quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Conheça os indicados para o IV Prêmio SAÚDE!



E ajude a escolher quem está lutando por um Brasil mais saudável

por Michelle Veronese

SAÚDE MENTAL UMA ALIADA CONTRA A ESQUIZOFRENIA
Faz tempo que a flunarizina é indicada para combater vertigem e enxaqueca. Mas pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de São Paulo descobriram que a droga também é eficaz para lidar com a esquizofrenia, sendo uma alternativa bem mais acessível.

A COMUNICAÇÃO NOS PORTADORES DE ALZHEIMER
Linguagem e memória estão ligadas e sofrem um baita revés quando essa doença neurodegenerativa dá as caras. Mas como saber até que ponto essas habilidades estão prejudicadas? Para isso, fonoaudiólogas da Universidade de São Paulo adaptaram um teste, que já está fazendo muita diferença no tratamento.

PARA BARRAR A ESCLEROSE MÚLTIPLA
Um dos desafios dessa outra doença neurodegenerativa é achar remédios eficientes que não agridam seus portadores. Um time de cientistas conseguiu esse feito testando duas novas opções de drogas. Eles são de várias instituições: Hospital das Clínicas de Curitiba, no Paraná; Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, Goiás; Universidade de São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein, Santa Casa de São Paulo, e Northwestern University, em Chicago, Estados Unidos.


Fonte:Revista Saúde

Nenhum comentário: