quarta-feira, 24 de abril de 2013

NEUR0CIÊNCIAS

Por Lara Ely

A cura de doenças com Alzheimer,Parkinson e epilepsia pode estar a caminho .
Isso porque foi anunciado um investimento de US$ 110 milhões do governo americano para incentivar avanços em neurociências.Mas o processso deve demorar ,pelo menos ,uma década.

A iniciativa ,batizada de Brain( cérebro em inglês e acrônimo de Brain Research through Advancing Innovative Neurotechnologie ).

Foi  lançada pelo presidente Barack Obama com objetivo de produzir imagens dinâmicas do cérebro que mostrem como funcionam os neurônios individualmente e os circuitos neurais.Isso poderá ajudar os médicos a entender doenças neurodegenerativas e estresse pós-traumático,e contribuir para o tratamento  e a prevenção.

É possível que desse estudo surjam novas tecnologias e exames mais sofisticados para estudar o cérebro em vida.Atualmente,o que se sabe vem de estudos de neuroimagem funcional,técnicas de ressonância magnética ou medicina nuclear.
O que a ciência pode avançar,segundo o neurologista André Felício,membro da Academia Brasileira de Neurologia,são as formas de tratamento:-O problema  é que hoje podemos diagnosticar doenças,mas não somos capazes de tratá-las.

O fato é que ainda há muito o que descobrir sobre o cérebro.Um dos desafios,por exemplo,será mostrar como as diversas regiôes cerebrais se interconectam e geram as funções cognitivas.De acordo com  o neurologista André Palmini,as pessoas chegam aos 80 ou 90 anos porque tem um coração saudável,mas a cabeça não está boa.
A neurociência está na moda porque as pessoas estão vivendo  mais, e querem viver melhor.

Autoridade no assunto,Ivan Izquierdo,do Instituto do Cérebro da PUC-RS ,diz que é cedo para avaliar impactos do anúncio de Obama.Mas alerta que mapear 80 bilhões de neurônios pode ser uma tarefa muito difícil ou impossível.

*Continua na próxima postagem.Obrigada!

Cuide-se!
Bronye  

Nenhum comentário: