quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A dor é trivial?

(cont)

Turvação visual
A vista turva pode ser resultado de cansaço ou indicar problemas oftalmológicos.Mas a visão fora de foco que ocorre ao amanhecer pode ser sintoma de diabete e de hipertensão.Segundo dadios do Ministério da Saúde,a hipertensão atinge 22% dos brasileiros,principalmente pessoas acima dos 40 anos que levam uma vida sedentária.A hipertensão está relacionada a 80% dos acidentes vasculares cerebrais e a 60% dos enfartes.
Se vc começou a sentir a vista embaralhar ou a ver "fora de foco",sem ao menos estar fazendo esforço para ler ou enxergar algo,procure um clínico geral ou um oftalmologista.A turvação visual causada pela hipertensão não costuma estar associada à leitura.

Mudança no padrão de evacuação
"Não é tanto a frequência que conta,pois algumas pessoas evacuam mais de uma vez ao dia,outras não,e isso não indica problemas",afirma o dr. Gil Salles,clínico geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UfRJ."O importante é a alteração no padrão.Ela pode ser um dos indícios de câncer de cólon,assim como sangue nas fezes e dor no abdome".
Tais alterações ,às vezes,estão associadas a distúrbios psiquiátricos,como depressão e transtorno de ansiedade(síndrome de cólon irritável).

Mudança na pele
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer.Estimativas do Instituto Nacional do Câncer prevêem57.390 novos casos de câncer de pele por ano.O melanoma é responsável por apenas 5% dos casos,mas por 52% das mortes.Apesar de muitas vezes ser curável em seus estágios iniciais,precisa ser descoberto logo.
O fundamental é examinar-se com regularidade e informar o médico de qualquer crescimento suspeito ou modificações em verrugas e sardas.E,porque você não é especialista,uma vez por ano solicite ao médico um exame completo em sua pele.

Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

Nenhum comentário: