sábado, 26 de dezembro de 2009

Um mergulho refrescante na piscina








É preciso tomar cuidado com a higiene da piscina para que ela seja apenas sinônimo de diversão
por Thais Szegö Revista Saúde

Quando os termômetros começam a subir e a indicar que os meses quentes estão chegando, todo mundo sonha com uma piscina refrescante e bem tratada como a desta foto ao lado. Cair na água fria é, sem dúvida, uma das soluções mais agradáveis para se livrar do escaldante verão brasileiro. Mas, para que o momento seja apenas de prazer e o corpo saia intacto das braçadas, é necessário que esse reservatório de água receba atenção especial o ano inteiro. Além disso, quem se esbalda nos mergulhos precisa tomar uma série de cuidados com olhos, cabelos e pele. A seguir você vai conferir várias dicas para deixar sua família e a piscina em dia com a saúde.




Resolva eventuais problemas com a piscina




1. Borda suja
Quando ela dá as caras, é sinal da presença de algas na água. Outro fator que provoca essa sujeira é o hábito dos usuários de se besuntar de óleos bronzeadores.
O que fazer: Aplique um produto próprio para limpeza das bordas e faça uma boa escovação do local. Além disso, troque os bronzeadores por filtros que não saiam na água.



2. Água turva
É causada por acúmulo de material estranho na água, como areia, aliado a uma filtração deficiente.
O que fazer: Confira se o filtro e o ralo funcionam como deveriam. E veja se o ph, que mede o grau de acidez ou alcalinidade da piscina, está normal, pois isso pode ser outra explicação para o problema.



3. Água gordurosa
O uso de bronzeador e a presença de fuligem na piscina são capazes de fazer com que sua superfície fique repleta de gordura.
O que fazer: Ponha cloro granulado na piscina, porque ele é mais concentrado e não altera o ph da água. Em seguida, coe a superfície com uma peneira envolta em um pano.



4. Fundo sujo
Isso acontece quando a sujeira que está na superfície decanta, ou seja, desce e se acumula lá embaixo.
O que fazer: A maneira mais eficaz para se livrar dos resíduos é aspirar o fundo da piscina no mesmo momento em que a água está sendo filtrada.



5. Espuma na água
Aparece em decorrência do uso de detergentes não apropriados para a limpeza. Também pode ocorrer quando os produtos próprios para a piscina são utilizados em quantidade superior à determinada no rótulo.
O que fazer: Evite exagero no consumo desses itens e não use detergentes comuns para limpar a piscina.



6. Cheiro forte
É uma conseqüência da reação do cloro da água com a amônia liberada pela urina de alguns banhistas mal-educados.
O que fazer: Para melhorar o odor, aumente a dose de cloro colocado na piscina. Os especialistas sugerem uma quantidade três vezes maior que a normal. Mas isso, bem entendido, resolve esse problema e pode provocar outros, como alergias.




Banhistas ,prestem atenção!


1. Cabelos estorricados
O cloro retira a oleosidade natural dos fios, deixando-os muito mais suscetíveis a outros fatores de ressecamento, como o sol. Para se proteger, é aconselhável o uso de xampus que tenham proteínas como as da seda e a do colágeno.



2. Fios esverdeados
De novo, o cloro tem culpa no cartório. Ele é capaz de deixar os cabelos mais claros e até esverdeados, no caso de quem é castanho ou loiro. Isso porque esse produto químico adere à cabeleira. “A saída é apelar para os xampus à base de tiossulfato de sódio, que deixa o cloro mais solúvel na água, facilitando sua remoção”, diz Ricardo Fenelon, dermatologista de Brasília.



3. Olhos vermelhos
Eles podem ficar bem irritados, graças à ação do cloro, que causa o ressecamento de seu revestimento. “As pessoas mais sensíveis devem usar colírios lubrificantes antes e depois de caírem na água”, aconselha Michel Farah, oftalmologista da Universidade Federal de São Paulo.



4. Problemas de pele
O cloro e o sol formam uma dupla impiedosa quando o assunto é o ressecamento da pele. O melhor jeito de amenizar o problema é usar e abusar dos cremes hidratantes depois do mergulho. Também é preciso ficar de olho nas micoses — comuns no verão, quando a pele fica mais tempo úmida e, assim, se torna um banquete para fungos.




O exame ideal


Certamente você já sentiu medo de pegar alguma micose na piscina do clube. E, cá entre nós, mesmo nos melhores clubes pode haver motivo para o receio. Frequentados por muita gente, os reservatórios públicos acumulam, obviamente, grande número de microorganismos. A única forma de barrar encrencas: a realização de exames minuciosos nos candidatos a frequentador da piscina. “Deve-se examinar bem a pele, sobretudo nas dobras”, informa Páblius Staduto Braga, médico de esportes da Academia Fórmula, em São Paulo. O teste precisa ser refeito a cada seis meses, mas muitos clubes só o solicitam anualmente.




Algumas normas básicas




No inverno o cloro deve ser colocado duas vezes por semana. Já no verão a frequência aumenta para três. O algicida, um produto que acaba com a festa das algas, precisa ser aplicado uma vez por semana, não importando a estação. É indicado, ainda, fazer a medição do ph da água e usar o catafolha, uma peneira que tira as impurezas do reservatório, no mesmo dia em que os produtos químicos são colocados. Quanto à filtração, não dá para ser relaxado: ela precisa ser repetida diariamente.




Cuidado com os acidentes




Todo mundo, e não só as crianças, está sujeito a se machucar durante um banho de piscina. Infelizmente, um acidente comum é a pessoa mergulhar na parte mais rasa e lesionar a coluna. Além disso, há o perigo de bater alguma parte do corpo na borda. “As brincadeiras de jogar amigos na água deveriam ser abolidas”, alerta Patricia Holanda, médica da Academia BioRitmo, em São Paulo.

Nenhum comentário: