terça-feira, 14 de julho de 2009

Lombalgia -causas e tratamento

È um conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar,em decorrência de alguma anormalidade nessa região.È uma das grande causas de morbilidade e incapacidade funcional.De acordo com estudos ,de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer de um episódio de lombalgia ao longo da vida.



Sintomas

O sintomas mais comuns são citados como uma dor lombar,que corresponde à refião mais inferior da coluna vertebral,pouco acima das nádegas,na altura da cintura.No começo é discreta essa dor,mas vai aumentando a intensidade e as crises,agravando com a mobilidade da região,e aompanha uma contratura muscular.As crises de dor duram alguns dias,em alguns casos tornam-se constante ou desaparecem,retornando após algum tempio devido a fatores como má postura,estresse,ou algum outro problema junto,como hérnia,por exemplo.
Durante a crise dolorosa.a permanência em alguma postura ,seja sentado ou e pé,provoca o aparecimento da dor.Como se comprova depende de caso a caso.A persistência dos sintomas passa a ser fator limitante sob o ponto de vista social,afetivo e emocional,gerando distúrbios secundários.
Exames clínicos ,como Rx, ecografias e ressonância dão um melhor diagnóstico ,para um tratamento eficaz.


Causas da Lombalgia

Inúmeros fatores de ruisco contribuem para desncadear as síndromes lombares,tais como fatores genéticos,psicossociais,obesidade,fumo,atividades profissionais,sedentarismo,maus hábitos posturais,síndromes depressivas,trauma,gravidez,trabalho repetitivo,entre outras.



Tratamento
Crises agudas ,antiinflamatório,analgésico.
Crises crônicas,antiinflamatório ,analgésicos ,relaxante musculares,fisioterapias,acupunturas,florais,homeopatia.



Cuide-se!

Bronye

2 comentários:

valeria rubio disse...

Conheci seu blog pesquisando sobre lombalgia no google, parabéns e obrigada, suas informações foram esclarecedoras, porém apesar de ter mais de 40, 45 para ser exata, faço exercícios com muita frequencia, não sou fumante, não sou obesa, mas levei uma vida muito estressante até o ano passado e de presente ganhei uma calcificação na L4. Agora é fazer fisioterapia, aculpultura e continuar a me cuidar. Beijo e mais uma vez, obrigada, Valeria

Bronye disse...

Eu que agradeço pelo seu comentário e poder ter auxiliado com minhas dicas.
Bjus