sábado, 1 de agosto de 2009

Dor de cabeça


È definida como a presença da sensação dolorosa na cabeça,pescoço e face.Existem mais de 150 tipos de dores de cabeça.Cefaléia,nome cientìfico da dor de cabeça,podem ser primárias ou secundárias.As primárias são causadas por distúrbio bioquímicos do próprio cérebro que levam à dor,por mal funcionamento de neurotransmissores,ou receptores.
A enxaqueca,é uma doença do cérebro transmitida e herdada genéticamente.As cefaléias do tipo tensional são provocadas por desiquilíbrios químico cerebral.Portanto as dores primárias são elas próprias,a doença é o sintoma.Outros tipos de cafaléias são as cefaleia em salvas*,hemicrânias paroxísticas* e outras.As cefaléias secundárias,causadas por problema em quiasquer região do corpo,podem ter inúmeras causas.Tumores cerebrais,meningites,aneurismas,problemas nos olhos,ouvido,garganta e até um simples resfriado,podem ser responsáveis por dores secundárias.

*CEFALÉIAS EM SALVA

A Dor de Cabeça em Salvas ou "Cluster Headache" é o tipo de dor de cabeça mais intensa descrita pela medicina, habitualmente os pacientes a descrevem como sendo em "facadas". Os sofredores de dor de cabeça em salvas adotam medidas desesperadas durante as crises como "bater com a cabeça na parede" na tentativa de aliviar a dor. A dor se apresenta de forma rítmica fazendo com que alguns pacientes consigam prever o horário da próxima crise, provocando grande ansiedade antecipatória.



*CEFALÉIA HEMICRÂNIA PAROXÍSTICA

Apesar de ser considerada uma cefaléia rara, com poucos casos publicados na literatura, esta cefaléia não é tão rara mas tem os seus critérios diagnósticos ignorados por muitos tornando-a ainda menos conhecida. Por muito tempo e ainda hoje, é confundida e diagnosticada incorretamente como cefaléia em salvas, neuralgia do trigêmeo, crise de sinusite e até migrânea ou enxaqueca. Embora pertença ao grupo da cefaléia em salvas ou "cluster headache" na classificação atual, apresenta características diversas e um comportamento no tratamento que a inclui no grupo das cefaléias que respondem a uma única substância.

Como Reconhecer:
Apresenta Típicas mas não obrigatoriamente, episódios de dor intensa na região do olho, têmpora, fronte e malar só de um lado, pode ser associada com fenômenos vasomotores faciais, tais como entupimento e/ou corrimento nasal, lacremejamento, vermelhidão ocular. A dor dura entre 5 e 45 minutos, aparecendo com uma frequência média de 7 a 22 vezes ao dia em dias seguidos ou com algum intervalo, ausência de auras visuais e idade média de início de aproximadamente 30 anos. Existem pacientes que iniciam a sua hemicrania paroxística de forma aguda ou episódica apresentando períodos de remissão, pacientes que iniciam na forma episódica e evoluem para a forma crônica e aqueles que já iniciam seu quadro com dor por mais de 6 meses seguidos sem períodos de remissão espontânea. A dor dos episódios de hemicrania paroxística pode ser excruciante e severa ou até pulsátil e moderada.
Há ainda um outro tipo de dor em que os ataques no olho ou em volta dele foram associados com vermelhidão súbita, duração de 15 a 60 segundos e incidência de 5 a 30 vezes por hora. Estes ataques foram iniciados por movimentos de mastigação, do pescoço, ou até com a ingestão de frutas cítricas.
Estas dores com estas características foram chamadas de Sunct Syndrome (Short lasting unilateral neuralgiform headache with conjunctival infiltration and tearing).

Quem sofre de Hemicrania Paroxística?
Contrariamente às cefaléias em salvas que acometem muito mais homens do que mulheres, a hemicrania paroxística é mais incidente em mulheres, chegando a uma proporção de 5 a 8 mulheres para cada homem.

Tratamento
É interessante notar que, a hemicrania paroxística crônica (ou a aguda também) apresenta a característica peculiar de só responder a uma substância usada como analgésico ou antiinflamatório denominada indometacina. Esta substância, quando tomada de forma correta e considerando as precauções e restrições que o seu médico conhece, provoca o inteiro desaparecimento dos episódios de dor enquanto é utilizada, havendo casos de pacientes que reapresentam as crises de cefaléia ao suspenderem o seu uso, obrigando o médico responsável a realizar "ciclos"de tratamento com a referida medicação. A hemicrania paroxística crônica é um tipo raro de dor de cabeça, logo, o tratamento para este tipo de dor de cabeça é a prescrição, realizada por médico e após avaliação clínica, da indometacina, em doses variáveis em função de cada caso.

Fonte:Viva Tranquilo



Toda dor de cabeça,tem uma causa e diagnóstico específico e somente profissional habilitado,seu médico,poderá fazer uma avaliação correta e excluir as causas mais sérias e complicadas.
Se você tem dores frequentes(crônica) ou mesmo dor aguda,procure atendimento médico o mais rápido possível.

Cuide-se!
Bronye


Nenhum comentário: