terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe e pneumonia

È bastante comum que pessoas com febre alta,tosse e dor no corpo todo acreditam que seu caso é apenas uma gripe.
Mas pode ser grave.Isto porque muitos casos de pneumonia não tem sintomas específicos e costumam ser parecidos com uma gripe comum,pelo menos até o terceiro dia.
Um diagnóstico tardio dificulta a melhora e pode representar risco à sua saúde.
A pneumonia é caracterizada pela infecção no pulmão e pode ser causada por diferentes agentes,sobretudo bactérias(pneumococo).
Os mais atingidos pela pneumonia são as crianças,porque costumam ficar bastante tempo em ambientes com aglomerações,como escolas.
Os idosos são outro "público alvo" da doença,por que seu sistema imunológico ,mais frágil,facilita seu desenvolvimento.
Mas outros grupos também são acometidos pela doença e não devem se considerar imunes.
Fatores com diabetes e cigarro,que facilitam o desenvolvimento ,pois afetam o sistema imunológico.Há vacina para pneumonia,mas só indicada a pacientes em contato com doentes ou em casos específicos.


Apesar das semelhanças ,a gripe e pneumonia,as diferenças são muitas.Segundo o pneumologista Sérgio Ricardo dos Santos,a gripe costuma durar entre cinco a sete dias e deve ser tratada com bastante hidratação e uma alimentação saudável,podem usar remédios assintomáticos.Já a pneumonia leva de sete a dez dias para desaparecer,caso diagnosticada no início,e é tratada com antibióticos.O contágio ,em ambas,é mais comum em locais fechados, e por isso ,no inverno,sistema de ar condicionado contribuem para o início das doenças.
Dores no corpo,e febres(somente os dois sintomas) não são motivo para paciente descartar hipótese da doença e buscar especialista.Fique atento.

Cuide-se !
Com carinho,
Bronye

Nenhum comentário: