sábado, 29 de agosto de 2009

Poemas de Lao Tse ''Tao te King" (20)



Abandone o estudo e reduzirá os aborrecimentos.
Qual a diferença entre concordar e negar?
Entre bem e mal?

Devemos temer o que os outros temem.
Afinal leva tempo até que se alcance o objetivo.
Alegremente,a multidão deleita-se,
como se degustasse o banquete após o grande sacrifício.

Apenas eu estou só e indiferente,sem demonstrar emoção.
Como um bebê ainda incapaz de sorrir
perambulando sem rumo,como um vagabundo deserdado.
Toda a multidão tem mais do que precisa.
Parece que só eu fui deixado à beira da estrada.

Ah,minha mente é como a de um idiota!
Sinto-me muito burro.
Os seres mundanos são espertos e alegres,
só eu estou sombrio e triste.

Os mundanos são inteligentes e auto-confiantes,
só eu me sinto aborrecido e deprimido.
Irrequieto como o mar,
ando ao léu ,como se nunca fosse capaz de descansar.
Toda a multidão tem algum emprego digno,
só eu sou teimoso e sem valor.

Apenas eu difiro das outras pessoas
e me deleito nutrindo-me da Mãe.

Cuide-se!
Bronye

Nenhum comentário: