quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Rinite e o fator de risco para desenvolver 'tosse em adultos'

Em estudos clínicos ,a rinite tem estado fortemente associada a coexistência de tosse crônica.No entanto ,até o momento,esta associação tem sido descrita do ponto de vista prospectivo e epidemiológico.

Em estudos realizados,e publicados na revista Allergy,dados sobre a tosse,rinite e outros fatores de risco foram coletados atravéz de um questionário padronizado.A tosse,não proveniente de resfriados,foi definida como crônica(a maioria dos dias por pelo menos três meses e no mínimo em dois anos consecutivos)ou "ocasional"(quando as três condições temporais acima não foram encontradas)."Algum grau de tosse" foi definido como presença de tosse ocasional ou crônica.

Nesta pesquisa ,16% dos indivìduos com rinite tinham desenvolvido alguma tosse não proveniente de resfriados,quando comparados com apenas 10 % dos indivíduos sem rinite.

Por idade,sexo,grau de asma,tabagismo e exposição ocupacional,a rinite permaneceu significantemente associada a um aumento de algim risco de tosse.

Os autores desta pesquisa concluíram que a rinite é um fator de risco significante e independente para o desenvolvimento de tosse entre adultos.Outras pesquisas são necessárias para avaliar as implicações potenciais em termos de prevenção.



Fonte :revista Allergy

AllergyVolume 60 Issue 3 Page 343 - March 2005doi:10.1111/j.1398-9995.2005.00717.x

Original article
Rhinitis is an independent risk factor for developing cough apart from colds among adults
S. Guerra1,2,3, D. L. Sherrill1,3, S. Baldacci4, L. Carrozzi4, F. Pistelli4, F. Di Pede4, G. Viegi4



Cuide-se!

Bronye

Nenhum comentário: