sábado, 29 de agosto de 2009

Chá contra AVC



Três xícaras de chá por dia podem reduzir e 21% o risco de um derrame cerebral,indica revisão de estudos.
Indivíduos que consomem diariamente,tem risco menor(21%),comparados com quem consome menos de uma xícara por dia,concluiu a Dra.Lenora Arab,da Universidade da Califórnia(EUA).
Este efeito preventivo do chá apresenta a mesma magnitude daquele proporcionado pelo exercício físico(20%),de acordo com pesquisas anteriores.Esta revisão incluiu nove estudos observacionais,com um total de 4.378 casos de derrame cerebral numa população de 194.965 indivíduos.
Esses achados foram consistentes tanto para o chá preto(24% de redução do risco relativo)como para o chá verde(21% de redução do risco relativo).A similaridade dos resultados entre os dois tipos de chá pode ter ocorrido pelo fato de que ambos são produzidos a partir da mesma planta,a Camelia sinensis.Desta forma,apredentam quantidades similares de antioxidantes.O potencial mecanismo desta ação benéfica permanece ainda especulativa,disseram os autores do estudo.
Sabemos que tanto o chá verde ,como o chá preto demonstram efeitos benéficos sobre a função vascular,além de reduzirem a pressão arterial e aumentarem a formação de óxido nítrico(substância que dilata os vasos).
Os chás também são fonte de um determinado aminoácido(theanine)que protege os vasos sanguineos cerebrais.

Fonte:Americam Strake Association
Jornal Bem Estar-agosto 2009

Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

Um comentário:

Nanda Botelho disse...

Legal, venho num exercício para gostar de chá que ainda não deu os resultados esperados...
Mas foi legal saber mais dos benefícios desse líquido!

Abraços!