00mg.



15 / 15
Outra receita da nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, é o suchá de abacaxi com cavalinha. Ele é feito com 1 colher de chá de folhas secas de cavalinha, 1 fatia fina de abacaxi, 1 colher de sopa de hortelã e 1 copo médio de água. Primeiro, prepare o chá. Coloque a água no fogo, assim que ferver desligue e acrescente a cavalinha. Tampe a panela. Deixe em infusão por 5 minutos e coe. Deixe esfriar. Bata bem no liquidificador com os outros ingredientes Sirva a seguir. O copo da bebida contém 41 calorias Thinkstock




 
Carla Prates
Do UOL, em São Paulo
08/07/2013
 Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: