terça-feira, 30 de abril de 2013

Visita de "pets" a pacientes hospitalizados

Hospital libera visita de pets
e o acesso é autorizado nos quartos e até na unidade semi-intensiva

Após três anos de testes e preparo das equipes,o Hospital Albert Einstein,de São Paulo(Brasil),liberou,sob rígido protocolo, a visita de bichos de estimação a pacientes internados na intituição.O acesso é apenas proibido na UTI.
A liberação da visitação de cães,gatos,coelhos e passarinhos ,também faz parte do cumprimento de regras do Planetree,uma certificação internacional de humanização obtida pelo Albert Eisntein em dezembro de 2011.
Para o animal entrar no hospital,é necessário seguir protocolo rígido.A enfermagem recebe a solicitação do paciente ou da família e comunica ao médico responsável.A liberação dependerá do diagnóstico do paciente e do estado de saúde dele.
Além disso,o animal tem que estar com boa saúde,explica Rita Grotto,gerente de atendimento do hospital.
O familiar terá que garantir,em prontuário,que o animal é dócil e que permanecerá com guia ou em compartimento de transporte para circulação nas áreas comuns.
Segundo Rita,a visita dos bichos de estimação deverá ajudar na recuperação dos pacientes.
-É uma ação que ajuda o paciente,faz com que se sinta bem,acolhido,além de incentivar a parceria de cura entre o paciente,o familiar e as equipes,porque todo mundo acaba quebrando aquela rotina de hospital.
Os pacientes donos dos pets comemoram a medida.
"-Meus filhos moram fora de São Paulo,são muito ocupados.A Clara(cachorrinha) acaba me fazendo companhia em horas difíceis.Ela é parte da família.Poder tê-la comigo no hospital faz a diferença no meu ânimo,na minha disposição"
-diz o paciente Paulo Araújo,71 anos,que recebeu esta semana a visita de sua cadela da raça fila. 

Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: