segunda-feira, 24 de maio de 2010

Saúde do homem idoso

A Organização Mundial da Saúde classifica como idoso o indivíduo com idade igual ou superior a 65 anos.
No Brasil, o estatuto do idoso reconhece os direitos dos indivíduos após os 60 anos; prevê-se que em 2025 seremos 30 milhões de idosos.Mas devemos reconhecer ,o estatuto não está sendo respeitado .Enquanto assistirmos o que fazem com idosos,tanto senhores como senhoras,me questiono: Para que serve o estatuto ?somente para alguns e ,esses com boa conta bancária.

As características gerais do homem idoso

A terceira idade é um período caracterizado por intensas mudanças físicas, patológicas, sociais e emocionais. O idoso revê seus conceitos sobre tudo que cerca sua vida,o que foi no passado e na atualidade; são muitas perguntas a cerca de finanças e sentimentos,mas prefere mais qualidade ao invés de quantidade em tudo, inclusive nas suas relações sexuais.A sua função sexual se altera basicamente pelas mudanças fisiológicas e anatômicas do organismo provocadas pelo próprio processo de envelhecimento. Porém, não se pode associar essa fase da vida à perda ou à incapacidade de manter relações sexuais. As dificuldades normalmente se iniciam a partir dos 40-50 anos, pois além da diminuição lenta e gradual da testosterona, há uma maior incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e dislipidemias muitas vezes agravadas pelo fumo, álcool, estresse, sedentarismo e outros fatores de risco.

Além das causas orgânicas, surgem questões de ordem emocional , auto-estima além de fatores sociais e culturais.Em geral, as alterações sexuais masculinas são lentas e progressivas, dando tempo ao homem de se adaptar a uma atividade menos intensa.Não existe uma disfunção erétil que seja específica do homem idoso, mas sim uma diminuição da sua capacidade sexual global. É importante que os homens conheçam e tenham consciência dessas mudanças, para que uma eventual falha erétil não cause uma ansiedade de desempenho desastrosa, capaz de contaminar e comprometer as relações futuras.Ao atingir a maturidade, o sexo é cada vez menos carnal, tornando-se cada vez mais afetivo. As relações são menos sexuais e mais sensuais. Aos poucos, o homem se vê obrigado a assumir o papel de protagonista da relação, trocando de lugar com o seu pênis, que até então tinha sido o ator principal da relação. Isso o obriga a uma adaptação, caso contrário, ele fica perdido sem entender as mudanças que ocorrem no seu organismo.Muitas estatísticas mostram que a atividade sexual diminui com o decorrer da idade, tanto em homens quanto em mulheres; e várias outras estatísticas mostram que homens idosos ainda permanecem sexualmente ativos, uns mais outros menos, mesmo após os 70-80 anos.

Como se percebe,não é o passar dos anos que fazem um homem idoso,mas sim como foi vivido esse período que antecede a terceira idade,melhor idade,ou nome que prefira.Seus cuidados e prevenções são muito importante para chegar nessa época da vida e realmente aproveitar sua aposentadoria.Mas como sabemos não existe uma política de saúde ,nos tempos anteriores,nem atuais que faça com que o homem procure atendimento médico sem ficar constrangido.
Ele procura ajuda médica somente em momento de emergência,e acredite pode ser ,muitas tarde demais.

Então é tempo de rever conceitos e preconceitos e desejar chegar na velhice , aproveitar essa época que pode sim ser maravilhosa.

Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: