sábado, 12 de dezembro de 2009

Água que te quero água!!!

Água para o corpo funcionar bem

A água representa entre 60% e 70% do peso do nosso corpo e ocupa 3/4 da superfície da Terra, ou quase 1,5 bilhão de m3 em volume. Parece muito, mas milhões de pessoas já enfrentam a falta de abastecimento. Daí a urgência de maior cuidado no manejo e no consumo. Ou enfrentaremos uma crise sem precedentes que porá em risco a saúde de toda a humanidade.

Bendita água !

Nossas células precisam desse precioso líquido para realizar funções vitais disso todos sabemos. Mas fica mais fácil entender por que não dá para viver sem ele acompanhando sua viagem dentro do corpo, desde o primeiro gole até a eliminação
por Angelo Massaine /revista saúde

"Atenção, preparar... água! Essa é a ordem do comandante cérebro depois de soar o alarme da sede. E então você leva um copo ou uma garrafa aos lábios e deixa escoar seu conteúdo. A água inunda a boca e segue goela abaixo. Que alívio! As moléculas de H2O, como uma cascata, descem pelo esôfago e deságuam no estômago. Literalmente. Até aqui poucas delas já se infiltraram no sangue. Só vão ser absorvidas mesmo no próximo estágio dessa jornada, o intestino delgado.
É por meio da mucosa que reveste esse órgão que o líquido penetra para seguir o fluxo da correnteza. A partir daí, as moléculas de H2O pegam carona no sangue que, por sinal, tem 83% do líquido em sua composição e podem chegar a cada célula. A água se difunde pelo corpo e não há fronteiras que barrem esse percurso, conta o nefrologista Paulo Ayroza, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
"As células vivem num meio composto basicamente por água e sais", acrescenta Gehrard Malnic, professor de fisiologia e biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Mas dois terços da água do nosso organismo estão dentro delas. Só o restante fica no chamado compartimento extracelular, ou seja, no plasma sangüíneo e no líquido intersticial. "O interstício é o arcabouço de sustentação das células, que é preenchido por uma substância aquosa", define o biólogo Odair Aguiar Júnior, da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.
Suponhamos que um grupo de moléculas de água navegue rumo às células da pele, que, segundo o dermatologista Paulo Notaroberto, do Rio de Janeiro, "é composta por 70% do líquido". Para chegar lá ele entra nos capilares, vasos extremamente finos que o conduzem até o tal espaço intersticial. Dentro de instantes, graças a um processo químico denominado osmose, cada célula da derme receberá o gole necessário às suas funções. Como isso acontece? É a passagem da água de um meio com menor concentração de sais para outro mais concentrado. Livres, as moléculas transpõem a membrana e entram no citoplasma, uma espécie de recheio celular. "As reações que acontecem nas organelas, estruturas dentro das células, dependem da presença do líquido", afirma Aguiar.
"Nosso corpo não é capaz de armazenar a água", explica o clínico geral Jacob Faintuch, da Universidade de São Paulo. Por isso um número incontável de moléculas de H2O ganha o organismo e depois vai embora. O excedente se une às substâncias produzidas pelo nosso metabolismo que não são aproveitadas, como a uréia e a creatinina, e desemboca novamente na corrente sangüínea. Então uma dupla poderosa entra em ação os rins, que filtram diariamente o equivalente a 180 litros de sangue. Eles capturam o excedente de H2O e também os resíduos resultantes do trabalho das células.
"Esse par de órgãos é responsável ainda pelo equilíbrio de sódio e potássio do nosso corpo", salienta Ayroza. Quase todo esse volume filtrado, é claro, retorna à circulação. O que é retido se transforma em matéria-prima da urina. Quanto às moléculas de água que se dirigiram para a pele, elas não podem ficar lá para sempre. O líquido está sempre sendo absorvido, mas chega uma hora em que precisa dar adeus ao corpo. Isso pode acontecer de três maneiras: pelo suor, pela evaporação ou, retomando a corrente sangüínea, pela urina, como você já viu.
Dos cálices renais a urina segue para o ureter, um tubo de 25 cm que a leva até a bexiga. Lá o líquido é armazenado até receber a mensagem de que precisa ser eliminado. E então é empurrado para a uretra, canal por onde será mandado para fora do corpo. Algum tempo depois, quando a boca secar de novo e o alerta for dado, o comandante não vai hesitar em cobrar outros goles. A água é a molécula mais importante do corpo humano. "Ela regula a temperatura e transporta os nutrientes", afirma a nutricionista Anna Castilho, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo.
Os resultados de uma boa hidratação também ficam à flor da pele. E aí podemos dizer que o grupo de moléculas de H2O que acompanhamos cumpriu mais uma missão. "Quando bem suprida de líquido, a pele fica menos propensa a alergias e infecções", ressalta o dermatologista Notaroberto. O recado, portanto, é simples como beber um copo dágua: garanta que muito líquido continue banhando seu organismo por dentro. E muito importante faça o que estiver ao seu alcance para preservar as reservas naturais do planeta.

Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: