terça-feira, 9 de abril de 2013

Dor.......esse mensageiro !

Segundo a  OMS, 30 % da população mundial convive com dores crônicas

A dor não é algo natural,a ponto de  resignar-mos e aprendermos a conviver com ela.Tampouco é um fenômeno que pode ser resolvido com medicamentos,que aplacam  ou até acabam com a dor,mas não a origem do mal.Ou seja não tratam do problema de saúde.
Esse recado é particularmente importante porque,de acordo com a OMS,as pessoas (**30%),convivem com as dores que duram mais de três meses e depois do recurso dos medicamentos ,geralmente de uso diário,voltam a aparecer.

A dor não deve ser  suportada,ou simplesmente mascarada com uso diário de analgésicos,mas tratada.E isso envolve conhecer o que a está causando ,pois ela é sempre umm sinal de alerta do corpo de que algo não está bem.
Nesse caso ,é preciso tratar  ciente dos riscos da automedicação,que não resolve o problema e pode criar outros.Também é importante compreender o que está por trás de uma dor.
 O objetivo é entender que,caso haja algo mais grave ocorrendo no organismo,é necessário procurar um médico e combater o perigo real,não o seu mensageiro.
E o quanto antes o combate for iniciado,melhor.

Fonte:Ayrton de Andrade Junior- Anestesiologista responsável pelo serviço da tratamento da dor pós -operatória do Hospital Santa Cruz-Curitiba.Brasil

Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: