quinta-feira, 23 de julho de 2009

Osteoporose

È uma doença metabólica do tecido ósseo,característica por perda gradual de massa,tornando -os frágeis e sucetíveis à fraturas.Nos estágios iniciais da osteoporose ,a perda de massa é assintomática.Quando a perda é mais significativa,observa uma diminuição da estatura e aumento da cifose dorsal,devido a deformidades por compressão ou fratura das vértebras,quedas essas com macro traumas,ou traumas de baixo impacto,podendo ocorrer fraturas nos ossos mais longo(fêmur e rádio).


Segundo a OMS,os critérios da osteoporose de acordo com a Densidade Mineral Óssea são:NORMAL:o valor da DMO encontra-se dentro de,no máximo ,um desvio -padrão,abaixo do encontrado em mulheres adultas jovens.

Osteopenia:o valor da DMO encontra-se entre -1 e -2,5 ,desvios-padrão da normalidade.

Osteoporose:o valor da DMO está abaixo de 2,5 desvios -padrão da normalidade.

Osteoporose estabelecida:(fraturas),o valor da DMO está abaixo de 2,5 desvios -padrão na presença de uma ou mais fraturas por fragilidade óssea.


Vários fatores de risco estão associados à osteopenia e consequente osteoporose, a idade avançada,história de fratura,imobilização prolongada,o baixo peso,o sexo feminino,hereditariedade caucasiana,fatores genéticos,fatores ambientais(consumo abusivo de álcool,fumo,cafeína e drogas),além da baixa ingestão de cálcio,estado menstrual(menopausa precoce,menarca tardia ou amenorreias) e doenças endócrinas.


Métodos para avaliação da osteoporose:Radiologia;Densiometria óssea;Tomografia computadorizada;Marcadores biológicos do metabolismo ósseo.


Tratamento com medicação específica que aumente a absorção do cálcio e sua disposição nos ossos,suplementos de cálcio ,vitamina D.


Na osteoporose instalada é importante que sejam adotadas medidas simples para evitar quedas,tais como retirar tapetes,disposição adequadas de móveis e evitar o uso indiscriminado de tranquilizantes.


Introdução de exercícios adequados e a exposição ao sol como terapia adjuvante.Não deve proibir ao paciente portador de osteoporose de andar,caminhar,tomar sol ,por medo de fratura,mas adequar a sua vida e reduzir riscos.


Cuide-se !


Bronye

Um comentário:

Dan Smükke disse...

Minha vó tem isso! Ela tem um ferro lá na perna!