terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alergia

Alergia é um estado de sensibilidade exagerada que com que o organismo reaja à certas substãncias que causam pouca irritação nas pessoas normais.Manifestam-se por espirros,congestão nasal,coceira e erupções na pele,dificuldade de respirar, rinite,urticária,inchaços,vômito ,diarreia,cólicas abdominais,dores de cabeça,asma brônquica,eczema,conjuntivite,sinusite,dentre tantas.

As substância que causam alergias ,as mais comuns são:pólen de plantas ,ácaros,fungos,poeira,mofo,alimentos,corantes e tintas,cosméticos,perfumes,medicamentos,picada de insetos,pelo de animais,roupas de lã.

COMO IDENTIFICAR OS ALÉRGENOS

O paciente deve descrever,minuciosamente ,o ambiente de sua casa,de seu trabalho,e os locais que frequenta,seus hábitos de vida ,alimentação e roupas.

Baseado nesse estudo,o médico solicita alguns exames de laboratório,uns testes cutâneos com os extratos de alérgenos mais comuns.

Exames:

-sangue;

- da função respiratória;

-testes alérgicos de leitura imediata;

-testes intradérmicos;

-teste de provocação;

-teste de contato(resultado em 72 hs);

-dieta de exclusão e reintrodução de alimentos..

TRATAMENTO

Recomenda-se evitar os alérgenos identificados;medicação para os sintomas;anti-histamínicos para aumento e tolerância do organismo;vacinas,como parte da estratégia global de tratamento(medicamento + controle ambiental).

Alergia não 'pega',pode ser provocada por mais de um alérgeno,independente do estado psicológico.Deve-se tomar cuidado ao tomar medicamentos para outras doenças.A pessoa alérgica ,deve sempre procurar um médico especialista e seguir o tratamento científico,e não trocá-lo por conselhos leigos.Mudar seus hábitos e renuncias,muitas vezes é necessária.

Além da causa alérgica estar especificada,temos as estações do ano como o inverno,que já provocou muitas alergias,e com a entrada da primavera,é intensificada,e pessoas com alergias sofrem diariamente,com pólens ,poeira e ácaros....

Cuide-se!

Bronye

Um comentário:

Pandora disse...

É sempre bom exclarescer sobre alergias e afins, afinal ainda tem gente que acha que isso é frescura!!!