sexta-feira, 27 de março de 2009

Chocolate

Chocolate diferentes têm mesmo valor nutricional?

A nutricionista Cyntia lembra que o termo chocolate é usado para doces diferentes - mesmo que os valores calóricos sejam iguais, a composição nutricional é variável. "O chocolate branco nem usa a massa de cacau. Leva manteiga de cacau, açúcar e leite. Ou seja: não tem os antioxidantes da massa de cacau", diz. Para usufruir de antioxidantes, em maior concentração no tipo amargo, é preciso ingerir muito chocolate. "O efeito positivo se nota a partir de cerca de 50 miligramas de antioxidantes, o equivalente a 100 g de chocolate", diz ela. "A maciez do chocolate fino vem da grande quantidade de manteiga de cacau. O doce mais comercial,de prateleira, fica mais resistente ao calor devido à gordura hidrogenada, que muitas ve3. Chocolate vicia?O nutrólogo Osman Gióia, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, diz que certas pessoas são mais sensíveis aos compostos presentes no chocolate. "Estas substâncias químicas possuem ação que leva à dependência, mas não são todos os indivíduos que sofrem esta ação", garante. Ele destaca um composto com efeito semelhante ao da maconha. A substância, segundo o profissional, é alvo de estudo na Argentina. Trata-se da anandamina. "É um canabióide que tem a mesma ação cerebral que a 'marijuana'. A quantidade é tão pequena que não dá margem para o chocolate ser confiscado pela polícia, mas tem uma ação positiva para mitigar os amores desenganados", analisa.

Tem efeito afrodisíaco?

De acordo com Gióia, chocolate contém substâncias estimulantes, como feniletilamina e cafeína. Também apresenta teobromina, relacionada à serotonina, que melhora o humor. Segundo o médico Edson Credidio, doutorando em Ciências de Alimentos pela Unicamp, na amêndoa do cacau existe ainda a feniletilamina, substância produzida em grandes quantidades pelo cérebro dos apaixonados. "Consequentemente, com a ingestão do chocolate as taxas dessa substâncias são elevadas, promovendo sensações extremamente agradáveis ao usuário do alimento", informa.


Provoca alergias?

Para o médico Credidio, autor do livro Alimentos Funcionais na Nutrologia Médica, "o chocolate é um dos alimentos tradicionalmente relacionados a crises de enxaqueca, apesar de os estudos científicos não evidenciarem claramente a relação". Uma das hipóteses é a de que a enxaqueca seria uma reação alérgica em pessoas intolerantes ao chocolate. A intolerância também pode se manifestar por meio de alergias de pele. Os quadros de acne, contudo, não estariam relacionados só ao chocolate, mas sim à ingestão de vários alimentos gordurosos e ricos em carboidratos. zes é uma gordura trans."

Fonte de pesquisa (yahoo notícias)


Cuide-se !

Com carinho

Bronye

Nenhum comentário: