terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Curta as férias !

O que você precisa fazer para assegurar um descanso sem sobressaltos e voltar revigorado

Enfim, chegou a hora do seu merecido descanso. Mas, antes de pôr o pé na estrada ou cruzar o check-in do aeroporto para curtir o dolce vita, é bom tomar precauções para evitar surpresas desagradáveis nesse período. Em primeiro lugar, é preciso garantir que irá chegar cheio de energia ao local que escolheu para relaxar e, em segundo, que irá voltar revigorado. “Estamos acostumados a cepas de bactérias e vírus comuns no ambiente em que vivemos,mas ao viajarmos para o exterior,ou mesmo regiões diferentes de nosso país, entramos em contato com tipos diferentes para os quais não desenvolvemos defesas, ficando mais suscetíveis a doenças. Veja algumas dicas para desfrutar de suas férias ,na maior tranquilidade.

Por ar
Uma viagem de avião pode ser uma experiência pouco agradável quando a gente está despreparado.Alguns passageiros referem " dores lancinantes no ouvido.” Isso ocorre na decolagem e na aterrissagem devido à resposta do corpo às mudanças de pressão do ar.
Tem pessoas que sofrem os impactos dessa alteração, e pode resultar em dor, redução da capacidade auditiva e até sangramentos”, explica Thaís Russomano, especialista em medicina aeroespacial. Mascar chiclete ou soprar com o nariz e a boca fechados aliviam o incômodo. Bebês devem mamar nessa hora. Tudo para facilitar a entrada e a saída de ar do ouvido. A baixa umidade também é capaz de ressecar os olhos e a pele. Tenha sempre à mão cremes hidratantes, colírios ou soro fisiológico.

Pelas estradas
Já ouviu falar de enjôo de movimento? É assim que os médicos chamam a indisposição que muitos sentem ao andar de carro. “Percursos longos ou com curvas mexem no labirinto, área do ouvido responsável pela nossa orientação espacial”, diz Arnaldo Lichtenstein, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “É como tirar o chão dos pés, gerando o enjôo.” Essa sensação não tem a ver com a comida ingerida.

• Remédios, só os essenciais
• Leve analgésicos, medicamentos para enjôos e antitérmicos
• Não é necessário carregar uma farmácia inteira na bagagem. “Costumo recomendar apenas analgésicos, remédios para enjôos, antitérmicos e materiais para fazer curativos simples”, afirma o clínico geral Arnaldo Lichtenstein. “Surgindo problemas mais graves, é preciso procurar auxílio médico.” Quem toma regularmente algum medicamento precisa pedir ao médico, antes da viagem, um certificado que especifique o remédio, seu princípio ativo e a quantidade que estará em seu poder. Isso evita transtornos nas inspeções alfandegárias.

Tá quente ou frio?
Dicas para quem vai congelar ou pegar altas temperaturas

• Cercado pela neve
Se você está de malas afiveladas para áreas gélidas, leve soro fisiológico. “Nesses locais, os ambientes são aquecidos por calefação, o que reduz a umidade do ar, ressecando os olhos”, explica o diretor do Banco de Olhos do Hospital São Paulo, Elcio Hideo Sato. Óculos com lentes que barram a ação dos raios ultravioleta são uma boa pedida para quem vai enfrentar neve. “Por ser branca, ela reflete a luz do sol, aumentando sua intensidade”, alerta. Já o ar frio pode irritar as vias aéreas e elas se tornam mais vulneráveis a infecções. “Além disso, as pessoas ficam em lugares fechados, onde há maior risco de contaminação”, diz Jorge Mattar Júnior, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

• Sol, mar e muito, muito calor
Se o seu roteiro inclui paragens quentes, previna-se contra a “diarréia do viajante”. Seus sintomas surgem nos primeiros dias da viagem e ela é causada por vários vírus e bactérias, sobretudo pela Escherichoa coli. “A transmissão se dá pelo consumo de água não tratada ou por comida contaminada, que, no calor, se deteriora mais fácil”, diz Jorge Mattar Júnior. A saída é tomar cuidado com a dieta (leia quadro ao lado). Temperaturas altas também podem causar queda de pressão e desidratação.Para isso só há um remédio: beber muito líquido. “A hidratação ajuda a preencher os vasos que se dilataram com o calor”, explica Lichtenstein.

De olho na alimentação
Prefira as comidas cozidas
Não importa o destino escolhido. Você deve estar atento à qualidade da comida que irá consumir para evitar a intoxicação alimentar. Descarte produtos que estejam expostos ao ar livre, sem refrigeração. “Isso facilita a proliferação de bactérias”, avisa Arnaldo Lichtenstein. Dê preferência a pratos cozidos e a frutas que possam ser descascadas. Os pratos típicos e alimentos produzidos na região são normalmente mais frescos. Não cometa excessos e, caso não esteja acostumado, evite comida gordurosa e carnes, que vão exigir mais do seu corpo na digestão.

O atlas da vacinação
Em 124 países, é exigida a imunização contra febre amarela

Saia de casa prevenido
A Organização Mundial da Saúde exige que o turista se vacine contra a febre amarela para entrar em 124 países onde há riscos de transmissão da doença. Quem viaja para o México, a África, a Austrália, a China ou a Índia, por exemplo, precisa apresentar um certificado de imunização contra esse mal. Oferecendo proteção de quase 100%, a vacina confere imunidade por dez anos, mas deve ser tomada dez dias antes do seu embarque para que o corpo desenvolva anticorpos necessários contra o vírus causador da infecção. Se você vai para algumas regiões do Brasil, como o Centro-Oeste e o Norte, é aconselhável se prevenir contra a doença. Agora, é só fechar as malas e boa viagem!

• As companhias aéreas têm kits de primeiros socorros com poucos remédios. Há ainda estetoscópio, injeções de glicose e adrenalina e luvas cirúrgicas, que só podem ser usados se houver médico a bordo
• Quem tem enjôo pode tomar remédios antes da viagem. Os motoristas devem ficar longe deles, pois causam sonolência
• Preste atenção na qualidade da água. Evite pedir bebidas com gelo. Afinal, não há como garantir que eles foram feitos com critérios de higiene
• Quem usa e depende de óculos para fazer as tarefas do dia-a-dia deve levar um reserva. Se perder ou quebrá-los poderá continuar a viagem sem problemas
• Antes de viajar para o exterior, pegue os endereços das representações do Brasil lá fora.

Cuide-se!
Boas férias e boa viagem.
Bronye

Nenhum comentário: